Autor Tópico: Composição e posições  (Lida 3425 vezes)

bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Online: 13 de Junho de 2014, 10:38:04
Como todo iniciante temos muitas duvida. Não sabia aonde postar então postei aqui.

Estou meio perdido na hora de fotografar pessoas, em questão de melhor angulo postura correta.

Citar
12 Motivos para namorar um fotógrafo
4- Não vai sair feia em mais nenhuma foto

Fotógrafos conhecem todas as técnicas para que uma mulher fique linda na foto. Você irá aprender qual o seu melhor ângulo, quais poses favorecem o seu bumbum e quais disfarçam aquela barriguinha que você não tem, mas teima em aparecer nas suas fotos.
site : http://www.zonadafotografia.com.br/12-motivos-para-namorar-um-fotografo/
Estava lendo esse artigo em uma hora vaga, para descontrair, e comecei apensar eu não sei nem como começar a fazer isso, a como estudar isso, comecei a procurar na internet e acha só coisas como a regra dos terço que já conhecia. Mas a questão é como posso melhorar isso?


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2014, 12:58:56
Eis a questão. Existe muito pano preto. A maioria vai te dizer... Estude composição.... Estude Artes.... Estude enquadramento... Estude isso ou aquilo.
Mas vivo o mesmo dilema de tu. Oque precisamos é de como fazer e como aprender.

Ta na hora do pessoal parar com o pano preto e passar o Bê-a-bá da coisa...
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 12:59:18 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2014, 13:09:50
Eis a questão. Existe muito pano preto. A maioria vai te dizer... Estude composição.... Estude Artes.... Estude enquadramento... Estude isso ou aquilo.
Mas vivo o mesmo dilema de tu. Oque precisamos é de como fazer e como aprender.

Ta na hora do pessoal parar com o pano preto e passar o Bê-a-bá da coisa...

Eu não concordo, temos que estudar sim e DESENVOLVER NOSSO PRÓPRIO OLHAR....é o que penso....
Se vooê conseguir passar algo que deseja na sua fotografia, será diferenciado, agora se quer ser mais um na multidão ....espere pelo bê-a-bá ...
Minha opinião em 6 meses de estudo até o momento ...

Espere por opiniões mais embasadas que a minha, é só minha opinião  :ok:
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2014, 13:27:46
Penso que a dificuldade da coisa está em conseguir exprimir a subjectividade, e passa muito pelas horas perdidas em volta da questão.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2014, 15:10:19
Na maioria das vezes você não aprende isso com alguém te ensinando, muito menos num forum.. Composição é uma coisa sua, que vem de dentro, e não uma regrinha de 3+3.. Existem muitas regras que podem ajudar, mas não é simplesmente decorando todas que você irá compor bem suas imagens. Você aprende criando suas próprias referências. Vendo muitas fotos, muitos filmes bons, praticando muito, tentando, errando... dizem que suas primeiras 10mil fotos serão suas piores, e em parte eu concordo muito com isso.

Claro, estudar sempre ajuda.. principalmente composição clássica.

Pra dar um grande passo te recomendo os 2 livros do Michael Freeman: O Olho do Fotógrafo e a Mente do Fotografo... leia o primeiro e depois o segundo.

O olho do fotógrafo: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29881425
A mente do fotógrafo: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5155597

Acho que os dois já te farão começar a enxergar as coisas de uma outra forma.
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 15:16:09 por Luciano.Queiroz »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2014, 15:27:02
Vendo muitas fotos.

Ta aí uma coisa que ajuda bastante na minha opinião. Siga fotografos em sites como 500px que sejam feras em fotografar pessoas, analise as fotos e comece e pensar e analisar tudo o que elas tem de especial.
Pratique muito, muito mesmo. Tbm acho que essas coisas se aprende com o tempo, estudando e praticando.

Participe de workshops de fotografia, cujo tema seja o que vc quer fotografar ( ou não até, pois tudo agrega ).

O livro que o Luciano citou ( O olho do fotografo ) eu tbm tenho, é bem interessante realmente.


bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2014, 16:03:50
Estou lendo bastante sobre composição, o meu verdadeiro problema é as taticas de como orientar a(o) modela(o) a como ficar, por exemplo com fazer uma pessoa mas gordinha a aparece mas magra sei que tem algumas coisa de angulo e posições que conseguem disfarçar isso.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2014, 16:43:21
Eu não concordo, temos que estudar sim e DESENVOLVER NOSSO PRÓPRIO OLHAR....é o que penso....
Se vooê conseguir passar algo que deseja na sua fotografia, será diferenciado, agora se quer ser mais um na multidão ....espere pelo bê-a-bá ...
Minha opinião em 6 meses de estudo até o momento ...

Espere por opiniões mais embasadas que a minha, é só minha opinião  :ok:


Na maioria das vezes você não aprende isso com alguém te ensinando, muito menos num forum.. Composição é uma coisa sua, que vem de dentro, e não uma regrinha de 3+3.. Existem muitas regras que podem ajudar, mas não é simplesmente decorando todas que você irá compor bem suas imagens. Você aprende criando suas próprias referências. Vendo muitas fotos, muitos filmes bons, praticando muito, tentando, errando... dizem que suas primeiras 10mil fotos serão suas piores, e em parte eu concordo muito com isso.

Claro, estudar sempre ajuda.. principalmente composição clássica.

Pra dar um grande passo te recomendo os 2 livros do Michael Freeman: O Olho do Fotógrafo e a Mente do Fotografo... leia o primeiro e depois o segundo.

O olho do fotógrafo: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29881425
A mente do fotógrafo: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5155597

Acho que os dois já te farão começar a enxergar as coisas de uma outra forma.


Então...então, podemos dizer que a fotografia é 60% subjetividade e 40% tecnicidade.

Mas eu não concordo, senão, fotografia seria apenas para quem nasce com aquele olhar "apurado" , sabemos de grandes fotógrafos nasceram de "livros" , ou seja, se fizeram basicamente na tecnicidade.

Claro que, com o tempo todos vão desenvolvendo seu próprio olhar, por mais controverso que seja. Vejam, sempre gostei de foto com corte agressivo, contrastada e sub. Tento sempre manter esse padrão em minhas fotos, mas seguir algumas dias, boas, ainda mais no inicio da aprendizagem não faz mal, pelo contrário, ajuda, pois deixa o fotógrafo iniciante um pouco mais seguro daquilo que pode alcançar, para, aos poucos, ir desenvolvendo sua própria linguagem.
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, 16:45:04 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2014, 16:55:51
Uma boa sugestão é fazer um curso (presencial) de fotografia em estúdio. Um básigo (geral) e outro mais direcionado a retrato mostrará como operar o equipamento de estúdio. Como qualificar a luz, como combinar tipos distintos de luz (snoot, softbox, etc.). O uso de várias luzes e afins. Depois podes executar tuas próprias idéias com o mecanismo que aprenderás no curso. Com o tempo, estudo de composição e maturidade, chegarás eventualmente a configurações e estilo próprias.

Tem coisa que livro/blog não consegue transmitir adequadamente...
JVc.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2014, 17:03:04
Então...então, podemos dizer que a fotografia é 60% subjetividade e 40% tecnicidade.

Mas eu não concordo, senão, fotografia seria apenas para quem nasce com aquele olhar "apurado" , sabemos de grandes fotógrafos nasceram de "livros" , ou seja, se fizeram basicamente na tecnicidade.

Talvez até seja maior essa proporção que você comentou aí! Já vi fotos tecnicamente cheias de problemas e excelentes. Como já vi fotos tecnicamente perfeitas e que não passam de uma foto tecnicamente perfeita.

Fotografia é igual música, pintura, teatro e qualquer outra arte por aí.

Estudar sempre ajuda, mas se a coisa não vem de dentro de você, nunca passará de um artista medíocre...

E talvez por isso seja tão difícil ensinar o lado artístico da fotografia, a parte técnica é fácil. Se fosse fácil já existiria um método em um livro ou curso que seria único e ninguém precisaria de mais nada...

Algumas citações pra pensar..

“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” -  Henri Cartier-Bresson
“Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” - Ansel Adams
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” - Sebastião Salgado
“Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias.” - Ansel Adams
“Suas primeiras 10 mil fotografias são as piores.” - Henri Cartier-Bresson
“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa Ver.” - Ernst Haas


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2014, 17:13:23
Não tenho cacife pra ensinar ninguém. Mas fiz um workshop de retratos de família, no qual a fotógrafa instrutora ensinou muito exatamente sobre o que questiona o colega que iniciou o tópico.

Eu recomendaria fazer um curso, buscar trabalhar como assistente de algum profissional gabaritado e pesquisar sobre 'direção de modelos' na internet.

Além das ótimas dicas que os colegas mais experientes já deram, claro.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2014, 17:15:50
Talvez até seja maior essa proporção que você comentou aí! Já vi fotos tecnicamente cheias de problemas e excelentes. Como já vi fotos tecnicamente perfeitas e que não passam de uma foto tecnicamente perfeita.

Fotografia é igual música, pintura, teatro e qualquer outra arte por aí.

Estudar sempre ajuda, mas se a coisa não vem de dentro de você, nunca passará de um artista medíocre...

E talvez por isso seja tão difícil ensinar o lado artístico da fotografia, a parte técnica é fácil. Se fosse fácil já existiria um método em um livro ou curso que seria único e ninguém precisaria de mais nada...

Algumas citações pra pensar..

“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” -  Henri Cartier-Bresson
“Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” - Ansel Adams
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” - Sebastião Salgado
“Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias.” - Ansel Adams
“Suas primeiras 10 mil fotografias são as piores.” - Henri Cartier-Bresson
“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa Ver.” - Ernst Haas


Falou e disse!

Fora ainda mais a questão da subjetividade da percepção de cada um: uma foto maravilhosa para mim pode ser banal pra vc, e vice-versa.

Mas como vcs comentaram, tbm creio que é preciso trilhar um caminho de estudo e prática até que se possa escrever uma história própria, independente de qual conteúdo ela terá...


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2014, 19:31:40
comecei a procurar na internet e acha só coisas como a regra dos terço que já conhecia. Mas a questão é como posso melhorar isso?

Ta na hora do pessoal parar com o pano preto e passar o Bê-a-bá da coisa...

A impressão que dá é que vocês querem tudo mastigado. Isso não existe.
É possível ensinar a técnica, o que ajuda bastante a ter fotos melhores, mas isso só vai te levar até a metade do caminho.
Fazendo uma analogia, é possível ensinar a técnica do piano pra qualquer um, mas compor uma obra-prima não se ensina. Existem técnicas que melhoram as composições, mas ninguém vai compor uma nona sinfonia só fazendo cursos ou lendo tutoriais.
O conselho que eu dou é: pratique. As pessoas querem fazer cursos e sair um baita fotógrafo. Isso não existe. Pratique muito. Com o tempo você vai descobrindo o que funciona e o que não funciona, o que você gosta e o que não gosta, etc.
Saia pra fotografar. Quando você chegar em casa com mil fotos e achar todas elas uma porcaria, analise e veja o que você poderia ter feito diferente pra ter um resultado melhor. Tanto tecnicamente quanto artisticamente.
O mesmo vale para direção de pessoas. Eu por exemplo ainda tenho muito que melhorar neste quesito, mas a cada foto que faço sei que melhoro um pouco mais. O processo é esse mesmo.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2014, 21:57:29
Como todo iniciante temos muitas duvida. Não sabia aonde postar então postei aqui.

Estou meio perdido na hora de fotografar pessoas, em questão de melhor angulo postura correta.
Estava lendo esse artigo em uma hora vaga, para descontrair, e comecei apensar eu não sei nem como começar a fazer isso, a como estudar isso, comecei a procurar na internet e acha só coisas como a regra dos terço que já conhecia. Mas a questão é como posso melhorar isso?

já tive essa dúvida e te digo,só tem um jeito de entender e aprender....
pega alguém da família e dale foto.
usar a regra dos terços é um começo pra fazer bons retratos.
não precisa de muito mais que isso.  :ok:


bnogueira02

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • Em constante evolução!
    • Portal X9 - Uma nova forma de fazer noticia!
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2014, 22:00:08
Se que tem um lance dos braço que vc tiver acima do peso coloca pra traz e disfarça a gordura. Queria saber mais sobre essas manhas