Autor Tópico: Filtros UV  (Lida 318 vezes)

wwestermann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Maio de 2015, 11:39:01
Bom dia, galera. Não sou novo no fórum, mas não sou nenhum profissional da fotografia. Sou apenas um fotografo amador. Tenho uma canon T5i e recentemente comprei um close up para ajudar nas fotos. Agora resolvi comprar um kit com filtros UV. Olhei bastante o fórum, mas não cheguei a uma conclusão de qual filtro comprar. Achei excelentes filtros pelas postagens aqui, mas como não sou profissional não gostaria de comprar cada filtro separado e sim um kit que já venham com boas opções. Por isso eu gostaria de saber quais desses filtros realmente me servem (esses são os mais comuns de venderem em kits): UV, CPL, FLD, NDA4, Lens Hood. Ou se tem mais algum interessante. Desde já, grato.
Walter Westermann


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2015, 20:44:31
Os 3 filtros mais comuns são:

UV (Ultra-violeta): como o próprio nome diz, filtra os raios ultra-violeta. Praticamente não altera a imagem e é mais utilizado como protetor da lente (poeira, respingos, choque) do que modificador.

CPL (Polarizador): esse realmente modifica a imagem. Diminui consideravelmente os reflexos (água, vidros, janelas, folhagens, etc), intensifica os tons azuis (principalmente o céu de um dia ensolarado) e aumenta o contraste. Particularmente acho que dá um ar mais dramático à foto. Uso muito em paisagens, principalmente se tiver neve ou mar no assunto, e arquitetura. Tem o "efeito colateral" de diminuir a luz em 1 ou 2 stops, o que não é nenhum problema para fotografia ao ar livre.

ND (Densidade Neutra): esse serve basicamente para diminuir a quantidade de luz que chega ao sensor, ou seja, é um vidro escuro. Pode ser graduado ou estático, integral ou degradê. É útil para o uso de grandes aberturas ou longa exposição em ambientes muito claros. Um bom filtro ND não modifica as características de cor da imagem e atua em toda a área por igual e sem vinhetas (com exceção dos degradês, claro). Na prática, é utilizado pra dar sensação de movimento. Exemplo clássico: com o sol do meio-dia, em uma cachoeira, é o filtro ND que possibilita velocidades de obturador que não congelem o movimento da água (efeito de véu).

Existe uma infinidade de outros filtros mas, certamente, esses são os mais úteis para a fotografia digital em cores.

Para P&B analógica é de fundamental importância o uso de filtros coloridos, mas acredito que não seja o caso.

Os mais experientes poderão complementar...

 


Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/