Autor Tópico: Brasil e os linchamentos  (Lida 3011 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2014, 12:31:24
Texto longo, mas muito bem escrito e cheio de verdades. Chego até a me sentir culpado por conta disso mesmo, de ter dado mais peso ao crime por conta da vítima ser inocente. Vale a reflexão...

Por outro lado, acho que exaltar o fato da vítima ser inocente ajuda a mostrar o quanto esse tipo de barbárie é absurdamente sem sentido. Em países onde a pena de morte é aplicada, o acusado passa por um julgamento antes de ser considerado culpado e condenado. E ainda assim, o índice de inocentes condenados à morte ainda é muito alto. Imagina só então em uma sociedade onde uma pessoa se sente no direito de ela mesma acusar, julgar, condenar e fazer cumprir a pena. Obviamente não tem como dar certo.

Só pra deixar claro, sou absolutamente contra qualquer tipo de "justiça com as próprias mãos", acho isso um enorme absurdo. Mesmo quando a vítima é culpada, como no caso do menino acorrentado no poste. Ninguém pode se considerar acima de lei, mesmo em um país onde a lei não funciona direito. Justiça com as próprias mãos não pode existir, isso é coisa de quem assistiu filme demais. Infelizmente parece que é algo que tem aumentado no Brasil, e ainda tem gente que incentiva essa prática.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2014, 12:33:40
Pobreza mata de todas as formas. Pessoas que vivem numa favela de palafitas, com acesso à internet, mas nenhum discernimento. O Brasil tá vivendo um processo de convulsão social, a panela de pressão tá começando a apitar e pode explodir.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2014, 13:43:05
Texto longo, mas muito bem escrito e cheio de verdades. Chego até a me sentir culpado por conta disso mesmo, de ter dado mais peso ao crime por conta da vítima ser inocente. Vale a reflexão...

Por outro lado, acho que exaltar o fato da vítima ser inocente ajuda a mostrar o quanto esse tipo de barbárie é absurdamente sem sentido. Em países onde a pena de morte é aplicada, o acusado passa por um julgamento antes de ser considerado culpado e condenado. E ainda assim, o índice de inocentes condenados à morte ainda é muito alto. Imagina só então em uma sociedade onde uma pessoa se sente no direito de ela mesma acusar, julgar, condenar e fazer cumprir a pena. Obviamente não tem como dar certo.

Só pra deixar claro, sou absolutamente contra qualquer tipo de "justiça com as próprias mãos", acho isso um enorme absurdo. Mesmo quando a vítima é culpada, como no caso do menino acorrentado no poste. Ninguém pode se considerar acima de lei, mesmo em um país onde a lei não funciona direito. Justiça com as próprias mãos não pode existir, isso é coisa de quem assistiu filme demais. Infelizmente parece que é algo que tem aumentado no Brasil, e ainda tem gente que incentiva essa prática.

1000 x  :clap: :clap:

O país deixa de investir em educação e começa a pagar a conta pelo descaso, a pressão realmente está grande e parece que estamos à beira de um colapso.
Haja visto as manifestações, indignações, revolta e impaciência das pessoas, o que gera a intolerância e cria o caos......parece que estamos caminhando ou para uma guerra civíl, ou uma ditadura.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2014, 14:06:14
Todos os textos que já li dessa jornalista são excelentes. Concordo plenamente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2014, 14:40:49
Texto longo, mas muito bem escrito e cheio de verdades. Chego até a me sentir culpado por conta disso mesmo, de ter dado mais peso ao crime por conta da vítima ser inocente. Vale a reflexão...

Por outro lado, acho que exaltar o fato da vítima ser inocente ajuda a mostrar o quanto esse tipo de barbárie é absurdamente sem sentido. Em países onde a pena de morte é aplicada, o acusado passa por um julgamento antes de ser considerado culpado e condenado. E ainda assim, o índice de inocentes condenados à morte ainda é muito alto. Imagina só então em uma sociedade onde uma pessoa se sente no direito de ela mesma acusar, julgar, condenar e fazer cumprir a pena. Obviamente não tem como dar certo.

Só pra deixar claro, sou absolutamente contra qualquer tipo de "justiça com as próprias mãos", acho isso um enorme absurdo. Mesmo quando a vítima é culpada, como no caso do menino acorrentado no poste. Ninguém pode se considerar acima de lei, mesmo em um país onde a lei não funciona direito. Justiça com as próprias mãos não pode existir, isso é coisa de quem assistiu filme demais. Infelizmente parece que é algo que tem aumentado no Brasil, e ainda tem gente que incentiva essa prática.

Tem um filme interessante que trata esta questão de inocentes no corredor da morte chama "A Vida de David Gale".

É o caso da mulher morta inocentemente na baixada e por ai vai.

O brasileiro dormiu por muito tempo, agora esta indo com muita sede ao pote.


Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II




jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2014, 16:54:19
Desde FHC o país está no piloto automático, onde os pilotos estão brigando para ver com quem é que vai ficar com o último para-quedas enquanto os passageiros estão sendo entorpecidos com cerveja, pão, Fantástico e BBB ... comprando bandeirinhas e trocando figurinhas da copa do mundo.

Se as coisas não mudarem de rumo, a situação vai chegar a um ponto que vai provocar um racha no país, com consequências extremamente sérias que vão afetar a economia e conseqüentemente a todos nós.

O momento pede urgência.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2014, 16:56:48
Acho natural que se sinta raiva, queira bater, queira vingança quando vem um vagabundo desses te roubar. Eu já senti isso quando me levaram um bem material, imagina se machucassem alguém da minha família.

Mas o pacto implícito que temos ao viver em sociedade é de abrirmos mão do uso da força para garantir que ela será usada de forma justa. Quando quebramos esse pacto fica inviável viver em sociedade.

Então ficamos assim: muita gente merece tortura e morte,  mas ninguém tem o direito de torturar e matar.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2014, 17:19:45
Vou dar minha cara a tapa novamente, masss.... EMHO:

- obviamente que não se deve fazer justiça com as próprias mãos
- não é opinião formada ainda, mas tendo a ser favorável à pena de morte em caso de crime hediondo, com agravantes, em flagrante, com provas irrefutáveis, claro, garantindo o direito de defesa do meliante (mas não direito de defesa "ad eternum" como é hoje)... isso diante de casos como este aqui:
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/05/laudo-diz-que-criancas-queimadas-no-df-apanharam-e-foram-amordacadas.html

Um ser destes não tem recuperação, EMHO.

Ainda defendo que:
- governantes, funcionários públicos e políticos devem responder criminalmente por seus atos... desviar verba de hospitais deveria ser tanto crime quanto assassinato, pois o é em massa... somente para exemplificar um caso.
- presos deveriam ter a OBRIGAÇÃO de trabalhar para pagar seu sustento na cadeia... se não geram renda, ao menos deveriam fazer como no Texas, que os presos são colocados para varrer a estrada... tirar toda a poeira, isso no deserto. Tem é que enxugar gelo mesmo.

É um tema complexo, controverso, e que em poucos minutos de pausa no trabalho não é possível escrever escrever mais a respeito.
E claro, com muitos desdobramentos... pois a situação que nossa sociedade vive hoje é fruto de 500 anos de desvio de conduta.

Agora, voltando ao início do tópico... "justiça" com as próprias mãos não se justifica... independente da pessoa ser ou não culpada.
Abs.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2014, 17:20:06

O momento pede urgência.

Exatamente!

O momento pede urgência, mas como foi dito aí em cima, a turma agora está preocupada em se juntar na esquina pra ficar trocando figurinhas...e depois eles querem se juntar no boteco pra torcer para o Brasil ser campeão...e um pouco mais à frente a Dilma vai inaugurar uns 100 metros da transposição do São Francisco e eles vão se juntar na urna para reeleger o poste, pois ninguém dirá pra turma que a energia precisará subir em pelo menos uns 30%, que a gasolina precisará subir em pelo menos outros 15% a 20% e que a inflação que o Mantega fabrica é fake. Mas aí já será tarde.

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2014, 17:33:14
Exatamente!

O momento pede urgência, mas como foi dito aí em cima, a turma agora está preocupada em se juntar na esquina pra ficar trocando figurinhas...e depois eles querem se juntar no boteco pra torcer para o Brasil ser campeão...e um pouco mais à frente a Dilma vai inaugurar uns 100 metros da transposição do São Francisco e eles vão se juntar na urna para reeleger o poste, pois ninguém dirá pra turma que a energia precisará subir em pelo menos uns 30%, que a gasolina precisará subir em pelo menos outros 15% a 20% e que a inflação que o Mantega fabrica é fake. Mas aí já será tarde.

O duro e vc ver no UOL que o Arminio Fraga foi recomendado para dirigir o BC Americano e enquanto isso temos o Mantega no nosso BC.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 17:33:26 por Marshall »
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2014, 19:28:31
Lembrei desse filme: http://www.youtube.com/watch?v=vjmZGaXDRHY

É que fiquei pensando em como é antiga e comum essa necessidade humana de julgar e sacrificar. Parece algo cultural.

Hoje em dia, já não sou uma pessoa tão altruísta. Infelizmente, acho que há criminosos incorrigíveis. Apesar disso, não sou a favor da pena de morte. Sei lá... acho estranha uma sociedade que pune um criminoso cometendo a sua mesma ação.
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 19:30:05 por Aria »
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2014, 19:37:29
Lembrei desse filme: http://www.youtube.com/watch?v=vjmZGaXDRHY

É que fiquei pensando em como é antiga e comum essa necessidade humana de julgar e sacrificar. Parece algo cultural.

Hoje em dia, já não sou uma pessoa tão altruísta. Infelizmente, acho que há criminosos incorrigíveis. Apesar disso, não sou a favor da pena de morte. Sei lá... acho estranha uma sociedade que pune um criminoso cometendo a sua mesma ação.
Eu vi esse filme. Interessante o seu paralelo, Aria. E se ele fosse realmente pedófilo?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2014, 19:37:57
Se pena de morte fosse eficaz os EUA seria um paraíso de delícias na Terra. Cadeira elétrica e injeção letal não impedem ninguém lá de continuar matando, estuprando e barbarizando.