Autor Tópico: Resolution Wars: Can a 16mp Four Thirds camera out-resolve a 36mp full frame?  (Lida 1625 vezes)

Pictus

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Nikon D810  :fight: Olympus OM-D E-M5 II
Resolution Wars: Can a 16mp Four Thirds camera out-resolve a 36mp full frame? :ponder:
http://www.imaging-resource.com/news/2015/02/05/resolution-wars-can-a-16mp-four-thirds-camera-best-a-36mp-full-frame

O RawTherapee já consegue converter. :ok:
http://rawtherapee.com/downloads

RAWs:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/nikon-d810/D810hSLI00200NR0.NEF.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/olympus-e-m5-ii/EM52hSLI00200_HR.ORF.HTM


A imagem final não tem moiré, mas é meio soft...
Aplicando Topaz Infocus + Topaz Detail o resultado é ok, fica +- próximo da D810 sem tratamento.
O RawTherapee tem deconvolution e "local contrast", mas preferi usar os plug-ins da Topaz por conseguir
um resultado o mais próximo possível da D810, uma imagem sharp com o mínimo de artefatos...

RawTherapee profiles(meus ajustes)
https://dl.dropboxusercontent.com/u/4686872/RT_D810_E-M5II.ZIP

JPGs
http://www.mediafire.com/download/9yilzad7s9omiwr/D810_E-M5II.ZIP
A imagem da E-M5II foi reduzida(RawTherapee) para ficar +- no tamanho da D810 e a
da D810 foi cropada para ficar na proporção da E-M5II.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 03:31:40 por Pictus »


Mauro.assis

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Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 08:37:54
  :doh: - :ok: :ok: :ok:

Novas tecnologias e novos sensores , há um tempo atras ( não muito ) - falaram que o micro 4/3 ja nasceu morto e que era um sistema que não tinha futuro - quem ia comprar uma câmera com sensor minusculo e "gerando" muito ruido ( em comparação ao APS e 35m) ????  :ponder: :ponder: :ponder: - e o sensor 2/3 - já conseguia fazer imagem com bastante detalhes .
Hoje vemos que não só m4/3 - como a maioria da mirrorless estão mudando esse "modo". Dá pra "brigar" com grandes (FF) .

ABRS. 
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 08:38:26 por Mauro.assis »


Lordakner

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Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 09:21:32
Seria muito legal se incluísse a Sigma  DP Merrill.
:)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
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ALEXFIGUEIREDO

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Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 13:11:13
Seria muito legal se incluísse a Sigma  DP Merrill.
:)

2x  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
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AFShalders

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Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 13:43:47
Eu acho que a DP Merrill janta as outras. Pelo menos todas as imagens que fiz chegam a chocar em termos de nitidez.

Não sou fã do Topaz, acho que o RT bem usado ou o DxO com o perfil ótico adequado matam a pau.Vou baixar aqui e testar.

Quanto ao tamanho do sensor, não tem nada a ver com resolução de detalhes. Basta pegar um Foveon de 4.7 MP pré Merrill e comparar com as de 10 MP da época.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 13:50:03 por AFShalders »
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AFShalders

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Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 14:09:50
Na verdade a imagem da D800 original está fora de foco.

Aqui tem ela tratada no DxO. Não consegui abrir o da Oly ainda.
Tem que clicar na imagem porque o redutor aqui ferra com a qualidade.

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Pictus

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Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 19:20:07
Seria muito legal se incluísse a Sigma  DP Merrill.
:)

RAW da Sigma
http://www.imaging-resource.com/PRODS/sigma-dp2-quattro/DP2QhSLI0100H.X3F.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/SD1/SD1hSLI0100.X3F.HTM

O Conversor
http://www.sigma-global.com/en/download/cameras/sigma-photo-pro/

O conversor da Sigma aplica por default(não tem como desligar) algum tipo
de contraste local, nego andou reclamando que as QUATTRO estavam piores do que
as Merrill... Resultado a versão 6.2 do conversor aplica muito contraste local e a imagem
das QUATTRO tá uma kaka... :(
O cabra lá da Sigma devia estar com muito Saquê nas ideias quando fez o conversor de RAW... :shock:
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 19:26:19 por Pictus »


Pictus

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Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 19:23:49
Na verdade a imagem da D800 original está fora de foco.

Aqui tem ela tratada no DxO. Não consegui abrir o da Oly ainda.
Tem que clicar na imagem porque o redutor aqui ferra com a qualidade.
Só o RawTherapee abre, use meus profiles...
Para comparação em 100% a sua imagem está com com muitos artefatos, halos brancos
muito evidentes.


AFShalders

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Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 19:26:27
Só o RawTherapee abre, use meus profiles...
Para comparação em 100% a sua imagem está com com muitos artefatos, halos brancos
muito evidentes.

Cara eu fiz isso em 10 segundos... Só ter mais cuidado que fica show.
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Claudio Rombauer

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Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 17:36:04
Que show isso pra still. Multiplica a capacidade ótica das objetivas e mantém a profundidade de campo do m4/3. Usaria isso tranquilamente no meu trabalho.


AFShalders

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Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 17:52:33
Quem começou com isso de sensor shifting foi a Ricoh em 1999 com a RDC7. Funciona bem para still.

Basicamente é o bom e velho algoritmo de super resolution usado em video ha décadas. Isso sempre foi usado na área científica, funciona também para reduzir o ruido.

Continuo achando essas Olympus muito legais, mas com a rede de assistencia técnica deles aqui no Brasil fica difícil...  >:(
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2015, 17:56:09 por AFShalders »
Ética não é negociável.

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Kokimoto

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Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 18:59:40
Legal Shalders, nao sabia. Tanto eh q a ricoh vai aplicar isso na nova pentax full frame.
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Claudio Rombauer

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Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 19:46:52
Quem poderia trazer isso em uma ff é a própria Sony, que já seguiu a Olympus no estabilizador. Acho que a nova A7r pode vir com shift. Ai não tem como não comprar uma.


marciok

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Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 22:58:43
Quem poderia trazer isso em uma ff é a própria Sony, que já seguiu a Olympus no estabilizador. Acho que a nova A7r pode vir com shift. Ai não tem como não comprar uma.

Vão primeiro precisar habilitar electronic shutter na A7r, pois com aquele shutter de Pentax 67 fica complicado. :) Mas isso deve ser relativamente fácil.

Mas para uma câmera de 36mp acho que seria menos lógico esse recurso. Já para uma A7 III ou para uma A7S...

Mas acho que a Pentax vai vir com uma APS-C com esse recurso - eles já tem uma que simula filtro OLPF com movimento do sensor, já teve ter mais experiência com isso.
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

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Kokimoto

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Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 23:10:30
Achei interessante esse comentário do Thom Hogan sobre a funcionalidade da Olympikus:

http://www.dslrbodies.com/newsviews/the-downside-to-more-pixels.html

Meanwhile, over at Olympus, the E-M5II takes a massive 128 megapixels worth of data for their new Hi-Res mode. Yet it outputs that as only half that in raw (63mp) and one-third in JPEG (40mp). Looking closer, it appears that the E-M5II doesn’t actually take eight perfectly-exposed shots, nor does the raw file give you access to the original data for those shots. By perfectly exposed, I mean 8x the metered shutter speed should be the length of time the eight shots take, all at the metered shutter speed. But they don’t. They take far less. So the camera is underexposing the shot stack and counting on the alignment of the R, G, and B patterns to make up for the noise that would be produced in doing so.

When I first saw the 40mp JPEG samples from the camera, I wondered about them. It seemed they were a little low in contrast to me, with a low noise threshold. Yet also high in acuity. That’s an odd juxtaposition. What we know at this point is that for raw files, Olympus does some sort of interpolation of pixel data from the aligned and half-aligned four-shot sets. Worse, the red and blue data is clipped (at 2000 max in 12-bit data terms after black subtraction, while the green channel is clipped at 3840). If we were really using all 12 bits, we should have as many as 4096 values at each location, though this gets us in a discussion about what “black” is.

What seems to be happening is the multiple shots are lowering noise, lowering dynamic range, and increasing resolution/acuity. Oh, and for some reason the file format is packed, but not compressed, meaning that file sizes are breaking 100MB (and remember, a lot of that data is clipped, wasting bits that aren’t getting compressed).

Olympus users will ultimately be a tiny bit disappointed in these new big megapixel files, I think. Especially since there seems to be a great deal of confusion about how data gets into those Olympus raw files in the first place. We have some sort of “cooked” raw, not the raw data from the original eight exposures, thus we’re left at Olympus’ whim.

When I saw what they were doing, I immediately asked myself why couldn’t they provide us with either (1) a full 32mp 12-bit RGB file (essentially a really clean 32mp TIFF), or (2) the eight data sets so we could combine them as we see fit?

Olympus missed out on creating the best possible black and white digital camera we’ve seen, by the way. We should have a minimum of 32mp really clean luminance resolution, but with full color information that can be used to “filter” the monochrome results without the usual noise propagation.
D600 - E-M10