Autor Tópico: temperatura de cor - casamentos  (Lida 2187 vezes)

Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Junho de 2014, 21:41:55
Olá pessoal!

Qual é a temperatura de cor em Kelvin mais utilizada em casamento? a que fica mais legal?
« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 13:38:50 por tsouto »
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2014, 22:46:45
Use RAW e não se preocupe com temperatura de cor, você pode escolher a temperatura que ficar melhor depois.

Mas responder a pergunta, depende da iluminação, da cor do espaço e da hora do dia.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Rafa_Meira

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2014, 10:07:33
Como disse, balanço de branco é caso por caso, até porque cada casamento tem uma iluminação única. Não existe padronização. Temperatura de cor depende da luz usada no ambiente e não da ocasião que está ocorrendo.

Como disse o colega, fotografe em RAW e ajuste o WB depois.


Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2014, 21:02:20
Valeu Galera!!! :D :ok:
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2014, 22:23:26
Bem, um detalhe, além de fotografar em RAW, é interessante sim dar uma ajustada no WB para que não haja um diferença tão grande entre a luz do flash (+-5500k) e fundo. Dá para corrigir na pós tb, só que dá muito mais trabalho.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Dedewell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2014, 23:29:23
Valeu Marcio!!!
Nikon D7000 e D5000 - Flash SB910 e Jessops -- nikon 24-70 2.8 - nikon 18-200mm 3.5 - nikon 50mm 1.8G


Rafa_Meira

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.145
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2014, 09:36:46
Bem, um detalhe, além de fotografar em RAW, é interessante sim dar uma ajustada no WB para que não haja um diferença tão grande entre a luz do flash (+-5500k) e fundo. Dá para corrigir na pós tb, só que dá muito mais trabalho.

Mas igualar a temperatura de cor da luz do flash com a luz ambiente não se faz via WB, e sim por uso de gel no flash. Se fotografa em RAW, o ajuste prévio de WB não altera absolutamente nada.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.940
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • thalessouto.com
Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2014, 13:38:24
Cara, muito mais fácil fotografar em RAW e ajustar depois. Mesmo porque, para usar um WB custom baseado em um cartão de branco, pode ser perigoso pois a iluminação nesses tipos de evento varia muito.
D610 + AF-S 50 1.8 G + YN685
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales
www.flickr.com/photos/tsouto


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.338
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2014, 14:49:50
Cara, muito mais fácil fotografar em RAW e ajustar depois. Mesmo porque, para usar um WB custom baseado em um cartão de branco, pode ser perigoso pois a iluminação nesses tipos de evento varia muito.

2x

Existe muita discussão pela web sobre a necessidade ou não de um prévio ajuste de WB. A discussão é até extensa....

É fato: as correções de WB nos arquivos raw são muito mais eficientes.

E ainda: cabe lembrar que nem sempre o 'WB correto' é o melhor....
« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 15:00:13 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.940
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • thalessouto.com
Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2014, 14:52:46



E ainda: cabe lembrar que nem sempre o 'WB correto' é o melhor....
Mesmo porque gosto, muitas vezes, não de discute.
D610 + AF-S 50 1.8 G + YN685
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales
www.flickr.com/photos/tsouto


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.920
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2014, 09:30:00
Apesar de fotografar em RAW, eu costumo ajustar o wb das minhas fotos, sempre.
Quando fotografo com a T3 aí deixo no auto mesmo, mas na 60d é sempre ajustado em kelvin.

Não acho que isso me torne melhor que ninguém, mas vem do tempo em que eu só fotografava em JPG com a Finepix S7000 e depois com a 10d. Não sabia nem o que era RAW.

MAs com base em uma igreja repleta de luzes fluorescentes, a depender da regulagem da camera, vai oscilar entre 4200k a 4800k. Mas não é regra, tá :D



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.940
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • thalessouto.com
Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2014, 09:39:51

Apesar de fotografar em RAW, eu costumo ajustar o wb das minhas fotos, sempre.
Quando fotografo com a T3 aí deixo no auto mesmo, mas na 60d é sempre ajustado em kelvin.

Não acho que isso me torne melhor que ninguém, mas vem do tempo em que eu só fotografava em JPG com a Finepix S7000 e depois com a 10d. Não sabia nem o que era RAW.

MAs com base em uma igreja repleta de luzes fluorescentes, a depender da regulagem da camera, vai oscilar entre 4200k a 4800k. Mas não é regra, tá :D
Você tá falando das lâmpadas frias brancas, correto?
D610 + AF-S 50 1.8 G + YN685
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales
www.flickr.com/photos/tsouto


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.251
Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2014, 10:26:37
Lampada fluorescente é um terror. Além da cor fria, tem um forte desvio para o verde, exigindo adição de magenta para correção. E como ela é uma luz que pisca, e durante essa "piscada" a própria temperatura de cor da luz varia, para maior uniformidade deve-se utilizar sempre velocidades que contemplem 1 ciclo de luz inteiro, ou partes dele. Como no Brasil a frequência é de 60Hz, o melhor é usar velocidade de 1/30, 1/60, 1/120, 1/240 ou o mais próximo possível disso.

« Última modificação: 20 de Junho de 2014, 10:29:29 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.940
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
    • thalessouto.com
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2014, 11:39:26

Lampada fluorescente é um terror. Além da cor fria, tem um forte desvio para o verde, exigindo adição de magenta para correção. E como ela é uma luz que pisca, e durante essa "piscada" a própria temperatura de cor da luz varia, para maior uniformidade deve-se utilizar sempre velocidades que contemplem 1 ciclo de luz inteiro, ou partes dele. Como no Brasil a frequência é de 60Hz, o melhor é usar velocidade de 1/30, 1/60, 1/120, 1/240 ou o mais próximo possível disso.
Tinha me esquecido desse detalhe de ser múltiplos de 1/60.
D610 + AF-S 50 1.8 G + YN685
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales
www.flickr.com/photos/tsouto


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2014, 11:52:39
Lampada fluorescente é um terror. Além da cor fria, tem um forte desvio para o verde, exigindo adição de magenta para correção. E como ela é uma luz que pisca, e durante essa "piscada" a própria temperatura de cor da luz varia, para maior uniformidade deve-se utilizar sempre velocidades que contemplem 1 ciclo de luz inteiro, ou partes dele. Como no Brasil a frequência é de 60Hz, o melhor é usar velocidade de 1/30, 1/60, 1/120, 1/240 ou o mais próximo possível disso.
Taí uma informação extremamente pertinente que não é muito divulgada. Eu mesmo nunca tinha me ligado nisso, mas faz todo sentido.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube