Autor Tópico: Mais um aniversário  (Lida 2542 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:09:39
Olá pessoal,

Mais uma vez, revi o tratamento aplicado em meus trabalhos. Se for aprovado, provavelmente será o definitivo
 :) :)

O que acharam?

1-
DSC_2195 by rafa_palmeira, on Flickr

2-
DSC_2275 by rafa_palmeira, on Flickr

3-
DSC_2200 by rafa_palmeira, on Flickr

4-
DSC_2270 by rafa_palmeira, on Flickr

5-
DSC_2268 by rafa_palmeira, on Flickr

6-
DSC_2414 by rafa_palmeira, on Flickr

7-
DSC_2331 by rafa_palmeira, on Flickr

8-
DSC_2307 by rafa_palmeira, on Flickr

9-
DSC_2299 by rafa_palmeira, on Flickr

10-
DSC_2277 by rafa_palmeira, on Flickr

11-
DSC_2255 by rafa_palmeira, on Flickr

12-
DSC_2210 by rafa_palmeira, on Flickr

13-
DSC_2212 by rafa_palmeira, on Flickr

14-
DSC_2235 by rafa_palmeira, on Flickr

15-
DSC_2242 by rafa_palmeira, on Flickr

16-
DSC_2447 by rafa_palmeira, on Flickr

17-
DSC_0101 by rafa_palmeira, on Flickr

18-
DSC_3114 by rafa_palmeira, on Flickr

19-
DSC_3121 by rafa_palmeira, on Flickr

20-
DSC_2984 by rafa_palmeira, on Flickr

21-
DSC_2360 by rafa_palmeira, on Flickr

Obrigado!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2015, 15:21:45
Ficaram excelentes!

Só acho que em algumas ficaram superexpostas... Mas é pouca coisa.

Na edição mesmo você consegue mudar.

Lógico que pode ser que você queira que elas fiquem nesse estilo mesmo, então é gosto.

Parabéns!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2015, 15:47:37
Gostei bastante Rafa, o tratamento ficou bem uniforme. Acho que captou bem o clima de aniversário infantil. Parabéns. :clap:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2015, 16:17:10
Vou rever a questão do tratamento em casa (monitor calibrado), mas ficaram bem legais as fotos.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2015, 17:05:37
Qual a objetiva utilizada??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:08:04
Todas as fotos muito bem executadas e tratadas. Alguns pontos que me chamaram a atenção:

- Que nitidez desse conjunto 17-55 2.8 + D7100
- Percebi uma AC ou coisa parecida bem forte nos olhos da criança e dos bonequinhos nas fotos 4 e 15
- Pena que na foto 20 o foco não ficou no lugar certo

Composições tradicionais e manjadas mas que sempre ficam bem em qualquer foto de aniversário infantil (eu mesmo uso de composições muito parecidas).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:11:22
Ficaram excelentes!

Só acho que em algumas ficaram superexpostas... Mas é pouca coisa.

Na edição mesmo você consegue mudar.

Lógico que pode ser que você queira que elas fiquem nesse estilo mesmo, então é gosto.

Parabéns!

Oi Lizandro, eu adoto a edição levemente superexposta como estilo próprio mesmo, principalmente em temas infantis.
Obrigado pelo comentário.
Abraços.

Gostei bastante Rafa, o tratamento ficou bem uniforme. Acho que captou bem o clima de aniversário infantil. Parabéns. :clap:

Valeu Douglas, muito obrigado.
 :ok:


Vou rever a questão do tratamento em casa (monitor calibrado), mas ficaram bem legais as fotos.

Abcs

Valeu dimigobbo.
A questão do tratamento foi porque os outros aniversários que postei acharam as cores excessivamente saturadas (também achei, depois de um certo distanciamento no tempo.

Qual a objetiva utilizada??

Esse foi o primeiro aniversário que fiz usando duas câmeras com a alça dupla tipo black rapid. Mas por só ter um flash senti certa dificuldade (estou resolvendo isso assim que o Nakamura voltar.  :D)

No caso, todas as fotos foram feitas com a D7100 + Nikkor 17-55mm f/2.8, com excessão da 17, que foi feita com a D3100 e a Tokina 11-16mm f/2.8 (mudei o flash pra essa câmera na foto).

Abraços.


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:16:25
- Percebi uma AC ou coisa parecida bem forte nos olhos da criança e dos bonequinhos nas fotos 4 e 15


Me desculpem, mas o que é uma AC?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:19:57
Todas as fotos muito bem executadas e tratadas. Alguns pontos que me chamaram a atenção:

- Que nitidez desse conjunto 17-55 2.8 + D7100
- Percebi uma AC ou coisa parecida bem forte nos olhos da criança e dos bonequinhos nas fotos 4 e 15
- Pena que na foto 20 o foco não ficou no lugar certo

Composições tradicionais e manjadas mas que sempre ficam bem em qualquer foto de aniversário infantil (eu mesmo uso de composições muito parecidas).

Valeu Thales, muito obrigado.

O conjunto é mesmo excelente, mas pretendo trocas a 17-55mm pela 24-70mm.
 :)

A 17-55mm tem um nível perceptível de AC f/2.8. Esqueci de tratar, vou dar uma revisada.

Pena que perdi algumas fotos por questão do foco, talvez tenha que rever minha forma de focar.

As composições a gente tem que jogar um pouco no manjado mesmo. A única que ousei um pouco mais, dentre as postadas, foi a 17.
 :ok: :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:20:12


Me desculpem, mas o que é uma AC?

Aberração cromática.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:17:13
Olá, parabéns pelas fotos.
Gostei da uniformidade do tratamento, gosto de seu estilo de deixar as fotos mais "expostas" acredito que combina muito bem com o tema de festa infantil, transmite um ar "angelical", sei lá ..... gosto do resultado!

Percebi também a aberração cromática na foto 4, porém na foto 15 abri no flickr e não sei se é AC ou um reflexo no olho da criança, realmente ficou meio estranho...

Vi o outro ensaio que postou e acredito que agora acertou em relação a saturação da cores, achei muito bom...

Parabéns pelos resultados   :clap: :clap:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2015, 22:59:21
Olá, parabéns pelas fotos.
Gostei da uniformidade do tratamento, gosto de seu estilo de deixar as fotos mais "expostas" acredito que combina muito bem com o tema de festa infantil, transmite um ar "angelical", sei lá ..... gosto do resultado!

Percebi também a aberração cromática na foto 4, porém na foto 15 abri no flickr e não sei se é AC ou um reflexo no olho da criança, realmente ficou meio estranho...

Vi o outro ensaio que postou e acredito que agora acertou em relação a saturação da cores, achei muito bom...

Parabéns pelos resultados   :clap: :clap:

Mto obrigado cara.

Fico feliz que gostou.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:40:00
O que eu ia dizer da super exposição já falaram...e voce diz que adota, então beleza! :ok:

Sobre o AC, eu percebi nas fotos 4,7, 8 e 17(Na 15 não consegui perceber AC, mesmo usando a Magnifier do windows).

Nas 5 e 9, chamo a atenção para o halo de cor que forma envolta dos doces, na 5 percebe um halo branco envolta das pétalas rosas mais ao fundo e na 9 halo laranja nas abóboras mais a frente do prato, eu não me recordo do nome dado a esse halo que acontece quando a gente puxa muito uma cor e ela cria essa borda envolta, é o mesmo princípio que ocorre quando em uma imagem você excede no uso do Unsharp Mask e na imagem começa a criar uma borda. Se eu me lembrar e posto aqui.

A saturação melhorou drasticamente desde a última vez. :ok:

Tente ter mais controle no uso de aberturas pois ví algumas fotos que voce usou 2.8 e parte do motivo ficou desfocada por causa do DOF mais curto, quando elas poderiam estar focadas com o resto da composição, como na foto 4 em que você poderia ter todos os bichos em foco se destacando do fundo.

Se você vai sempre fazer esse tipo de evento procure memorizar as distâncias que voce fica dos objetos para acertar o DOF que cada DF te entrega foco quando voce está relacionado a certa distância do objeto. :ok:

Eu já tentei fazer isso, mas como não faço evento e sempre fico variando minha fotografia, eu nunca sei direito de cabeça o DOF total que tenho de certo objeto a certa distância, mas isso é treino mesmo, conhecendo a lente voce se acostuma a estar na distância correta e ter o DOF certo para destacar o que precisa.

No exemplo da foto 4 ví que voce usou:

DF:55mm
Apt:f/2.8

Usando uma calculadora, eu acho que você estava a 1 ou 1,5 metros mais ou menos do objeto.
O que te deu um DOF de 4cm.

Se voce estivesse usando uma bertura de f/11 na mesma DF 55mm e distância, voce teria um DOF de 14cm.

E se voce usasse por exemplo DF 35mm mas na abertura de f/2.8 e distância, voce teria um DOF de 9cm.
Fábio Pedro.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:42:59
Não é AC é o "micro-contraste".

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:49:38
O que eu ia dizer da super exposição já falaram...e voce diz que adota, então beleza! :ok:

Sobre o AC, eu percebi nas fotos 4,7, 8 e 17(Na 15 não consegui perceber AC, mesmo usando a Magnifier do windows).

Nas 5 e 9, chamo a atenção para o halo de cor que forma envolta dos doces, na 5 percebe um halo branco envolta das pétalas rosas mais ao fundo e na 9 halo laranja nas abóboras mais a frente do prato, eu não me recordo do nome dado a esse halo que acontece quando a gente puxa muito uma cor e ela cria essa borda envolta, é o mesmo princípio que ocorre quando em uma imagem você excede no uso do Unsharp Mask e na imagem começa a criar uma borda. Se eu me lembrar e posto aqui.

A saturação melhorou drasticamente desde a última vez. :ok:

Tente ter mais controle no uso de aberturas pois ví algumas fotos que voce usou 2.8 e parte do motivo ficou desfocada por causa do DOF mais curto, quando elas poderiam estar focadas com o resto da composição, como na foto 4 em que você poderia ter todos os bichos em foco se destacando do fundo.

Se você vai sempre fazer esse tipo de evento procure memorizar as distâncias que voce fica dos objetos para acertar o DOF que cada DF te entrega foco quando voce está relacionado a certa distância do objeto. :ok:

Eu já tentei fazer isso, mas como não faço evento e sempre fico variando minha fotografia, eu nunca sei direito de cabeça o DOF total que tenho de certo objeto a certa distância, mas isso é treino mesmo, conhecendo a lente voce se acostuma a estar na distância correta e ter o DOF certo para destacar o que precisa.

No exemplo da foto 4 ví que voce usou:

DF:55mm
Apt:f/2.8

Usando uma calculadora, eu acho que você estava a 1 ou 1,5 metros mais ou menos do objeto.
O que te deu um DOF de 4cm.

Se voce estivesse usando uma bertura de f/11 na mesma DF 55mm e distância, voce teria um DOF de 14cm.

E se voce usasse por exemplo DF 35mm mas na abertura de f/2.8 e distância, voce teria um DOF de 9cm.


Por favor, você se importaria de me explicar o que é DOF e DF? Obrigado.