Autor Tópico: Aos entendidos... colocar pneus mais altos no carro  (Lida 24629 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.472
Online: 30 de Janeiro de 2015, 13:48:36
Acho que aqui vou encontrar alguém entendido que vai poder me dar uma luz.  :D
Eu tenho um Uno Way desse novo, queria colocar pneus que são 2 cm mais altos do que os originais (mesma largura). Mecânicos já me falaram que não tem problema. Até hj só uma pessoa disse que tem, alegando que seria algo prejudicial à estrutura do carro.
Bem, considerando-se que (até onde me consta) o Uno Way 1.0 e o Uno Way 1.4 são exatamente os mesmos (fora o motor) e o 1.4 usa pneus de uso misto (1 cm mais alto), imagino que acrescentar mais 1 cm não vai ter problema.
Alguém me confirma? Eu realmente queria aumentar um tiquinho a altura do carro.  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.956
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2015, 13:56:57
O que acontece é qe o velocimetro vai marcar um tiquinho a menos,  e as relações de marcha serao um pouco alongadas.
seu carro vai perder um pouquinho (bem pouco mesmo) desempenho,  ficando mais lento nas acelerações.
Tambem o centro de gravidade sera alterado,  deixando o carro uma mixaria mais instável.
É provavel que vc nem sinta as diferenças, mas elas existem.

passa as medidas dos pneus, o atual e o que pretende colocar, pra ver se dá mta diferença.



ramonrios

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 109
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2015, 14:01:07
Helena,

Tecnicamente falando, vc não pode aumentar a altura dos pneus sem diminuir o tamanho da roda. Se a roda do seu carro for Aro 14, imagino que seja, vc teria que trocar a roda para Aro 13, assim pra compensar a diminuição do tamanho da roda, vc colocaria pneus mais altos. O diâmetro total de roda + pneu tem que ser sempre igual ao original. Alterações que saiam desse padrão, prejudicam vários aspectos no carro, como dirigibilidade, suspensão e principalmente a marcação de velocidade e Km do hodômetro do carro, pq, se não me engano, eles funcionam pela quantidade de voltas da roda, então, se vc aumenta ou diminui, vc altera o cálculo feito para o que aparece nos mostradores do veículo (hodômetro).
Sony Nex-F3 + 18-55mm do kit + Sel50f18 + Sel55210 + Pentacon 29mm F2.8 + Flash HVL-F20S + YN560II
https://www.flickr.com/photos/ramonrios/


Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.472
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2015, 14:37:32
O que acontece é qe o velocimetro vai marcar um tiquinho a menos,  e as relações de marcha serao um pouco alongadas.
seu carro vai perder um pouquinho (bem pouco mesmo) desempenho,  ficando mais lento nas acelerações.
Tambem o centro de gravidade sera alterado,  deixando o carro uma mixaria mais instável.
É provavel que vc nem sinta as diferenças, mas elas existem.

passa as medidas dos pneus, o atual e o que pretende colocar, pra ver se dá mta diferença.

Bem, o meu é 175/65 R14 32T (esse 32T é algo importante, que deva ser considerado, ou é só modelo?).E acho que a especificação do outro seria 175/80 R14 (mesma largura, porém mais alto).
E essas coisas de velocímetro já tinham me falado, e dá pra viver com isso (inclusive já me falaram de aumento de consumo...) e com o resto (diminuição do desempenho e LEVE instabilidade. LEVE, rs). Se fosse só isso... Mas aí vem a msg abaixo:

Helena,

Tecnicamente falando, vc não pode aumentar a altura dos pneus sem diminuir o tamanho da roda. Se a roda do seu carro for Aro 14, imagino que seja, vc teria que trocar a roda para Aro 13, assim pra compensar a diminuição do tamanho da roda, vc colocaria pneus mais altos. O diâmetro total de roda + pneu tem que ser sempre igual ao original. Alterações que saiam desse padrão, prejudicam vários aspectos no carro, como dirigibilidade, suspensão e principalmente a marcação de velocidade e Km do hodômetro do carro, pq, se não me engano, eles funcionam pela quantidade de voltas da roda, então, se vc aumenta ou diminui, vc altera o cálculo feito para o que aparece nos mostradores do veículo (hodômetro).

Pois é, como eu disse ali em cima, eu já tinha conhecimento dessa questão de marcação de velocidade e km do hodômetro. Isso sinceramente, não me preocuparia. Mas se rolam riscos para a suspensão, aí sim, é algo bem danoso, e é esse tipo de dano que não quero.
E diminuir as rodas não permitiria o meu objetivo, que é dar uma aumentadinha na altura.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 14:41:39 por Helena Bsb »




Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2015, 15:39:43
Curiosidade... pra q vc quer aumentar a altura do carro?
O Uno tá longe de ser um carro baixo.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.472
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2015, 15:43:25
Curiosidade... pra q vc quer aumentar a altura do carro?
O Uno tá longe de ser um carro baixo.

Pras estradas de terra da Chapada, é ainda melhor.  :ok:
E para alguns alagamentos pós-chuva aqui da cidade tbém.
O Mille Way é mais alto do que o Uno Way. Eles poderiam ter caprichado um pouco mais na altura do Uno, deixado igual ao mille.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 15:44:06 por Helena Bsb »


miura

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2015, 16:31:49
É, vai dar aí uns 2,5cm a mais de altura com essa troca de pneu. Vai dar 9% de erro (vai marcar menos do que a velocidade real) no velocímetro. Como os carros tem em torno de 5% de erro já para mais, a diferença prática vai ser menor.

Quanto ao "32T", não seria 82T? É o índice de carga e velocidade máxima do pneu. Assumindo que seja 82T, o 82 significa que cada pneu suporta 475kg de carga. O T significa que o pneu roda no máximo até 190km/h. Isso influi mais na verdade na dureza dos pneus. Quanto maior a velocidade máxima dos pneus, eles tendem a ser mais duros para suportar a rotação ...


miura

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2015, 16:37:12
Ah, e tecnicamente falando, mudar o diâmetro externo do conjunto pneu e roda é contra a lei ...


Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.472
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2015, 17:56:15
É, vai dar aí uns 2,5cm a mais de altura com essa troca de pneu. Vai dar 9% de erro (vai marcar menos do que a velocidade real) no velocímetro. Como os carros tem em torno de 5% de erro já para mais, a diferença prática vai ser menor.

Quanto ao "32T", não seria 82T? É o índice de carga e velocidade máxima do pneu. Assumindo que seja 82T, o 82 significa que cada pneu suporta 475kg de carga. O T significa que o pneu roda no máximo até 190km/h. Isso influi mais na verdade na dureza dos pneus. Quanto maior a velocidade máxima dos pneus, eles tendem a ser mais duros para suportar a rotação ...

É 82 sim. :ok:
só enxerguei metade do 8, rs. Bem que eu tava achando estranho não ver nos sites de pneus nada com 32T.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 17:57:23 por Helena Bsb »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.091
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2015, 18:18:22
Não dá nada, além das diferenças que o Mike citou. É muito pouca diferença na prática.

Eu tinha um Fiesta 175/70R13 e troquei por 185/70R13. Não morri e o carro não explodiu kkkkkkkkk

Não precisa trocar de aro para compensar nem ninguém vai ficar reparando se a medida é original ou não para dar multa.
D600 - E-M10


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 1.987
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2015, 19:53:42
Devo iniciar indicando que a Legislação permite a mudança de rora/pneu, desde que mantenha o mesmo diâmetro do conjunto original. Tal legislação foi feita mais pensando em mudanças de quem rebaixa suspensão, mas como escrito A norma ficou geral. Cono jipeiro conHeço relativamente bem o tema de aumento de diâmetro. 1cm não deve fazer diferença, mas aumentos de diâmetro podem fazer o conjunto tocar a lataria por dentro (o que se corrige levantando a suspensão para compensar o aumento do diâmetro do jogo roda/pneu. Por vezes sendo necessário um novo batente da compressão máxima da mola. Em alguns casos o pneu toca a longarina do chassi (o que se resolve com espaçadores) e finalmente, caso a pneu saia do paralama (não é o teu caso, mas acontece com jipes modificados), necessita-se de alargadores de paralama. Se a mudança é significativa, a ponto do carro ficar xoxo em subidas, recorre-se a kits de redução, mas isso já foge ao tópico.

Nas vistorias costumam ver se a suspensão foi rebaixada ou se o pneu está para fora do para lamas da viatura, principalmente.

Para uma mudança de apenas 1cm, especialmente se outro. Odelo do mesmo veículo não tem o problema do jogo tocar na lataria ou no chassi (ou monobloco) não deves ter problema. Se por um acaso encostar, resta levantar a suspensão em 1cm (e talvez baixar o batente da suspensão no mesmo 1cm). Não deve ser teu caso.

A propósito, o velocímetro de todo veículo saído de fábrica mostra cerca de 5km/h acima da velocidade real (podes comoarar com o GPs). Quando o pneu aumenta a diferença fica menor. No meu caso, a diferença passou de 5km/h para zero...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 19:59:14 por jauvane »
JVc.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2015, 20:09:00
Resposta simples e direta: Não pode fazer esta alteração.

65 para 80 é muita diferença, não pode alterar apenas a altura sem mexer nos outros parâmetros

Existe uma proporção e ela deve ser seguida entre Aro x altura x diâmetro... os engenheiros não passam tanto tempo estudando a toa.... a configuração de fabrica é precisa.

No seu caso teria que usar roda Aro 13 e a diferença seria na diminuição de ruido interno em situação de ruas de terra, buracos, etc...

Tem varias calculadoras na internet... uma delas é esta: http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/

Na prática, nunca vi nenhum carro utilizar pneu 175/80
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 20:12:16 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.472
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2015, 20:26:17
Resposta simples e direta: Não pode fazer esta alteração.

65 para 80 é muita diferença, não pode alterar apenas a altura sem mexer nos outros parâmetros

Existe uma proporção e ela deve ser seguida entre Aro x altura x diâmetro... os engenheiros não passam tanto tempo estudando a toa.... a configuração de fabrica é precisa.

No seu caso teria que usar roda Aro 13 e a diferença seria na diminuição de ruido interno em situação de ruas de terra, buracos, etc...

Tem varias calculadoras na internet... uma delas é esta: http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/

Na prática, nunca vi nenhum carro utilizar pneu 175/80

Minha irmã fez o contrário... o dela era um palio weekend que vinha acho que com esse pneu 80, ou o 70 (provavelmente o 70). Mudou para o 65 e não teve qualquer problema. Aliás, teve que ajustar a suspensão, e só.

Jauvane, aqui não tem vistoria.  :D
Enfim, acho que pra mim seria o 175/70 mesmo, e não 80. com certeza não bate na lata. OU então o pneu de uso misto que vem no Way 1.4, que é 1 cm mais alto em um carro que é exatamente o mesmo projeto, ou seja, não entendo como 1cm pode fazer tanta diferença. Mas pra me certificar, vim consultar.

Mike, considere o 175/70.

Kokimoto, a sua mudança foi apenas na largura, e não na altura. Meu antigo Paliozinho, acho que fiz isso tbém... coloquei um pneu mais largo e não tive qualquer problema.


Editando: fui olhas as especificações do uno way 1.4. O pneu é 175/70 mesmo, o que definitivamente diz pra mim que essa troca não tem problema. o way antigo tbém vinha com esse mesmo pneu, ou seja, mesmo se houvesse aí uma desculpa de alguma alteração de projeto no modelo novo do uno, o primeiro modelo já vinha com esse pneu (deixei anotado aqui exatamente para consultas futuras): Pirelli Scorpion 175/70 R14 ATR.
Só é um pneu BEM mais caro...  :shock:
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 20:40:34 por Helena Bsb »


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 111
Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2015, 21:27:32
Kokimoto, a sua mudança foi apenas na largura, e não na altura.

Helena, houve aumento na altura também.  Esse valor /70 representa um percentual sobre a largura da banda de rodagem.  No caso em questão:

Pneu 175/70 -> Largura da banda 175mm, Altura do pneu (175 * 70%) 122,5 mm
Pneu 185/70 -> Largura da banda 185mm, Altura do pneu (185 * 70%) 129,5 mm

Sobre esse pneu Scorpion, se ele for o que eu estou pensando, ele é beeem barulhento no asfalto.

 :ok: