Para casamentos, embora seja possível usar câmeras APS ou DX (60D, 70D, D7000, D7100, D300s), é um mercado muito exigente e o uso de corpo Full Frame é quase uma unanimidade.
Isso depende muito. Em cidades menores, por exemplo, os valores por evento acabam inviabilizando câmeras full frame.
Concordo com o pessoal, casamento é um evento importante e por isso vale a pena alguns cuidados:
- Estudo: livros, cursos e workshops, mantenha-se atualizado;
- Assistente: fotografar sozinho é arriscado, um assistente pode dar cobertura, além de ajudar com iluminação;
- Backup: se a sua câmera parar no meio da cerimônia, o que você faz, senta e chora? Além de levar um processo, sua reputação ficará manchada. É sempre bom ter um corpo reserva, pode ser um modelo mais antigo ou mais simples (no seu caso uma D40, D50 ou D3100), mas que esteja pronto pra entrar em ação. Lente e flash a mesma coisa, pode ser uma lente do kit e um flash mais simples, pois como diz o ditado "Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum".
Sobre equipamento, você precisa pelo menos de um flash (deixando o pop-up como reserva), se a grana está curta um Yongnuo 565 EX é uma opção com bom custo benefício. Um flash externo dá uma boa diferença na qualidade de imagem, por estar num plano mais alto em relação à objetiva, além de te dar possibilidade de rebater no teto ou em uma parede.
O que você acha ruim na 18-55mm? Acha ela muito curta ou não gosta da qualidade? Se a questão for qualidade de imagem, uma opção interessante é a Tamron 17-50 F/2.8, que tem boa ótica além da abertura 2.8. Se a questão for cobertura, tem a 18-105 da própria Nikon, cuja óptica é melhor que essas 18-55 de kit. De toda forma, não venderia a 18-55, deixaria de objetiva de backup.
Se quiser pegar mais uma objetiva, uma opção legal seria a 35mm F/1.8, pra fazer o making of com ela bem aberta e destacando a noite, com fundo desfocado.
T+