Autor Tópico: Flash e lentes ideais para casamento, usando uma Nikon D3200  (Lida 6028 vezes)

carvalhofotografia

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 20 de Janeiro de 2015, 09:56:06
Tenho uma D3200 a mais de dois anos e recentemente comecei a fotografar casamentos, só q estou usando uma 18-55, acho ela muito fraca, também não tenho flash, pois meu foco sempre foi natureza e macro. Gostaria de saber qual o flash ideal (se é que preciso) e as lentes ou a lente que preciso comprar (que não sejam muito caras, pois tenho pouco dinheiro para investimento). Essa câmera é boa? Ou preciso comprar uma melhor?
Grato.
Carvalho.

dimigobbo

• Trade Count: (10)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2015, 10:26:42
Vou dar a mesma resposta que dei em um outro tópico com uma pergunta semelhante:

Se não sabe o que comprar, vc não deveria vender seu serviço.

abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM

cirinho

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2015, 10:59:01
Bem, vou te falar o que eu Uso , e  que no meu Ponto de Vista é essencial
Nas  Três etapas de um Casamento ( externas , make off e a Recepção) Utilizo os seguintes Equipamentos:

SB900
SB800
Nikkor 28mm1.8G
Nikkor 50mm1.8D
Nikkor 85mm1.8D
 :ok:
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED + NIkon 35 2.0D + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.

wanderbilth

• Conhecendo
  • *
  • relaxar ao som do click
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2015, 11:43:17
amigo, se é para trabalho te aconselho a estudar bastante, principalmente sobre flash, já que você domina bem a câmera e, sobre a lente depende de onde estiver fotografando; economia em material para esse tipo de trabalho é complicado, quando se cobra a coisa muda de figura. flash yongnuo 568ex ótimo  c&b e, uma lente bem versátil seria a tamron 17-50mm 2.8 estude mano pesquise bastante vai ser seu nome que vai estar em jogo, boa sorte...

leonobox

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2015, 11:55:31
Vou dar a mesma resposta que dei em um outro tópico com uma pergunta semelhante:
abcs

Pior que é verdade  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).

Sabrinab

• Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2015, 12:16:57
Pior que é verdade  :ok:

3x

Invista em conhecimento...
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8

Lucas M. Dias

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Site
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2015, 16:53:16

abcs

Faço das suas as minhas palavras :ok:

Lizandro Júnior

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2015, 17:18:37
Resposta complicada, porque se você tiver um bom equipamento e não souber utilizar, de nada adiantará.

Primeiro de tudo: Faça casamentos como segundo ou terceiro fotógrafo até ter experiência suficiente para conseguir fotografar um casamento sozinho. Isso não é brincadeira e UM evento que você fizer algo errado e nunca mais terá outra chance novamente.

Equipamento mínimo para um casamento ao meu ver: Câmera boa, lente grande angular (18-105mm, 24-70mm), lente fixa (50mm 1.8, 85mm 1.8), um flash externo, câmera reserva, cartões de memória confiáveis, pilhas reserva, tripé, LED caso tenha.

E uma dica: Nunca fotografe sozinho. Tenha sempre um ajudante como segundo fotógrafo. Como eu disse, é um evento único e que não terá possibilidades de errar.

Aconselho você buscar conhecimentos na área, treinar muito antes e começar como segundo. Depois com o tempo você vai aprendendo todas as manhas e técnicas de um casamento.
2 Nikon D750 | Nikon D610 | Flash SB900| Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX| Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."

egonbouvie

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 08:04:13
Carvalho,casamento é coisa séria (ou deveria ser),vai com calma e ouve o que o amigo Lizandro comentou.Abraços. :ok:

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 12:00:25
Faça um bom curso + workshop de uso de Flash.
O mesmo para Fotografia de Casamento.

Isso tendo em mente que você já fez curso de Fundamentos de Câmera e Fotografia.

Para casamentos, embora seja possível usar câmeras APS ou DX (60D, 70D, D7000, D7100, D300s), é um mercado muito exigente e o uso de corpo Full Frame é quase uma unanimidade.
Usando corpos APS/DX, é fundamental escolher as melhores lentes a fim de "compensar" o sensor menor:
28mm, 35mm, 85mm,  todas f/1.8 ou 1.4.
Essas lentes mais claras e de melhor qualidade também são as preferidas para uso em corpos com sensor FF.

Flashes da marca da câmera para não correr riscos na hora da cerimônia. Mais de um, é claro.
Para Nikon o SB-910 e na Canon pelo menos o 430EX.

Em casamentos é muito comum (e recomendável) o uso de 2 corpos, cada um com uma lente, a fim de não perder tempo trocando de objetivas.

Não é um tipo de segmento da fotografia que se possa fazer muita economia no equipamento por conta da responsabilidade envolvida na cobertura do evento.
Se ocorrer um problema grave o fotografo pode ser processado pelos erros cometidos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva

Duron Maniac

• Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 22:13:40
Para casamentos, embora seja possível usar câmeras APS ou DX (60D, 70D, D7000, D7100, D300s), é um mercado muito exigente e o uso de corpo Full Frame é quase uma unanimidade.

Isso depende muito. Em cidades menores, por exemplo, os valores por evento acabam inviabilizando câmeras full frame.

Concordo com o pessoal, casamento é um evento importante e por isso vale a pena alguns cuidados:
- Estudo: livros, cursos e workshops, mantenha-se atualizado;
- Assistente: fotografar sozinho é arriscado, um assistente pode dar cobertura, além de ajudar com iluminação;
- Backup: se a sua câmera parar no meio da cerimônia, o que você faz, senta e chora? Além de levar um processo, sua reputação ficará manchada. É sempre bom ter um corpo reserva, pode ser um modelo mais antigo ou mais simples (no seu caso uma D40, D50 ou D3100), mas que esteja pronto pra entrar em ação. Lente e flash a mesma coisa, pode ser uma lente do kit e um flash mais simples, pois como diz o ditado "Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum".

Sobre equipamento, você precisa pelo menos de um flash (deixando o pop-up como reserva), se a grana está curta um Yongnuo 565 EX é uma opção com bom custo benefício. Um flash externo dá uma boa diferença na qualidade de imagem, por estar num plano mais alto em relação à objetiva, além de te dar possibilidade de rebater no teto ou em uma parede.

O que você acha ruim na 18-55mm? Acha ela muito curta ou não gosta da qualidade? Se a questão for qualidade de imagem, uma opção interessante é a Tamron 17-50 F/2.8, que tem boa ótica além da abertura 2.8. Se a questão for cobertura, tem a 18-105 da própria Nikon, cuja óptica é melhor que essas 18-55 de kit. De toda forma, não venderia a 18-55, deixaria de objetiva de backup.

Se quiser pegar mais uma objetiva, uma opção legal seria a 35mm F/1.8, pra fazer o making of com ela bem aberta e destacando a noite, com fundo desfocado.

T+