Autor Tópico: Hipismo  (Lida 2363 vezes)

Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 15 de Outubro de 2006, 21:42:36
retiradas
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2006, 19:47:47 por Loas »


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2006, 21:46:09
Que legal. Nunca assisti a uma competição de hipismo ao vivo. Também gostei mais da última. Valeu a pena o esforço  :thmbup:  
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2006, 22:41:20
Leila, a última está realmente show, as outras tb estão boas.

Tem mais? posta ai!!!!
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2006, 15:27:20
é o grande desafio: "coordenar o tempo da camara com o tempo dos cavalos "
isso se consegue olhando muito os cavalos, hehehehehe
para ser sua primeira vez parabésn.
a 1ra  vc pegou o momento mas,  vc quer ouvir umas dicas?
 quase q parece uma foto de paisagem, hehehehehe, o belo salto ficou meio perdido. faça um crop, ou consiga uma tele maior ou arrisque e fique perto mesmo.
por ter tanta "paisagem" a fotometria ficou difícil, o cavalo, na sua propria sombra ficou subexposto.
a camisa é branca não tem problema ela estourar, se vc for querer vender fotos assim,
precisa pegar o rosto do carinha e o brilho do animal, uma opção é prenchimento con flash, vai depender da distancia e da potencia, e ainda da autorização, mas geralmente não tem problema de usar.

o 2do salto já tá comezando a cair, essa foto não serve como salto, o mato no primeiro plano é um recurso de composição q não serve par estipo de foto, a menos q vc quera é mostrar o Club.
 a última é um bom momento, faça um crop. foque no cavalos, esqueça a paisagem.
bom trabalho!
k
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2006, 15:57:10
Citar
por ter tanta "paisagem" a fotometria ficou difícil, o cavalo, na sua propria sombra ficou subexposto.
a camisa é branca não tem problema ela estourar, se vc for querer vender fotos assim,
precisa pegar o rosto do carinha e o brilho do animal, uma opção é prenchimento con flash, vai depender da distancia e da potencia, e ainda da autorização, mas geralmente não tem problema de usar.

Exatamente. Eu creio que a menos que seja uma limitação da tele, um enquadramento mais fechado permitiria priorizar o cavalo e o cavaleiro em composição e fotometria.

Na pior hipótese, em caso de insuficiência de tele, lembre-se que a cãmera na vertical diminui o ângulo de visada também.


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:29:46
Obrigada pelas opiniões.
Minha pretensão não foi tirar fotos para vender, encaro elas como mais um aprendizado.

O  mato aparece não como recurso de composição (rs) na verdade ele saiu pq ficou na frente uma vez que era o único lugar dentro da pista onde eu podia ficar e pegar este obstáculo.

A minha 5600 demora muito , então eu tinha que escolher o obstáculo, e clicar antes de ver o cavalo no visor, se esperasse era :bye2: Fotometria só no chute já que o cavalo só passa por um obstáculo por vez e cada um fica numa posição diferente da pista, cavalos e cavaleiros tem cores diferentes.      Acho que este tipo de foto exige uma camara mais rápida e muito treino de olho.

A última eu queria o cavalo no canto da foto , para mostrar o caminho dele, nesta parte da pista ele está saindo de 2 obstáculos seguidos e tem que voltar exatamente neste ponto para não ultrapassar aquela bandeira vermelha, dá para se ver o caminho que eles tem que fazer , a faixa mais escura.

Eu não usei mais zoom pq eu tremeria e não estava com o tripé. Da próxima vez vou levar o tripé, a pellix  e vou tentar enquadrar melhor.

Tirei mais outras fotos mas esta foi as que gostei mais, de repente até alguma  das outras está melhor e eu não reconheci. Elas estão no http:leilaazevedo.multiply.com   se alguém tiver curiosidade.

Bj
Leila


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:53:59
Leila.

Conhecendo a câmera naquilo que ela é igual à s5000 que tive, lhe digo que há alternativas a todos esses problemas.

1) O foco pode ser colocado em modo contínuo ou mesmo fixado no obstáculo. Se a câmera não precisa fazer foco na hora pois já está ajustado, ela fica bem mais rápida;

2) A fotometria somente tem duas alternativas. No sol e na sombra. Bastam duas regulagens, e talvez baste uma regulagem intermediária. Seria o caso de fotometrar e travar a fotometria em modo manual, evitando também que a câmera na hora gastasse tempo com isso.

No sol, seguindo a regra da velocidade ser o inverso do ISO em f16, você provavelmente poderia usar f5.6 que é quatro pontos mais luminoso que f16 em ISO 100 com velocidade de 1/800, que é rápido prá caramba e não provocaria instabilidade mesmo com o zoom longo. Tá certo, essa não seria a fotometria para a sombra, então você poderia usar 1/400 com o zoom todo extendido e daria certo, já compensando um ponto para a sombra ao sol.

Veja, seria travar a câmera nesse ponto (fotometria), botar em foco contínuo, fazer meio obturador com o cavalo mais distante e vir acompanhando com meio obturador apertado, deixando para terminar na hora do salto.

É claro que é mais fácil analisar isso aqui sentado na cadeira que na hora -risos. Eu já cansei de só perceber as possibilidades ao chegar em casa, mas isso é natural e faz parte do processo de aprendizado.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 22:18:35 por Ivan de Almeida »


Loas

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2006, 22:09:15
Ivan obrigada pelas dicas . Eu nunca tinha pensado como fotografar uma competição de hipismo assim não estava preparada. Da próxima vez vou com idéias, quem sabe melhora.
O fotografo oficial tirou umas fotos impressionantes, mas lógico ele conhece o tempo dos cavalos o que ajuda bastante.
Gostei da experiência ( tirando o sol de rachar em cima da cabeça) então vou repetir logo que possa, desta vez com mais idéias de como fazer.

Bj
Leila