Autor Tópico: O que fazer (upgrade) para deixar o lightroom mais rápido?  (Lida 11650 vezes)

Intrepid

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Online: 07 de Abril de 2015, 01:50:43
Ao editar fotos com o Lightroom (5.7) fico nervoso, pois sofro com lentidão ao usar o brush de correção, ao exportar fotos, ao dar zoom e principalmente ao fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo.

No caso são arquivos RAW de apenas 20megapixel. Nem quero imaginar o drama que seria com as fotos novas das 5ds e 5dsr de 50mp.

Fiz um teste usando um p*** computador com um 5960x, 32gb de ram, varios ssd em raid 0 e 3 placas 980gtx. Pra chutar o balde usei um arquivo raw de 80mp de uma Mamiya Credo 80, só pra ver como ficava. E ficou mais ou menos, teve um pouco de lentidão ainda assim (obviamente muito menos do que no meu computador, mas eu esperava que fosse muito mais rápido).

A questão que fica é: qual componente é o maior determinante para a performance do Lightroom?
- velocidade do processador
- número de núcleos do processador
- quantidade de RAM
- performance da placa de vídeo
- velocidade do sistema de armazenagem (ssd)
- ou outra coisa

lfs

• Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2015, 08:43:57
Ao editar fotos com o Lightroom (5.7) fico nervoso, pois sofro com lentidão ao usar o brush de correção, ao exportar fotos, ao dar zoom e principalmente ao fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo.

No caso são arquivos RAW de apenas 20megapixel. Nem quero imaginar o drama que seria com as fotos novas das 5ds e 5dsr de 50mp.

Fiz um teste usando um p*** computador com um 5960x, 32gb de ram, varios ssd em raid 0 e 3 placas 980gtx. Pra chutar o balde usei um arquivo raw de 80mp de uma Mamiya Credo 80, só pra ver como ficava. E ficou mais ou menos, teve um pouco de lentidão ainda assim (obviamente muito menos do que no meu computador, mas eu esperava que fosse muito mais rápido).

A questão que fica é: qual componente é o maior determinante para a performance do Lightroom?
- velocidade do processador
- número de núcleos do processador
- quantidade de RAM
- performance da placa de vídeo
- velocidade do sistema de armazenagem (ssd)
- ou outra coisa

É uma mistura de todos esses fatores. Alguns deles vc precisa de um mínimo para ter um desempenho aceitável. Mas já como vc falou que testou em uma supermáquina e não ficou tão bom, acredito que uma parte seja responsabilidade de software mesmo.

Minha opinião (mínimo de HW):

Pelo menos 8gb de memória (muito mais para trabalhar com vídeo)
SSD pelo menos para o sistema operacional.
Processador/núcleos = i7 terceira geração para cima.
Placa de vídeo média de 1Gb (mínimo) de no máximo 1 geração anterior a atual.

Outros (Software):
Instalar todos os updates do software.
Instalar as atualizações do windows.
Fechar todos os programas em operação / residentes que vc não precisar no momento da edição.
Desabilitar anti-virus durante a edição (não aconselhável acessar internet durante esse período).
Colocar computador no modo de "high performance" (dentro de configuração de bateria).
Aumentar a prioridade do processo do Lightroom dentro do task manager (gerenciador de tarefas) do windows*.

* Esse ultimo é um pouco controverso. É mais na tentativa e erro. Já tive até melhoria de desempenho DIMINUINDO a prioridade, ao invés de aumentando... hehehehe.  O melhor é vc ir subindo aos poucos e ir testando. Nunca passe de "High", pq depois dele é o "Real-time" que pode causar muita instabilidade ao sistema, visto que qq travamento do Lightroom travará seu computador.

OBS.: Ambiente deve ser refrigerado para evitar travamento e otimizar performance. As vezes o desempenho é reduzido devido ao aumento da temperatura do conjunto. Se for notebook, vc pode usar um suporte com ventilador. Se for desktop vc pode simplesmente trabalhar com o gabinete aberto ou até apontar um ventilador para o mesmo. Cuidado para não apontar o ventilador em sentido contrário ao fluxo de saída de ar normal do ventilador da placa mãe.

Acho que é só isso mesmo. Se lembrar de alguma outra coisa, eu posto.

Um abraço.

PS. Ver https://helpx.adobe.com/lightroom/system-requirements.html

Intrepid

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2015, 10:17:01
Valeu pelas dicas, mas nesse caso eu já tenho tudo isso mesmo.

O que eu queria saber é qual fator mais afeta a performance, assim quando eu montar o meu próximo PC vou investir especialmente nisso.

Digamos que seja velocidade do disco rígido (apenas uma suposição). Nesse caso eu compraria um SSD de capacidade maior (tipo 480gb) para armazenas os arquivos RAW da semana que estiverem em tratamento.

lfs

• Conhecendo
  • *
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2015, 10:58:43
Não acho que exista um fator que mais afeta. Processador + placa + memoria + HD são a espinha dorsal e atuam em conjunto. Somente se um deles estiver muito abaixo dos outros é que teríamos um único fator responsável pelo problema. Se todos as partes estão no mesmo nível, para vc ter uma melhoria grande de desempenho, vc vai precisar investir mais em todas as partes.

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2015, 11:11:59
Aqui nos meus macs é lento pacas também. Acredito que seja a arquitetura do software mesmo. Coisas que ajudam:

http://digital-photography-school.com/10-tips-to-improve-lightrooms-speed-and-performance-without-additional-hardware/

Intrepid

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2015, 12:02:28
Aqui nos meus macs é lento pacas também. Acredito que seja a arquitetura do software mesmo. Coisas que ajudam:

http://digital-photography-school.com/10-tips-to-improve-lightrooms-speed-and-performance-without-additional-hardware/

Pois é, infelizmente parece que são limitações no software mesmo. Essas dicas dão uma melhoradinha, já usei algumas delas, mas nada muito significativo na hora de editar.

Quero que saia logo o Lightroom 6, tomara que tenham ao menos otimizado o programa pra usar a capacidade do pc de maneria mais eficiente. Aquele super pc que testei no outro dia não tinha motivo nenhum pra ter qualquer demora.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2015, 16:57:50
Pois é, infelizmente parece que são limitações no software mesmo. Essas dicas dão uma melhoradinha, já usei algumas delas, mas nada muito significativo na hora de editar.

Quero que saia logo o Lightroom 6, tomara que tenham ao menos otimizado o programa pra usar a capacidade do pc de maneria mais eficiente. Aquele super pc que testei no outro dia não tinha motivo nenhum pra ter qualquer demora.

O 6 parece que vai usar placa de video.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

guizaunzin

• Colaborador(a)
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2015, 17:23:37
Tenho uma máquina relativamente ultrapassada lá em casa que estou usando pra tratar as fotos enquanto não rola fazer um Up:

Core i5 de 3.2 (mas de umas 3 gerações atrás)
GeForce 8800GT (velha + guerreira)
HD normal de 7200 rpm
Win 8.1
4GB DDR3

Não estava com muita lentidão nesses pontos não, o que pegava era na hora de exportar as fotos. Levava uma eternidade e não dava pra usar nada, tinha que deixar exportando e só voltar quando tinha terminado.

Agora coloquei mais 4Gb de memória e resolveu o problema. Não estou enfrentando nada que me tire a paciencia =P
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket

Pictus

• Trade Count: (3)
  • Referência
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2015, 18:30:41
Intrepid.
Não uso o LR e não sei qual é o gargalo, mas com o uso do Process Explorer
ou Resource Monitor você pode descobrir...
http://www.howtogeek.com/school/sysinternals-pro/lesson2
http://www.7tutorials.com/how-use-resource-monitor-windows-7
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, 18:34:55 por Pictus »

NATTIS

• Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2015, 20:10:16
No LR é:

Processador: Para ler, editar, exportar;
HD: Para ler;
Memória: Para editar e ficar mudando de arquivo após aberto;

Um SSD eleva a edição em um novo patamar. Memória é no mínimo 8GB, eu com 12GB uso tudo. VGA infelizmente até agora a Adobe não soube utilizar. com o lançamento do Windows 10 Dx12 a Abobe terá livre acesso A VGA elevando a velocidade de forma dramática e possibilitando computadores antigos usarem o programa com velocidade inimagináveis antes.

Minha recomendação é que invista em memória e SSD e esperar lançamentos futuros do LR.

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2015, 23:10:03
Meu LR 5.6 trabalha liso.
Win 8
8 RAM
HDD
i5 3a geração

Nada demais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

NATTIS

• Colaborador(a)
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2015, 07:03:43
Meu LR 5.6 trabalha liso.
Win 8
8 RAM
HDD
i5 3a geração

Nada demais.

8Gb só com o LR abrindo catálogo supondo 5gb livre (RAW 28mb) cabe em torno de 178 fotos, são 50 segundos com um HD comum para abrir todas em cache contra 10 de um SSD. Se editar com PS memória livre cai para 4Gb sobrando 4Gb (142 fotos), editando e salvando em TIF com pelo menos 1 camada sobre para 40mb por foto, somando com as originais no LR vc trabalha apenas com 58 fotos sem usar memória virtual no HD, o que destruiria qualquer fluidez. Isso tudo no melhor das hipóteses, o PS gerencia muito mal a memória deixando ela ocupada mesmo fechando tudo.
 No LR sempre que feito alterações vão somando dados na memória, isso depende muito de resolução e tipo de ajuste, mas comigo com 8GB somente com LR dava conta em torno de 80 fotos no mesmo catálogo.

Hoje mesmo estou fazendo a edição no LR de 96 fotos com 12Gb, com 8GB e HD comum eu não conseguia fluidez em visualizar as fotos a ponto de eu ser obrigado a cruzar os braços e esperar, com SSD melhorou absurdamente devido a velocidade de leitura e gravações simultâneas que chega a ser milhares de vezes maior que um HD comum e com 12GB posso editar no PS. Meu processador é de 2008 e da conta do recado.
« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 07:05:44 por NATTIS »

jesieltrevisan

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • Harmonize-se
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2015, 09:10:59
Além dos detalhes padrão Processador + Memoria + SSD existe o fato dos da quantidade de processos que estão rodando no Sistema Operacional e estão competindo ao acesso a CPU.
De nada adianta um computador parrudo se existem muitos processos em background comendo a performance a toa.

Existe estas dicas no próprio site da Adobe para ajudar na performance do LR:

https://helpx.adobe.com/lightroom/kb/optimize-performance-lightroom.html
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ

NATTIS

• Colaborador(a)
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2015, 09:53:38
 Saiu ontem (21/04) O novo Lightroom CC com a promessa de usar a placa de vídeo com ganhos de performance de até 70%.

Fiz o teste e constatei a falha no uso da GPU, no forum da Adobe já existe inúmeros relatos, ninguém esta conseguindo fazer o programa usar a GPU. O API usado é OpenGL 3.3 (velho!). Fiz o teste com o programa da OpenGL e esta tudo ok, o problema é realmente o Lightroom.

AFShalders

• Trade Count: (28)
  • Referência
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2015, 10:06:16
O problema é mesmo do software, que vem usando muitas rotinas que não foram otimizadas, desde a pré-história da Adobe. Enquanto não reescreverem e otimizarem a coisa toda não vai ter jeito. Deixei de usar o LR e o PS justamente pela lerdeza e peso.