Autor Tópico: cuidados com a maquina na beira do rio - ajuda  (Lida 756 vezes)

hperazolo

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
Online: 13 de Julho de 2014, 23:40:50
Amigos..estou indo pesca no fim do mês e estou tentado a levar minha maquina (D90) para a pescaria...
vamos atras dos gigantes da Amazônia e penso que essa pescaria tem grandes chances de render belas fotos com belos exemplares..
estou pedindo uma capa de silicone para o corpo da maquina..e gostaria de saber se tenho que ter alguns cuidados especiais com a maquina e com a lente...ja que irei para um lugar de extrema umidade...
se alguém sugere algum acessório alem da capa de silicone...se devo deixa-la no sol qdo possível...essas coisas...
obrigado
Nikon D90 + 18-105mm

PMVG

• Conhecendo
  • *
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2014, 09:24:33
Bom Dia
Eu não tenho este modelo, mas na falta de outros colaboradores eu me proponho a dar algumas recomendações de ordem geral:
1) Primeiramente verifique se seu modelo é selado ( acredito que sim ) , neste caso os problemas com umidade são menores.
2) Não recomendo a deixar ao sol. Há o risco de danificar componentes. Dependendo do tempo ao sol, as temperaturas internas passaram de 50 graus, enquanto as temperaturas de uso são abaixo de 40 graus.
3) Sempre que não estiver usando, deixe dentro da bolsa de transporte. Pode e deve usar junto um saquinho de sílica absorvente.
4) Sempre deixar tampada a lente quando não em uso. Principalmente para evitar marcas de dedos ou respingos na lente.
5) Apesar das diferenças de qualidade de imagem. Eu recomendo levar junto uma boa compacta. Provavelmente a maioria das fotos serão em boas condições de luz , então a compacta supre bem. Esta sugestão é devido ao risco real de derrubar sua câmera mais cara no rio. Assim usaria a compacta na maioria das fotos da ação e sacaria a D90 para a foto mais calma e para as paisagens que vão surgir.
No ano passado fui pescar com um amigo e num breve descuido ele derrubou um óculos bem caro na água.  No meu caso eu levei uma compacta junto e usei quase que sómente ela.
Espero ter podido contribuir. Na verdade estas são sugestões de caráter bem amplo.
Boa pescaria
PMVG

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2014, 10:07:50
Amigos..estou indo pesca no fim do mês e estou tentado a levar minha maquina (D90) para a pescaria...
vamos atras dos gigantes da Amazônia e penso que essa pescaria tem grandes chances de render belas fotos com belos exemplares..
estou pedindo uma capa de silicone para o corpo da maquina..e gostaria de saber se tenho que ter alguns cuidados especiais com a maquina e com a lente...ja que irei para um lugar de extrema umidade...
se alguém sugere algum acessório alem da capa de silicone...se devo deixa-la no sol qdo possível...essas coisas...
obrigado

Bom Dia
Eu não tenho este modelo, mas na falta de outros colaboradores eu me proponho a dar algumas recomendações de ordem geral:
1) Primeiramente verifique se seu modelo é selado ( acredito que sim ) , neste caso os problemas com umidade são menores.
2) Não recomendo a deixar ao sol. Há o risco de danificar componentes. Dependendo do tempo ao sol, as temperaturas internas passaram de 50 graus, enquanto as temperaturas de uso são abaixo de 40 graus.
3) Sempre que não estiver usando, deixe dentro da bolsa de transporte. Pode e deve usar junto um saquinho de sílica absorvente.
4) Sempre deixar tampada a lente quando não em uso. Principalmente para evitar marcas de dedos ou respingos na lente.

Só um adendo que pode ou não agregar, vai da sua interpretação e tbm de ver se as condições que vou mencionar se igualam as da onde vc irá:

Esse domingo passado eu fui a um Parque aqui no meu município fotografar no meio do mato costeando um riacho. Estava uma temperatura agradável ( + ou - 20g ), nublado, por vezes chuviscando.
Então a camera molhou um pouco por conta de chuviscos, vez ou outra ( creio que não dá nada ), mas isso a capa de silicone deve resolver. O que a capa pode provocar é um aumento da temperatura interna
do equipamento provocando um embaçamento no interior da lente, não sei...

Cuidado com essa história de ficar guardando e tirando a camera de uma bolsa, pois só o fato de eu desligar o equipamento quando estava perambulando a procura de algo para fotografar, fez com que a objetiva embaçasse por dentro ( não era o elemento frontal, pois tentei limpar, nem o viewfinder...era dentro da objetiva mesmo ), depois que a deixei ligada ela não embaçou mais.
Então essas diferenças bruscas de temperatura ( dentro da bolsa, fora da bolsa ) mais a umidade, pode te ferrar.

Cobrir ou tampar a lente tbm pode embaçar, mais aí é o elemento frontal, é mais fácil de resolver. Use um filtro ( quase obrigatório ) e/ou um parasol.

Eu sei que essa história de - ta frio então só tira a camera de debaixo do casaco pra fazer um clic - efetivamente não é bem assim. Diferênças bruscas de temperaturas embaçam e criam bolhas nas objetivas.

Eu já tive de desistir várias vezes de fotografar por causa desse tipo de problema. Mas, a capa de silicone pode amenizar ( ou não ) esses problemas....depois vc nos conte, por favor.