Vou me reportar à pergunta original:
Entre os filmes e as digitais, há duas grandes diferenças, e que são suficientemente importantes para produzirem resultados distintos:1) adequação da ótica ao formato filme.Isso produz uma qualidade maior da imagem conseguida pela lente, pois se você pega uma lente que produza 35linhas por mm em seu centro e 28 na borda, você terá uma quantidade de linhas produzidas que definirão a imagem formada pela lente. Se você faz um crop no centro, a imagem é produzida por menos linhas por mm. As digitais DSLRs, exceto as muito caras, cropam o centro da imagem, desperdiçando resolução da lente, apeasar de só aproveitarem o centro mais nítico (aproveitam o centro mais nítido mas desprezam a resolução total da lente).
Em segundo lugar, o desfoque de uma lente de 50mm (mais precisamente, seu bokeh) é mais rico que o desfoque de uma 35mm que deve ser usada para conseguir numa imagem cropada o mesmo ângulo de visada da 50mm.
2) resposta tonal do filmeO filme tem uma curva de contraste que se caracteriza por um longo trecho de altas luzes. O resultado é serem as fotos feitas com filme mais luninosas, sem estourarem. naturalemente isso é notável em contextos com altas luzes e discreto em contextos com luzes baixas e médias.
Observe os tons desta fotografia feita com filme ProImage e minha Kiev 4 com lente de 50mm, e observe o desfoque do fundo também. Veja o brilho do rosto e da camisa e como a foto é luminosa.

Agra observe os tons desta foto digital, que foi corrigida para tentar chegar ao brilho do filme, Observe a diferença de brilho entre elas e como as altas luzes do filme têm detalhes sem estourar. Nesta o verde da blusa já quase estoura e perde textura.
Agora, quanto a diferença entre uma DSLR e uma compacta digital em 10X151) bokeh devido à maior distãncia focal na DSLR
2) qualidade da imagem em termos de ruído
3) qualidade da imagem derivada de melhores conjuntos óticos.
Quanto aos controles, uma prosumer tem controles como os de uma dslr, com pequenas diferenças. Qualquer uma das duas tem mais controles que minha Kiev rangefinder de 30 anos, e no entanto, de certa maneira, pode-se dizer que em ess~encia os controles da minha Kiev são os únicos que importam, abertura, velocidade e foco, no fundo tudo o que existe na fotografia.
Ivan