Oi gente!
Eu estou já a alguns dias tentando fotografar o por do sol dourado, mas não consegui ainda registrar as cores "que eu vejo". Ou o céu fica quase bom, ou a paisagem fica boa, os 2 juntos não consegui.
Tirei várias fotos em ISO 100 e F/5, comecei com 1/20 e fui aumentando até 1/800. O resultado são os 2 exemplos abaixo, quando eu consegui chegar a mais ou menos o tom das nuvens, a paisagem ficou muito escura, e quando consegui melhorar a paisagem as nuvens ficaram muito claras.


Para fazer uma foto em que tanto o céu como a paisagem fiquem bons, do mesmo jeito que eu estou vendo, tem como? É preciso algum filtro especial?
Como resolvo isto? Eu queria tirar uma foto igual destas destes lindos pores do sol com nuvens douradas cor de ouro, mas que a paisagem não é sacrificada.
Valeu!
Manoel, como você falou sobre duas coisas diferentes, então vamos ver uma de cada vez.
Primeiro, o fato do pôr do sol dourado. Pra conseguir isso você vai precisar fazer um bom ajuste no WB (equilíbrio do branco, que também chamam de balanço do branco). Para ter mais opções de ajuste no WB você precisa fotografar em RAW. Você está fazendo isso? Se não está, aconselho que comece a fazer, pois RAW lhe muito mais opções de ajustes de WB do que JPEG.
Para conseguir as cores douradas eu geralmente uso um valor entre 5500 e 6000k no ajuste Temp e um valor entre +10 e +20 em Colorir, ou seja, adiciono uma dose de magenta. Tudo isso é no ajuste de WB do Lightroom.
Lembre-se que para conseguir um céu dourado, acima de tudo, é preciso que o sol esteja bem baixo.
Segundo, o fato da foto mostrar tanto o chão quanto o céu. O pessoal deu várias dicas, todas certas. Cada dica dessa é uma estratégia diferente e você vai precisar escolher uma delas. Vou detalhar cada uma delas abaixo:
Filtro de Densidade Neutra Graduado (ND Grad) -> É a melhor estratégia, pois você não precisa escolher qual mostrar (o céu ou o chão), não precisa fazer HDR (que geralmente não fica natural), e não precisa clarear as sombras (o que introduz ruído nessas partes de sombra). Entretanto, você vai precisar gastar algum dinheiro comprando o tal filtro que é físico, é daqueles que se põe na frente da lente.
Filtro graduado via software -> Funciona, mas depende de como você fotometrou na hora de fazer a foto e mesmo assim tem suas limitações. O ideal mesmo seria o filtro físico, na lente, mas o via software pode funcionar se você tiver clareado o céu ao máximo, mas sem estourar. Mesmo assim, o chão deve ficar um pouco escuro e vai precisar ser clareado também.
HDR -> Você deve usar o modo BKT (bracketing) da sua câmera para fazer 3 fotos (uma escura, uma normal, uma clara) e depois usar um software específico (Photoshop, Photomatix Pro) para juntar as três e formar uma foto só. O software junta a parte do céu da foto mais escura com a parte do chão da foto mais clara, e aproveita as partes médias da foto normal para formar uma só imagem que mostra tudo. O ruim do HDR é que é trabalhoso criar um resultado natural.
A minha dica, caso você não possa comprar um filtro ND Grad. agora é fazer a foto de modo a preservar o céu, e depois clarear o chão usando o ajuste "Sombras" no Lightroom. O lado ruim dessa dica é que, se você deixar o chão escuro demais, quando for clarear vai acabar introduzindo muito ruído na imagem (na parte escura). Então, quanto mais você puder clarear o céu sem estourar, menos você vai precisar clarear as sombras e, consequentemente, menos ruído você terá. Se você não estourar o céu, vai ser bem mais fácil escurecê-lo usando o ajuste "Realces" no Lightroom (aplicando valores como -80, por exemplo) e aplicando um filtro gradual também no Lightroom.
Abaixo estão duas fotos que eu fiz. A primeira está mais ou menos do jeito que você quer, com detalhes aparecendo nas partes escuras; a segunda eu privilegiei apenas o céu, de propósito, e deixei o resto em silhueta.
Para conseguir detalhes na parte escura desta foto eu usei o BKT (bracketing) da câmera, ajustando para ela tirar 5 fotos, cada uma com 1 EV (um ponto) de diferença, pra mais e pra menos. Depois escolhi qual me deu a melhor exposição pra mostrar os dois, o céu e o chão. A cor do sol veio de ajustes no WB e também no painel HSL do Lightroom, onde eu mexi individualmente nas cores (amarelo, laranja, vermelho).

Nesta eu escolhi mostrar apenas o céu mesmo. As cores vieram de ajustes no WB (Temp 5500, Colorir +10) e pequenos ajustes na Vibração, Saturação e Contraste.
