Autor Tópico: Qual é o seu Preço?  (Lida 954 vezes)

Gian Fiorante

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Online: 15 de Abril de 2015, 21:34:21
Gente gostaria de saber uma coisa

Quanto cobra um Freelancer na area de fotografia em São Paulo para Casamento, Eventos Social, Shows, e Festas

E outra.

Quanto que esta sendo cobrado a media de valores para um profissional cobrir um casamento com as seguintes descrições inclusas

Deem os seus preços para os Pacotes abaixo

Pacote 1

Cobertura com Making Off, Cerimonia e Recepção
1 Fotografo Profissional
1 Cinegrafista Profissional
1 Ensaio Fotografico dentro da Grande São Paulo
1 DVD com a Filmagem em HD com Edição e Finalização com gravação entre 40 a 50 Minutos em Teaser
1 Book Digital 3D com animação e trilha Sonora do Ensaio Fotografico
1 Book Digital 3D com animaçaõ e trilha Sonora com Casamento
1 Book Laminado Preto ou Branco Panoramico Vincado 25x25

Pacote 2
Cobertura com Making Off, Cerimonia e Recepção
1 Fotografo Profissional
1 Cinegrafista Profissional
1 DVD com a Filmagem em HD com Edição e Finalização com gravação entre 40 a 50 Minutos em Teaser
1 Book Digital 3D com animaçaõ e trilha Sonora com Casamento
1 Book Laminado Preto ou Branco Panoramico Vincado 25x25

Obrigado pessoal


Thales Souto

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Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2015, 23:26:15
Isso é um assunto onde poucos fotógrafos realmente irão lhe responder pois faz parte da estratégia e marketing de cada um, além de ser um assunto reservado,
D610 + AF-S 50 1.8 G + Tamron 24-70 2.8 VC G2 + YN685 + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
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jesieltrevisan

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Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2015, 08:27:26
Este é um problema em comum em diversas áreas de prestação de serviço, quanto cobrar.
Como poucos falam, cada um cobra o que quer, dai as discrepância e discussões sobre a desvalorização do profissional... mas como falei, isto ocorre em diversas áreas.

Um Making Off de casamento em alguma cidade capital, com toda certeza possui um valor muito superior a um feito em cidadezinha onde judas perdeu a bota, aquela onde existe a praça da Igreja e três ruas para cada lado, pois o custo de vida e poder aquisitivo do cliente são bem diferente.

Neste mesmo exemplo porém na mesma cidade veja um caso de um Marceneiro que fiquei sabendo.
Se o o cliente final é um trabalhador comum e mora em um bairro afastado, ou seja, não chique, padrão normal para baixo... o preço de um móvel planejado é X .... se o cara é engenheiro e mora em um bairro central ou de alto padrão... o valor é 3X
Para este exemplo real eu acho sacanagem... pois o custo é o mesmo e a qualidade do produto final também... mas... é a estratégia que utilizam por ae... é um fato... e tem pessoas que compram e o cara tem o lucro que quer... enfim...

Você tem que identificar o público alvo e seu poder aquisitivo, fazer uma pesquisa de mercado com seus concorrentes (como poucos falam valores... pega o telefone e liga e se passe por cliente...é um jeito de se obter esta informação), e claro, definir o seu custo operacional (aluguel, manutenção, deslocamento, seguros, funcionário, água, luz, alimentação) além do seu custo de vida pessoal (casa, supermercado, estudos, financiamento) sabendo tudo isso você saberá o quanto precisa ganhar com mês para pagar as contas e ter seu lucro.

Sabendo isto, ae entra a estratégia de quantidade de serviços x lucro, ae sim, o quanto irá cobrar por serviço.

Muitas micro empresas quebram no brasil por que o empresário só vai pensar nestas coisas no meio do negócio, quanto sua conta já está no vermelho e ele não sabe o porque.

O ideal é ter seu plano de negócio bem definido, para ver até se vale a pena trabalhar nesta área na sua região.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 08:35:27 por jesieltrevisan »
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Duron Maniac

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Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2015, 09:47:17
Esse é o tipo de coisa complicada, primeiro porque existem várias variáveis:
- Região: Uma cobertura que custa R$2000 em Brasília pode custar menos de R$1000 em uma cidade do interior
- Público Alvo: Lembrando que o nível de exigência varia conforme o público alvo e valor cobrado
- Experiência do Fotógrafo: um fotógrafo que está começando pode cobrar mais barato pelo interesse em ter portifólio

Não que simplesmente cobrar "pela cara do cliente" seja válido, o valor vai variar porque o nível de exigência tende a ser mais alto, a festa será maior, mais fotos para o álbum e por aí vai. E se alguém está começando, vai cobrar menos, porque precisa dos serviços pra ter bagagem profissional e portifólio pra conseguir pegar trabalhos maiores.

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