Autor Tópico: Qual é lente para ambientes internos?  (Lida 17411 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Junho de 2014, 12:45:08
Oi gente!

Eu tenho uma Nikon D3200, com as lentes 18-55, 55-300 e 50mm.

Estou querendo oferecer para algumas imobiliárias algumas fotos dos imóveis, a lente 18-55 até consegue mais ou menos fotografar dentro de casa, mas ainda assim, não consigo fotografar um cômodo inteiro com ela.

1) Qual é a lente mais indicada para ambientes internos?

2) A olho de peixe da Nikon sai quase R$4000,00 por em quanto não dá para comprar. Tem umas lentes olho de peixe de R$50,00 no Ebay, sei que são muito vagabundas, mas estas lentes superbaratas servem ao menos para fotos de 800X500px  no máximo 1920X1080px, só para internet?

Valeu!
« Última modificação: 17 de Junho de 2014, 12:50:43 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2014, 13:40:10
O ponto principal é iluminação. Não sei dizer até que ponto uma Tamron 17-50 2.8 irá ajudar muito pois como o DoF precisa ser amplo, o mais importante é ter um tripé e trabalhar na velocidade do obturador (visto que é tudo "parado" e não tem problema em usar 1/4, 1/8").

Dá para fazer muita foto boa com a lente 18-55 do kit. Se é por esse motivo de ambientes internos com menor iluminação, eu não compraria. Mesmo porque, quem vai ver as fotos, não tem condição nenhuma de saber se a foto foi feita com lente top ou do kit, com DSLR ou Point and Shoot.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2014, 14:22:26
AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED da Nikon


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2014, 14:25:43
tsouto, não é isso. Ele explicou que o quarto não cabe na foto hehehe.

Foto de "olho de peixe" será ruim para a imobiliária usar depois. Melhor uma ultra wide dessas que o Pedro citou. :ok: Tem umas da Tokina e da Sigma também.
D600 - E-M10


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2014, 17:40:20
Oi gente!

A lente AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED da Nikon custa U$899,95 parece ser excelente, mas não tenho como comprar por em quanto, mas vou deixar anotado na lisa de equipamentos futuros. Pelo que andei pesquisando rapidamente as lentes sigma são mais baratas que as Tokina. Os recusos são baixos por em quanto, com este serviço inicial pretendo fazer caixa, para comprar equipamentos melhores.

Justamente como a iluminação "sempre vai ser a do local", levo o tripé junto e fotos de 1/15" ou mais lentas não serão problemas.   

Como são fotos de uso exclusivo para o site, ninguém nunca vai saber de que lente foi tirada. O principal é caber todo um quarto, uma sala, cozinha, etc dentro da foto. As fotos fora da casa, uso as minhas outras lentes.

1) Para caber todo o cômodo dentro da foto, seria melhor uma lente ultra wide angle do que olho de peixe???

2) A lente 18-55 é wide angle?

3) Adpitadores! Existe algum adpitador para converter a 18-55 em uma ultra wide angle ou olho de peixe, comprar adaptador compensa?

Valeu gente!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2014, 18:13:58
1- Pra o ambiente que voce quer tem que ser uma grande angular. Olho de peixe deixa tudo distorcido conforme a visão e o nome mesmo diz, como olho de peixe.

2- Era pra ser em 18mm, mas só em sensor Full Frame, como sua camera é DX, nao é.

3- Pode ate existir, mas na primeira foto voce vai querer joga-lo fora.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2014, 19:28:54
Pedro,

Valeu pela objetividade!  Vou deixar de lado a ideia dos adptadores  :doh: .  Eu vejo estas coisas que prometem acabar com nossos problemas, e as vezes acabo esquecendo que existe solução mágica né?  Eu ia comprara um kit da amazom cheio de tralhas, e pesquisei, perguntei e comprei a máquina com 3 lentes, foi o melhor negócio que fiz.

A questão da grande angular, realmente, até tinha esquecido do fato da minha câmera ser DX, com fator 1.5... Considerando o crop, será que haverá muita diferença do campo de visão da 18mm para uma 10mm?

Uma lente olho de peixe 10mm tem o mesmo campo de visão de uma wide angle 10-24mm?  A diferença é aquele efeito circular?

Outra coisa, comprar lente usada vale a pena? Sei que sempre é um risco, mas será que vale a pena, elas com a idade vão ficando fracas ou propensas a darem defeitos?


Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2014, 07:30:56

1- Sim, 8mm em GA é uma baita diferença.

2- Sim todas as duas tem o mesmo angulo.

3- Vale a pena sim, lentes nao ficam fracas a probabilidade de dar defeito é a mesma de uma lente nova, alias dá mais defeito quando nova, como qualquer aparelho eletronico


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2014, 07:55:15
Dá para fazer muita foto boa com a lente 18-55 do kit.

Concordo, por que você não monta panorâmicas 360º dos cômodos?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2014, 07:58:28

Concordo, por que você não monta panorâmicas 360º dos cômodos?
Concordo. É a solução mais barata.

Até uma câmera point and shoot com essa opção é uma saída melhor, afinal, o cliente male má entende de casa, o que dirá de foto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2014, 08:32:27
É mesmo hein! Boa ideia! Tripé já tem, depois monta do software.
D600 - E-M10


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2014, 11:30:25
Oi gente!

Fotos panorâmicas! Nossa nem tinha pensado nisto,  :doh: será uma excelente solução, e inovadora!   :ok:

A Nikon D3200 não tem opção de 360º nela e nem na aposentada panassonic, vou treinar no modo manual mesmo, com tripé é melhor. Qual é o programa bom para montar?

Passeando por ai, eu encontrei esta imagem, achei muito bacana, o que eu imagino é algo assim

De onde eu tirei esta foto, só tinha ela desta forma, o restante era tudo foto comum, mas ela não parece editada em panorâmica, ou será que foi?

Também encontrei este adptador para Wide Angle, tão baratinho, é uma pena que não dê bons resultados... Vou ter que tirar muita foto até juntar grana para uma lente nova ou usada... 




Valeu!
« Última modificação: 18 de Junho de 2014, 11:30:42 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2014, 18:43:45
1) tentaria uma panoramica com o equipamento atual, com o problema de dar uma certo trabalho no pós (ai vai do tempo que vc tem disponível).

2) Se não houver tempo disponível nem recurso ($$$), usaria o adaptador, mas compraria um melhor. Digo isso tenho um razoável, que na aplicação acho que ficaria bom, pois comprei com uma finalidade muito parecida que era fotografar interiores para arquitetura (antes e depois) e mostrar para os clientes.
Serve pq os clientes estão acostumados a ver fotos de compactas.
A parte ruim é a grande distorção, a parte boa é que não se gasta tempo no pós.

Faça uma análise sobre o que vc pode abrir mão.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Junho de 2014, 01:39:35
Oi Fuca,

Tentei focar com a 18-55 os cômodos da minha casa, e não deu muita diferença do que hoje o cliente já faz, e olha que ele tem uma maquininha furreca point and shoot. Poderei fazer melhor porque vou usar um tripé, fazer algumas panorâmicas, mas não muitas não tenho nem tempo e nem saco de editar foto, elas já tem que sair o melhor possível para evitar trabalho de pós. 

Eu vou trabalhar com o que tenho a 18-55 e fazer o melhor que eu puder. Mas eu vejo a necessidade de comprar uma lente 10-24mm para poder ter um diferencial e prestar um serviço mais profissional. Mas... devido ao elevado preço desta lente, estou pensando em comprar de teste um adaptador, "não vai ser para trabalhar", mas para ver na prática "como poderiam sair minhas fotos" se eu tivesse uma grande angular. Se for como está a minha expectativa, vou me esforçar para comprar uma lente destas. Mas vai que não é aquilo tudo que eu estou sonhando?  Ao invés da lente invisto em outra coisa, iluminação de repente. Tem um detalhe que eu estava lendo, é colocar + um peso na ponta da lente, isto pode diminuir a vida do motor de foco, é mais um ponto determinante para não trabalhar com adptador, "só brincar" de vez em quando. : )

Eu fiz uma procura no ebay e dx.com, achei alguns adaptadores, mas tudo genérico, nem marca tem. Igual este que eu mostrei.  Também procurei textos sobre os adaptadores grande angular, e inclusive no queimando o filme (acho que foi lá), o cara fez uma comparação entre o diâmetro da base com o da boca, quanto maior mais distorção. Mas os que eu encontrei foram 52mm da base para 62mm da boca.  Lembrando que estava procurando preço abaixo de R$60,00 ou U$40,00 com frete incluso, por isto só genéricos. Mas se for algo bom não ligaria de pagar mais um pouco.

Qual é o seu adaptador?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


FelcoS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • www.diedjalino.com
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2014, 11:18:04
Minha opinião.
Se você ganha dinheiro com isso , se tem retorno, tente achar logo uma lente 10mm, ou aproximado, pode ser fixa também e existem outras marcas alem da nikkor, como sigma, tanrom, tokina...
Pesquisa por ai.