Autor Tópico: CAMERAS DSLR  (Lida 2493 vezes)

nicnoc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 15 de Outubro de 2006, 15:28:21
:mf_w00t2:

Porque mas câmeras DSLR não mostram o preview da imagem no LCD screen?
Denise


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2006, 16:43:25
Porque o sensor delas não fica sendo exposto à luz todo o tempo.

Em lugar do preview você vê a imagem que passa pela lente através de um sistema de prismas e espelhos.

Apenas na hora do disparo o sensor é exposto.

 


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2006, 16:58:47
Já tem alguns modelos que permitem, como a Olympus E330

Deutschland

Flickr


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2006, 21:15:25
Citar
Já tem alguns modelos que permitem, como a Olympus E330

Oi, Marcelo,
Essa Olympus, consig informações dela onde?  Qto custa? vc tem uma dessa?  

abraços,
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2006, 22:47:10
Olha não tenho o preço dessa Olympus, só vou dar uma opinião, é muito mais fácil compor pelo view do que pelo lcd,m além de te dar mais firmeza na hora do click.

Aliás essa Olympus vai te dar as duas opções
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2006, 22:52:25
Citar
Olha não tenho o preço dessa Olympus, só vou dar uma opinião, é muito mais fácil compor pelo view do que pelo lcd,m além de te dar mais firmeza na hora do click.

Aliás essa Olympus vai te dar as duas opções
Concordo com o Alex. Compor pelo LCD é ruim demais, principalmente se a luz do sol tiver batendo direto nele!
Outros problemas são:
- Consumo de bateria
- Falta de estabilidade (treme muito)
- Não consigo ver todos os detalhes com calma, como no viewfinder

Viewfinder é muuuito melhor (na minha opinião).
 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2006, 02:36:28
Concordo com todo mundo... :)
View finder é muito superior, se vai comprar uma SLR pra fotografar pelo LCD compre uma prossumer que é mais barato... A principal vantagem do LCD é exatamente o viewfinder.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2006, 03:48:23
Citar
Concordo com todo mundo... :)
View finder é muito superior, se vai comprar uma SLR pra fotografar pelo LCD compre uma prossumer que é mais barato... A principal vantagem do LCD é exatamente o viewfinder.
Denise,

Tenho uma Fuji S9000. Ela é prossumer, parece com uma câmera DSLR, mas não é. Ela tem essa opção, apertando um botão na parte traseira da cam, vc pode alternar entre olhar a imagem pelo visor, ou pelo LCD. Mas, como já comentado anteriormente, tb. prefiro compor pelo visor. (e olha que comparado com a imagem do visor de uma DSLR, onde a imagem é por prismas e espelhos, a S9000 tem um "mini LCD" no lugar e vc vê exatamente o que veria no LCD externo).

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2006, 07:45:31
A alternativa ao visor TTL por espelho creio ser de fato o EVF. O LCD externo é imprestável. A posição de fotografar é incômoda e instável.

O EVF tem certas vantagens em relação ao visor de uma SLR, qual seja permitir antever o resultado da fotometria em termos de regiões claras, escuras, enfim, o balanço geral da foto. Tem como desvantagem ser mais difícil examinar o contexto.

Particularmente, embora use uma DSLR atualmente, vejo no sistema EVF uma alternativa melhor pois 1) é uma arquitetura incrivelmente mais estável; 2) usando um EVF de alta definição tem-se uma previsão de fotometria e a previsão de fotometria é algo difícil para a maioria das pessoas

As DSLRs são muito instáveis e obrigam ao uso de velocidades relativamente altas. Apenas para exemplificar, a Canon 300D é mais instável que minha Zenit que é uma câmera conhecida por ter disparo rude. Já as prosumers/superzooms com EVF que usei eram espantosamente estáveis, na verdade as câmeras mais estáveis que já usei até hoje, permitindo fotografar em 1/10 com bastante facilidade mesmo em focais-equivalentes elevados.

Ivan


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2006, 07:59:26
Citar
Oi, Marcelo,
Essa Olympus, consig informações dela onde? Qto custa? vc tem uma dessa?

abraços,

Oi Razinva,
Nao tenho essa Olympus.
Informacoes sobre ela é só clicar no link que eu postei acima (clique em cima da palvra "Olympus E330").

O preco eu nao sei, acredito que fique entre a Canon 400D (Xti) e a Nikon D80, teria que consultar o Foto Hennemann (patrocinador do fórum) ou algum outro vendedor de confianca.

Quanto a compor pelo LCD também acho uma caca, pelo viewfinder tem todas as vantagens que os colegas acima citaram.

Porém tenho que admitir que em algumas situacoes compor pelo LCD (de preferência móvel) tem suas vantagens. Fotos descompromissadas, fotos de criancas em que você tem que abaixar, algumas situacoes de macro ou fotos sobre a cabeca (multidao), compor pelo LCD seria bem prático.

E lógico que essa Olympus também te permite compor pelo viewfinder, o fato de te permitir compor pelo LCD é só uma perfumaria a mais dos fabricantes para "conquistar" usuários de compactas/prossumers.
Deutschland

Flickr


Orlando LRO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • http://
Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2006, 08:36:49
Pessoal, eu também concordo que pelo viewfinder é bem melhor. Agora com relação ao que o IVAN disse, fotografar com 1/10 seria com o IS ativo, não? Eu usei uma FZ50 do meu amigo para fazer um teste-drive, e incrível, consegui fotografar com 1/8. A imagem ficou perfeita.
orlando lro
brazlandia-df
A75
Ex (Canon AE-1, Minolta D370 e JVC MiniDV)


stevan

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
    • http://sbatisteti.multiply.com
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2006, 08:46:51
Nem sempre Iro. Se não me engano, o exemplo que o Ivan disse deve ser com as Fujis S5000 e S7000 que ele teve (se não me falha a memória).
Eu tenho uma S5200 e não tenho dificuldades para tirar fotos a 1/30 e com pouca sorte 1/15...

Além de que essas Fujis não possuem IS...
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 08:47:26 por stevan »
Abraços,
Stevan P. Batisteti
Foz do Iguaçu - PR
http://sbatisteti.multiply.com


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2006, 08:53:40
Citar
Pessoal, eu também concordo que pelo viewfinder é bem melhor. Agora com relação ao que o IVAN disse, fotografar com 1/10 seria com o IS ativo, não? Eu usei uma FZ50 do meu amigo para fazer um teste-drive, e incrível, consegui fotografar com 1/8. A imagem ficou perfeita.
Não, na mão mesmo, cotovelos apoiados em alguma coisa, ou sentado com os braços travados junto ao corpo. Sem IS.

As prosumers são extremamente estáveis. A s5000 era impressionante na estabilidade, pois era leve e muito ergonômica. A s7000 tembém.

Foram as câmeras mais estáveis que já tive. Mais estáveis que as rangefinders de filme.


stevan

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
    • http://sbatisteti.multiply.com
Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2006, 08:58:32
Citar
A s5000 era impressionante na estabilidade, pois era leve e muito ergonômica. A s7000 tembém.

Foram as câmeras mais estáveis que já tive. Mais estáveis que as rangefinders de filme.
Até que minha memória está boa...  :laughing:  
Abraços,
Stevan P. Batisteti
Foz do Iguaçu - PR
http://sbatisteti.multiply.com


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2006, 09:02:26
Citar
Citar
A s5000 era impressionante na estabilidade, pois era leve e muito ergonômica. A s7000 tembém.

Foram as câmeras mais estáveis que já tive. Mais estáveis que as rangefinders de filme.
Até que minha memória está boa...  :laughing:
Stevan:

Está sim com memória boa -risos.

O segredo de disparar sem tremer é apertar o botão até a metade, pausar e depois completar com um gesto contínuo e lento, e não soltar o botão até ter certeza que a foto foi feita. O movimento de apertar e soltar é o causador de grande parte da instabilidade. Nas prosumers como o mecanismo é pequeno internamente, há pouco movimento ocorrendo no aparelho, de modo que é praticamente só o movimento do dedo e a estabilidade da mão mesmo. Na DSLR o movimento do espelho é sensível.