Autor Tópico: AJUDEM UM INICIANTE II  (Lida 1686 vezes)

luciofogaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Maio de 2014, 15:39:23
Olá Pessoal !!

Peço a ajuda de vocês para me orientarem na aquisição de uma camera de entrada. O objetivo é para tirar fotos de eventos tais como: Casamentos, batizados, aniversários infantis/adulto. Possivelmente farei filmagem auxilar.

A câmera eu decidi por um kit da Canon t3i 18-55mm. Mas quais seriam os adicionais para eu iniciar ? Tais como: Flash, Lentes etc..  Informo também, que o meu orçamento não é alto. Então, peço a gentileza que me indiquem equipamentos de custo beneficio adequado  para um iniciante. Vocês podem me ajudar ? Desde já agradeço pela força!!! :)


 


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2014, 17:02:09
Se é para trabalho esse equipamento não basta, precisa investir muito mais. No caso da Canon, no mínimo uma 60D fora o flash externo que inicialmente pode ser um 430EX se ainda encontrá-lo à venda. Lentes importantes seriam uma boa grande angular como a 17-50mm Tamron ou Sigma e uma fixa como a 50mm f/1.8 que é bem barata. Mas tudo isso é apenas o equipamento inicial para trabalhar como auxiliar, pois quem fotografa eventos precisa ter tudo em dobro para quando eventualmente algo falhar, já ter um reserva.

Infelizmente não dá para trabalhar com fotografia com orçamento baixo, se quiser levar a profissão a sério precisa fazer um invesatimento alto em equipamento e, nesse estágio inicial, principalmente em estudos. Esse orçamento deve variar entre 3.500 e 5.000 reais, com menos que isso é melhor comprar equipamento só para estudar e depois quando estiver mais pronto investir em algo que aguente mais o tranco destes eventos.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2014, 21:45:45
Olá Pessoal !!

Peço a ajuda de vocês para me orientarem na aquisição de uma camera de entrada. O objetivo é para tirar fotos de eventos tais como: Casamentos, batizados, aniversários infantis/adulto. Possivelmente farei filmagem auxilar.

A câmera eu decidi por um kit da Canon t3i 18-55mm. Mas quais seriam os adicionais para eu iniciar ? Tais como: Flash, Lentes etc..  Informo também, que o meu orçamento não é alto. Então, peço a gentileza que me indiquem equipamentos de custo beneficio adequado  para um iniciante. Vocês podem me ajudar ? Desde já agradeço pela força!!! :)

Fotógrafo de casamentos e batizados TEM que ser EXPERT PROFISSIONAL. Senão vc vai queimar a profissão igual muitas e muitas pessoas vem fazendo. Para trabalhar nesta área vc tem que ser bom em retratos, composição, paisagem, bebes, saber se comunicar, ter um segundo fotógrafo, nesta faze naturalmente o mínimo que vc vai ter é uma 6D. Antes de ser primeiro fotografo vc tem que já ter passado por segundo ou até terceiro para pagar experiencia, ter feitos muitas aniversários, books, etc. Esta é a minha opinião.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2014, 12:36:40
Casamentos e câmera de entrada são palavras quase imiscíveis...rs
Se atuar como 2° fotógrafo e tiver uma certa experiência, dá pra se virar com orçamento baixo...caso contrário, as chances das coisas não saírem como vc e a contratante queriam, serão grandes.



Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2014, 15:54:19
Olha, eu também sou iniciante, mas já fiz alguns eventos e alguns books (a maioria gratuito, só pra ter experiência).

Meu equipamento é modesto, apesar dos colegas falarem que não é possível trabalhar com câmera de entrada...

Tenho uma nikon D5100, lente tamron 17-50mm, 50 mm 1.8, 55-300 mm e uma flash sb600.  Pra eventos pequenos, acho que dá pra fazer com o que tenho sim. Já ví gente com uma super máquina, mas que as fotos eram péssimas (não que as minhas sejam lá uma maravilha, mas minhas clientes ainda não reclamaram). Mais importante que o equipamento, é o estudo. Saber manusear e utilizar os recursos que tem vai te trazer bons resultados independente do equipamento utilizado. E com o tempo você vai sentindo suas necessidades e o upgrade de câmera vai ser quase automático. Eu, depois de quase um ano clicando, agora é que vou evoluir de câmera.

Mas pra eventos maiores, como uma casamento, aí sim é preciso um equipamento mais robusto, além de experiência no assunto.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2014, 16:22:50
Não é uma crítica direcionada à colega acima...pelo amor de Deus...não interpretem desta forma, até pq concordo com alguns pontos citados. Só vou aproveitar uma coisa q ela citou:
Trabalhar profissionalmente com câmera de entrada é possível, mas não dá pra generalizar. Eu mesmo comecei com uma T3, fazendo pequenos trabalhos (retratos) para amigos e conhecidos. Se a câmera apresentasse problemas, eu poderia adiar o ensaio. Poderia ir correndo até a Av. Paulista (5 km daqui), adquirir outro corpo e continuar.
Já eventos como festas e principalmente casamentos, são de outra pegada...E neste caso nem adianta ter equipamentos top, se o conhecimento tbm não for proporcional.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2014, 16:52:12
Não é uma crítica direcionada à colega acima...pelo amor de Deus...não interpretem desta forma, até pq concordo com alguns pontos citados. Só vou aproveitar uma coisa q ela citou:
Trabalhar profissionalmente com câmera de entrada é possível, mas não dá pra generalizar. Eu mesmo comecei com uma T3, fazendo pequenos trabalhos (retratos) para amigos e conhecidos. Se a câmera apresentasse problemas, eu poderia adiar o ensaio. Poderia ir correndo até a Av. Paulista (5 km daqui), adquirir outro corpo e continuar.
Já eventos como festas e principalmente casamentos, são de outra pegada...E neste caso nem adianta ter equipamentos top, se o conhecimento tbm não for proporcional.

Não entendi muito bem seu comentário... :ponder:

Por que sua crítica seria direcionada a mim? Porque eu disse que já fotografei evento com minha câmera de entrada?






Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2014, 17:17:27
Não entendi muito bem seu comentário... :ponder:

Por que sua crítica seria direcionada a mim? Porque eu disse que já fotografei evento com minha câmera de entrada?

Perdoe-me...escrevi rapidamente e realmente ficou um pouco confuso..rs

É q o meu comentário poderia ser encarado como uma crítica ao seu (quando citou "Meu equipamento é modesto, apesar dos colegas falarem que não é possível trabalhar com câmera de entrada...").

Só deixei claro q estava aproveitando esta frase para exemplificar q dá sim para trabalhar com uma câmera de entrada, mas somente em algumas situações (como vc descreveu depois).

É que de fato, alguns colegas acham que câmera de entrada serve apenas para uso pessoal e restrito. Isso q quis dizer...rs


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2014, 20:09:41
 Como eu havia dito. Uma 5D deve ser uma evolução natural e gradativa de seu trabalho. Se vc tem qualificação para um evento importantíssimo e bem pago como casamento não existe motivos para ter uma câmera de entrada, a não ser que tenha pulado etapas da evolução e esteja se aventurando. Agora aniversários, confraternizações, baladas, etc, câmeras de entrada é totalmente compreensível.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2014, 00:37:38
Acho que a questão aqui é bem simples: se o sujeito pergunta qual equipamento ele precisa para realizar um trabalho é porque ele não está apto para o trabalho.
Um bom fotógrafo pode até conseguir cobrir um casamento com uma rebel com uma lente adequada (uma 17-50mm f/2.8, por exemplo), mas se não tiver estudo e experiencia, pode dar uma 5d MarkIII ou uma 1Dx que provavelmente vai sair caca.

A pergunta que fica é: alguém conseguem imaginar um médico indo pra mesa de cirurgia e tendo que perguntar os instrumentos que ele tem que usar? Ou um engenheiro que não sabe qual o maquinário ele precisa para erguer um prédio?

Só uma coisa, os clientes sabem que vc está apenas iniciando? Que eles não devem esperar um trabalho realmente profissional?


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2014, 10:12:26
No aprendizado e na prática verás a necessidade do equipamento.

Às vezes ou colegas profissionais são incisivos em relação aos equipamentos baseando na experiência da própria atividade, e na maioria das vezes acabam generalizado, mas as sugestões eram com 'intenção profilática', sem menosprezo.

O principal é saber o que fazer e como fazer. Uma câmera de entrada, pode fazer eventos, digamos sim (na maioria das vezes), mas poderão surgir situações onde suas especificações não proporcionam um resultado satisfatório. Por exemplo: fotografar esportes, em algumas situações, sem uma 'lente boa', uma câmera sem maior velocidade do obturador, etc, etc, não terás o resultado tão esperado.

A questão do conjunto adicional, proporciona segurança e evita transtornos com os clientes.

A câmera de entrada, dificulta para o fotógrafo, pois muitos controles não possuem acesso por botões e necessitam ajustes pelo menu, que demanda um pouco de tempo. Mas tenho amigos que fazem still, retratos, fotografias artísticas, com câmeras de entrada sem qualquer problema.

Julgo casamentos e batizados atividades que demandam certo cuidado adicional, pois muitas vezes as condições que o fotógrafo enfrenta não são as ideais. Frequentemente nesses ambientes a iluminação é 'suave', até deficiente; e em algumas igrejas não há muitos pontos para rebater um flash. Ao contrário de uma festa de aniversário infantil... Por isso no primeiro caso demanda um equipamento que corresponda a necessidade técnica do fotógrafo e da situação.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.