Autor Tópico: Comprando câmeras no ebay  (Lida 11028 vezes)

mfelipebarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 08 de Maio de 2014, 13:57:31
Blz, pessoal?

Então queria saber quem sabe algo sobre, ou se já comprou, câmeras analógicas pelo ebay? Se rola taxas, ou é tranquilo, melhor forma de envio essas coisas.. to querendo comprar uma Nikon F5 e não consigo encontrar no Brasil por um preço acessível.

desde de já agradeço a ajuda!!


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2014, 15:10:27
acho q praticamente de certeza vai ser taxado, ja calcula o valor com os impostos pra não ter surpresas.



craveirojr

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2014, 16:22:57
É isso ai, calcula os 60% de imposto e se valer a pena traga, o maximo que pode acontecer é voce economizar o dinheiro do imposto caso não seja taxado.
Canon 60d
Canon EF 40mm f/2.8 STM Lens | Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM | Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS

Pentax kx
SMC Pentax-DA L 50-200mm F4-5.6 ED|Sigma 35-80mm F4-5.6 DL AF


mfelipebarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2014, 21:00:44
Então, o problema é calcular taxa pra produto usado, nao ta escrito nada sobre, alguns dizem ser probida a importação de produtos usados, ou dizem q podem e q nao tiveram problemas... Queria um depo de alguem que conhece alguem q comprou ou de ter comprado. rs


Valeu, pessoal!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2014, 21:16:20
O imposto é sobre o valor efetivamente pago (produto+frete).
Em geral a receita vai estimar um valor abaixo do real. Se for acima, você leva no correio os comprovantes de quanto pagou e pede uma revisão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


MauricioSeron

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2014, 21:36:51
A título de sugestão, vá no Paraguai.
Tem uma loja lá que só vende produtos de foto e vídeo e é fera (acho que não posso falar o nome aqui no forum).
Tudo de primeira, com garantia, você testa na hora, traz em mãos e, caso tenha que declarar, o que é raro, ainda sai mais barato.
Fui algumas vezes com outros dois amigos. Locamos um carro para bate-volta. São 980 km de onde estou, rachando compensa.
E ainda não tem que esperar a entrega ou correr riscos de vir com defeito.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2014, 21:53:40
poder pode, se não me engano só não pode comprar com interesse comercial pq ai deve entrar mais uns impostos no meio, sabe como é.

produto usado ou novo o imposto eh igual, 60% + icms + iof. acho q era "só".

isso com valor até $500, de $500 a $3000 a muda um pouco, se não me engano o correto seria fazer pelo importa facil no correio.

mas se for comprar faz o calculo ja somando os impostos em cima do valor do produto+frete. ser tributado ou não eh meio q uma loteria, as vezes passa coisas de 300 dólares e não passa coisa de 30 :/, apesar q ultimamente não ta passando nada, pelo menos pra mim :/

no site da receita federal tem bem explicadinho , mas eh isso ai, não tem como garantir a isenção, vai na sorte .


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2014, 08:16:11
Blz, pessoal?

Então queria saber quem sabe algo sobre, ou se já comprou, câmeras analógicas pelo ebay? Se rola taxas, ou é tranquilo, melhor forma de envio essas coisas.. to querendo comprar uma Nikon F5 e não consigo encontrar no Brasil por um preço acessível.

desde de já agradeço a ajuda!!

Mandei MP.
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 08:16:29 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2014, 13:38:27
Comprei uma Canon FTb com a lente 50mm 1.4ssc... me taxaram como se o valor alfandegário (produto +transporte) sendo de U$40,00...
Não tenho nem ideia da onde eles tiraram esse valor... e tbm nem sei pq taxaram, já que itens abaixo de U$50,00 não deveria ser cobrado!
Mas como paguei U$65,00 (não tinha como comprovar que foi abaixo de U$50,00) e estava ansioso para ter a lente... paguei os R$86,00 de taxa e pronto...
Poderia ter feito uma reclamação... mas ai volta tudo pra receita para eles recalcularem o valor! E sem previsão de volta do produto!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2014, 21:01:18
Alguns dizem ser probida a importação de produtos usados, ou dizem q podem e q nao tiveram problemas...

Já tive problemas com compras de produtos usados dos EUA, o correio deles não aceitou a postagem de produto usado (e pela política do ebay é proibido que os vendedores coloquem que o produto é presente).

A taxa incide sobre o valor total da compra, independente de ser usado ou novo.

Comprei uma Canon FTb com a lente 50mm 1.4ssc... me taxaram como se o valor alfandegário (produto +transporte) sendo de U$40,00...
Não tenho nem ideia da onde eles tiraram esse valor... e tbm nem sei pq taxaram, já que itens abaixo de U$50,00 não deveria ser cobrado!
Mas como paguei U$65,00 (não tinha como comprovar que foi abaixo de U$50,00) e estava ansioso para ter a lente... paguei os R$86,00 de taxa e pronto...
Poderia ter feito uma reclamação... mas ai volta tudo pra receita para eles recalcularem o valor! E sem previsão de volta do produto!

Se não me engano, a taxa incide sobre o valor total da compra (até o frete pode ser cobrado), mas nunca entendi bem a cobrança, já tive compras que foram taxadas nesta faixa de 60%, já tive compras que foram taxadas com uma porcentagem menor  ;).
Li em outro tópico aqui no forum que os produtos abaixo de 50 dólares podem ser taxados, sim. Nas minhas compras, só escapa da receita compras de menos de 10 dólares.


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2014, 20:38:15
Algumas informações baseadas na minha experiencia de varias compras no Ebay:

Estariam isentos de impostos mercadorias declaradas como presente de pessoa fisica para pessoa fisica e cuja soma dos valores de frete e da mercadoria não exceda US 50,00. Porém Receita Federal tem a prerrogativa de arbritar o valor que quiser em qualquer mercadoria. Assim não existe qualquer certeza sobre ser taxado ou não. A taxação sempre é de 60 %.

Normalmente os vendedores do Ebay não declaram mercadorias vendidas com presente, assim de acordo com a lei, todas mercadorias compradas deveriam ser taxadas.  Porem como o volume de encomendas é imenso, a receita nem sempre checa sua encomenda.

No meu caso isso acontecia bastante porém nos ultimos meses todas minhas compras foram taxadas e sempre com valor estimado pela receita maior do que o declarado e verdadeiramente pago.

Se voce não concordar com a taxação, voce tem o direito de recorrer. Os correios normalmente fornecem o modelo desta solicitação de revisão de impostos. A mercadoria volta para a Receita e eles analisam seu recurso. Voce deve anexar documentos  que comprovem o real valor como fatura do cartao de credito, fatura do Ebay, etc. Normalmente demora uns 30 a 40 dias neste processo.

Em relação ao custos dos equipamentos lá fora, normalmente vale a pena porém sempre existe o risco de ter algum problema, no meu caso só tive 3 problemas em dezenas de compras.

No mais é escolher bem, torcer para o produto ser exatamente como descrito e não ser taxado. E acima de tudo ter paciencia. Já recebi produtos em 23 dias e outro demorou 3 meses.

Boa Sorte !


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2014, 01:06:33
Boas. Qual o valor que tu consideras como correto para uma Nikon F5?

A F5 é cara mesmo. Até mesmo no estrangeiro. Eu vendi uma no eBay recentemente. No leilão ela alcançou 260 EUR (uns 800 Reais no cambio comercial):

http://www.ebay.es/itm/Nikon-F5-BODY-Pristine-condition-MINT-Like-NEW-camara-camera-boitier-/251480104185

Eu comprei uma em São Paulo em condição equivalente por 1.000 Reais. É mais ou menos por aí. Acho que não vale a pena buscar no exterior não, pelo menos esse tipo de câmara, mesmo que analógica, é um modelo caro.

O que eu tive exito foi com umas Nikkormat's. Comprei quatro câmeras e somente uma foi taxada. Das quatro fiz três para mim e vendi a pior por 35 Reais aqui mesmo no fórum.

O pior é que outro dia, fuçando no facebook encontrei a mesma câmara anunciada por 300 paus !!!! Foda-se !!! Tem gente que não tem vergonha mesmo.

Por isso acho que sempre é bom comprar no estrangeiro. Até para terminar com essa vergonheira que são os preços praticados no Brasil.

Agora, precisamente a F5 acho que não vale a pena porque vais pagar muito imposto!!!! E se buscar com um pouco de paciência encontra a um preço justo por aqui mesmo.

Saudações.


mfelipebarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2014, 15:12:55
Boas. Qual o valor que tu consideras como correto para uma Nikon F5?

A F5 é cara mesmo. Até mesmo no estrangeiro. Eu vendi uma no eBay recentemente. No leilão ela alcançou 260 EUR (uns 800 Reais no cambio comercial)


Cara, as que prestam eu vi gente cobrando, de 2,5 mil pra cima. tem até um maluco no mercado livre pedindo 4,5 dilmas.


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2014, 23:59:55
Olá

Até agora não tive problemas nas compras no Ebay, demoraram um pouco mas todos chegaram. O atraso se dá mais no Brasil por causa da Receita e Correios.

Prós

- Os produtos vieram como descritos ou até melhor que a descrição! Preste atenção na classificação do vendedor e no histórico de reclamações, só compro de vendedores com classificação acima de 99,6%. Já levei muito "chapéu" no ML, câmeras que não funcionavam, lentes riscadas, filtros com a rosca danificada e riscadas, etc. Por isso comecei a comprar no Ebay
- O preço é bem melhor que o praticado por aqui.

Contras

- 60% de taxa sobre o valor declarado, as vezes o frete entra na conta (percebi  que dependendo por onde entra a mercadoria,Rio, Curitiba ou São Paulo, o frete não é cobrado ou nem o valor acima de USD 50,00 é taxado, é raro)
- Demora para a receita liberar o produto.

Abçs
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2014, 00:54:43
Bom mesmo era quando a B&H Photo Video entregava diretamente no Brasil sem cobrar taxa de importação. Alguém lembra?  :D Foi assim que comprei a minha Panasonic LX3.

Até tive interesse em comprar algumas coisas mais caras no EBAY. O problema são as altas taxas.

Comprei um cartão SD, menos de 40 dólares. Atualmente, só serão taxados produtos acima de 50 dólares? Isso é uma regra?