Croix,
você pensa em fazer esse tipo de foto? (exceto as que estão nos cestos, como você disse!)
https://www.google.com.br/search?q=foto+newborn&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=iQbvVOf4E4awsATug4HYDw&ved=0CAYQ_AUoAQNeném com no máximo 20 dias de vida, peladinho, com as mãozinhas e pés cuidadosamente posicionados, criança em sono profundo e tal?
Se for isso, esqueça a participação dos pais! Sério! Eles, na maioria das vezes, são ansiosos e a qualquer choro da criança interrompem a sessão. Acredite, isso será péssimo para você.
Eu acompanhei minha esposa em muitos ensaios com nenéns de 10 dias aproximadamente e percebi o quanto é importante que o fotógrafo saiba tudo o que fazer, inclusive quanto ao posicionamento exato do neném. E isso transmitirá confiança e segurança aos pais.
Por isso recomendo fortemente a leitura, não só acerca da fotografia de recém nascido, mas também esses livros do tipo "pais de primeira viagem". Você precisa estar bastante familiarizado com esse ambiente.
Vou contar uma experiência que vivi... na primeira sessão que fui acompanhar minha esposa, o neném, em um determinado momento, "abriu o berreiro", chorou muito mesmo. Como eu não estava acostumado com aquilo, fiquei nervoso, achei que a criança não pararia nunca de chorar. Mas minha esposa, com toda calma e técnica, pegou a criança no colo e começou a niná-la e logo a criança acalmou e a sessão recomeçou.
Por isso busco informacao/orientacao sobre o horario, momento ou formula ideal para pegar a crianca no sono
Recém nascidos dormem muito, umas 16 horas por dia. Porém, cada sono dura cerca de 3 horas apenas. Logo, quando eles acordam de 3 em 3 horas, choram. E mamam. E voltam a dormir.

Também depois do banho eles costumam pegar no sono.
Mas para dormir eles precisam estar aquecidos, por isso quase sempre estão cheios de roupa. Mas se você vai fotografá-lo pelado, então o ambiente precisa ter temperatura média de 28 graus. Se o quarto/sala/estúdio estiver poucos graus abaixo disso, ele não vai pegar no sono. Logo, aquecedores são muito importantes.
Existem também pequenos aparelhos que imitam o som do útero materno. Tem também aplicativos de celular com esse mesmo objetivo. É um recurso interessante que ajuda o neném a pegar no sono.
Tentei ser objetivo na resposta, mas vi que escrevi demais!

É que acho muito complicado esse tipo de fotografia. Se a criança pegar um resfriadinho nos dias após a sessão fotográfica, quem os pais, possivelmente, irão responsabilizar???

Espero ter ajudado um pouco.
Mas se não for esse tipo de foto que pretende fazer no seu projeto, desconsidere quase tudo isso que eu escrevi.