Autor Tópico: De onde vem seus clientes?  (Lida 1916 vezes)

edugandolfe

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Online: 23 de Julho de 2014, 22:18:20
Pessoal, estou fazendo esta pesquisa para direcionar meu foco, sei que o Face ajuda muito, pois ali estão as pessoas, no entanto na minha opinião, posso estar errado, e geralmente estou, 90% das pessoas do Face só vêem as fotos, más não querem nada. Penso eu que um Site seria o top, pois pessoas que procuram fotografia vão te encontrar e as chances de fechar negócio são mais concretas. O boca-a-boca é uma boa fonte de negócios tb, um cliente satisfeito sempre traz outros.

Me ajudem dizendo em porcentagem de ondem vem os seus clientes, exemplo 20% Face / 50% site / 30% boca-a-boca ou Parcerias...

Abraços a todos!


Humberto Yoji

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Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2014, 22:38:32
Cara, eu diria que no meu caso é tipo 70% de indicação, 20% do site e só 10% do facebook. Ainda assim, eu acho bem importante ter uma página do facebook, e mais importante ainda ter um site, porque 100% dos clientes quer ver fotos on line.

Abraços


leonobox

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Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2014, 23:30:40
Hj 50% indicação, 40% do meu site e 10% diversos, FB pra mim hj é 0%, se quer saber quase todo mês por exemplo eu fecho um trabalho de pessoas que chegam em mim através do Instagram, e não coloco portfolio lá, mas como posto fotos de making-of e algumas do meu estúdio sempre aparece alguém perguntando sobre trabalhos... mas procuro atualizar o FB sempre que posso, acho valido ter uma boa apresentação em todos os meios de comunicação :ok:
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Thales Souto

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Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2014, 08:33:39
Participando de curioso......
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Mike Castro

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Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2014, 08:35:04
Eu, felizmente tenho um bom relacionamento com três floriculturas e duas promoters/assessoras da cidade. E as donas me indicam muitos eventos.
Então, não tenho uma estatística sólida pra informar de onde vem a indicação.
O Facebook é uma importante ferramenta de divulgação pra mim, uma boa parte dos meus trabalhos eu pego de lá, são meninas que vão fazer 15 anos, olham as fotos das amigas que eu fotografei, e me procuram.

Por alto, digo que meus trabalhos surgem assim:

- 60% indicação de clientes, floriculturas, promoters, etc
- 35% facebook.
- 5% Anúncios em revistas de festas e eventos.

Fatos curiosos: Teve uma mulher que me procurou após ver uma foto minha na coluna social do principal jornal da cidade. Viu meu nome no crédito da foto e me achou no face, srsrsr... E um aniversário uma vez, cuja mãe da menina escreveu no Google: "Fotógrafo Maringá"
Saiu um monte de resultado, entre eles o meu. Foram algumas das poucas vezes que vieram até mim aleatoriamente.

Site eu nunca senti aquela necessidade toda, tenho um blogspot, e os trabalhos bacanas eu posto lá.
Mas pouquíssimas vezes me pediram portfólio digital. Aqui em Maringá, por ser pequena, fácil locomoção, etc, as pessoas preferem vir até o estúdio, ver "com a mão" os álbuns, pôsteres, etc...

 :ok:


C R O I X

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Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2014, 09:24:01
Eu li isso no site da Forbes:

Citar
Spending all your time answering ads and sending out blind résumés? "Longtime job coach Ellis Chase says this is “the number one, catastrophic job search mistake.” People don’t get jobs through blind applications, but rather through networking and people they know".

E isso vale para praticamente tudo pelo que tenho percebido. Quando eu tinha contatos proximo as coisas simplesmente aconteciam para mim quase sem esforco as vezes. Quando passei a nao ter mais contatos proximos, nada acontece nao importa o que eu faca.

Entao, ter contatos que te indique eh a forma de marketing mais eficiente. Facebook, website, instagram, Pinterest, etc, nao servem de nada se ninguem falar deles.

Ja a forma mais eficiente para vc, depende do seu publico. Se vc fotografa criancas pq tem que procurar pais e principalmente maes como alvo de seu marketing. Se fotografa eventos vc tem que procurar empresas que prestam servicos para eventos e tentar acordos. Se fotografa produtos ou editoriais vc tem que procurar pessoas que ja estejam dentro da industria para se relacionar e comecaram a falar de vc, la dentro do ninho.

Uma vez que vc ja esta fotografando para algumas pessoas, eh descobrir em qual midia social esse publico frequenta mais, e atravez dessa midia social fazer contatos online e incentivar que compartilhe seu trabalho "targando" vc nas imagens. Assim para os contatos dos seus clientes te acharem.

E dependendo para o tipo de publico vc trabalha, vc nao precisa estar em nenhuma midia social e nem precisa de um site. Eu acho que a maioria das pessoas que ja me procuraram nunca acessaram o meu site. Mas sim foi apenas pq um fulano falou de mim, a pessoa me procura, marcamos um bate papo e eu levo as minhas fotos para apresentar.

E so pelo fato de ter sido indicado dificilmente a pessoa vai dizer que nao gostou do meu trabalho, seja ele bom ou ruim. Os que recusam acabam sendo aqueles que sabem bem o que procuram, tem isso claro na cabeca, e sabem ver no meu trabalho se tem o que procuram ou nao. Mas isso eh mais para industrias com projestos mais especificos. Para o publico em geral como em casamento, ensaios de familia e demaiseventos, as pessoas mal sabem o que querem. A  unica coisa que sabem eh que querem um "bom fotografo".

Tanto eh que um dos meus conhecidos na Irlanda que fotografava eventos para politicos e celebridades, dizia que as fotos dele nao tem nada de especial e que existia pessoas muito melhor do que ele fora do mercado. Mas o que ele tinha que as demais pessoas nao tinham eram contatos, pessoas no meio politico e artistico falando dele.

Entao a dica que ele me dava eu dou a vc, faca contatos e saiba a maneira efetiva de se comunicar com o seu publico.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 09:28:27 por C R O I X »


Carlos Forti

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Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2014, 09:35:09
 :snack:
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Humberto Yoji

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Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2014, 09:43:58
E so pelo fato de ter sido indicado dificilmente a pessoa vai dizer que nao gostou do meu trabalho, seja ele bom ou ruim. Os que recusam acabam sendo aqueles que sabem bem o que procuram, tem isso claro na cabeca, e sabem ver no meu trabalho se tem o que procuram ou nao. Mas isso eh mais para industrias com projestos mais especificos. Para o publico em geral como em casamento, ensaios de familia e demaiseventos, as pessoas mal sabem o que querem. A  unica coisa que sabem eh que querem um "bom fotografo".

Muito bom!


leonobox

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Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2014, 10:11:34
Entao, ter contatos que te indique eh a forma de marketing mais eficiente. Facebook, website, instagram, Pinterest, etc, nao servem de nada se ninguem falar deles.

Pode ser a mais eficiente, mas dizer que se ninguem fala n serve de nada é um equivoco, mais da metade dos clientes que entram em contato através do meu site dizem que apenas fizeram uma pesquisa por fotógrafos em sites de busca, e entraram em contato unicamente através do meu site, sem referências, e não faço anúncios pagos...
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 10:12:32 por leonobox »
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Eduardo Prado

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Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2014, 10:34:15
No meu caso, como estou no mercado apenas a 7 meses, está na faixa 45% facebook / 55% indicação. (começou com 100% facebook com apenas 2 ensaios de portfólio que não renderam nenhuma indicação por parte dos 'fotografados' kkkkk);
A tendencia é aumentar para 90% apenas com indicação e diminuir o facebook, para isso, além do trabalho realizado, na entrega do serviço realizado, sempre coloco junto um 'mimo' para os clientes :D
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Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2014, 10:55:16
Pode ser a mais eficiente, mas dizer que se ninguem fala n serve de nada é um equivoco, mais da metade dos clientes que entram em contato através do meu site dizem que apenas fizeram uma pesquisa por fotógrafos em sites de busca, e entraram em contato unicamente através do meu site, sem referências, e não faço anúncios pagos...

Existem casos a parte e vc eh um deles. Tudo depende de variaveis como por exemplo, quem sao seus clientes.

Acontece tambem que mesmo sem ser indicado diretamente, ao ver o seu nome as pessoas podem ter reconhecido de alguma forma, e se ela reconhecem eh pq vc esta sendo falado por ai. Pq mais da metade das pessoas virem por um site sem nunca ter ouvido falar, levando em conta que vc trabalha constantemente, eh muita coisa. E claramente nao eh a regra.

So pelo fato de seu site aparecer nos primeiros resultados da pesquisa sem o seu nome ser mencionado na pesquisa ja mostra que o google reconhece que vc esta sendo muito visitado e procurado. Ou vc deve ser mencionado em algum outro/s sites fortes que alavanca o seu site na pesquisa.

E obviamente dependedo tipo de cliente/industria que vc trabalha.
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 11:01:03 por C R O I X »


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Resposta #11 Online: 24 de Julho de 2014, 10:58:07
No meu caso, como estou no mercado apenas a 7 meses, está na faixa 45% facebook / 55% indicação. (começou com 100% facebook com apenas 2 ensaios de portfólio que não renderam nenhuma indicação por parte dos 'fotografados' kkkkk);
A tendencia é aumentar para 90% apenas com indicação e diminuir o facebook, para isso, além do trabalho realizado, na entrega do serviço realizado, sempre coloco junto um 'mimo' para os clientes :D

Mas se vc conseguiu trabalho mostrando no Facebook sem ser mencionado por ninguem, eh os clientes que vc conseguiu foram contatos seus. E isso eh normal, a grande maioria das pessoas tem seus proprios conhecidos (virtualmente ou pessoalmente) como primeiros clientes, quando nao indicado por esses conhecidos.


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Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2014, 11:11:54
No meu caso, eu recebo visitas em media 250 visitas diarias no meu site. Isso pq eu sempre estou divulgando meu blog e participando de discussoes no LinkedIn, Google+, etc. Ja anunciei em jornais, distribui muito cartao de visita. No meu facebook tenho contatos direto (pessoas que conheci e convivi na vida real) de todos os continentes e de tudo que eh pais, trabalhando nas mais variadas industrias. Mas ninguem fala de mim. Nem mesmo meus familiares.
Os trabalhos que eu conseguia antes eram atravez de contatos diretos. Hoje eu estou parado.

O que eu posso dizer com certeza eh que minha comunicacao com o publico eh pessima, nao se identificam comigo e partem para a proxima. Algo que ate estudei em um curso mas por mais que eu tente nao consigo me promover. E muito provavelmente meu trabalho nao agrada o publico em geral.

O negocio esta tao bravo que nem aquelas pessoas que procuram para pagar trocados ou para pedir favores me procuram mais.

Entao acredito que eh a combinacao de "ser falado"+"comunicacao efetiva" (marketing ativo ou passivo).
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 11:13:01 por C R O I X »


Eduardo Prado

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Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2014, 11:56:02
O que eu posso dizer com certeza eh que minha comunicacao com o publico eh pessima, nao se identificam comigo e partem para a proxima. Algo que ate estudei em um curso mas por mais que eu tente nao consigo me promover. E muito provavelmente meu trabalho nao agrada o publico em geral.


Eu tinha esse problema também, durante 2 anos eu fiz no máximo 3 ensaios, não havia retorno de nenhuma forma.  Foi então que eu e mais uma amiga tivemos a ideia de abrir uma "produtora", sem endereço físico sem nada, apenas uma pagina no facebook com um nome bacana e começamos a oferecer nosso trabalho. A diferença de interesse por parte das pessoas foi incrível, de incríveis 3 ensaios em 2 anos para quase 42 trabalhos, apenas em 7 meses.

Deixar de ser um 'fotografo pessoa fisica' e ter uma produtora foi o grande diferencial para atrair publico  :)
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Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2014, 11:59:39

Eu tinha esse problema também, durante 2 anos eu fiz no máximo 3 ensaios, não havia retorno de nenhuma forma.  Foi então que eu e mais uma amiga tivemos a ideia de abrir uma "produtora", sem endereço físico sem nada, apenas uma pagina no facebook com um nome bacana e começamos a oferecer nosso trabalho. A diferença de interesse por parte das pessoas foi incrível, de incríveis 3 ensaios em 2 anos para quase 42 trabalhos, apenas em 7 meses.

Deixar de ser um 'fotografo pessoa fisica' e ter uma produtora foi o grande diferencial para atrair publico  :)

Moral da historia... Preciso fazer amigos.  :D




Aprovetando...
Nao sou nenhum expecialista no assunto nem em nada do que falo aqui no forum. Apenas compartilho o pouco do que experienciei e aprendi. Logo, eu posso estar errado em algo ou ate mesmo em tudo que digo.  :D
« Última modificação: 24 de Julho de 2014, 12:00:20 por C R O I X »