Autor Tópico: Porque o mundo não é mais da Leica (e nem Zeiss) como nos anos 50?  (Lida 1266 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Pelas palavras de um site de fãs da Leica e,
em divulgação da edição especial da Leica M3D "David Douglas Duncan" (Edição limitada de apenas 16 unidades),
O site descreve um pouco da história que iniciou a mudança do mercado fotografico,
até então dominado pela Zeiss e pela Leica, desde a criação das 35mm até os anos 50...

E o que fez o mercado fotografico ser como ele é hoje.
Pontinha de uma história que abre diversas pesquisas no google e é obrigatoria a todos que querem conhecer a historia da fotografia e nao ser enganados por propaganda distorcida e oportunista! Recomendo !
A mais fiél propaganda é a história REAL ! :ok:

www.leicaphilia.com/tag/david-douglas-duncan

Parabens Leica pelo reconhecimento de mais uma parte importante da história da fotografia e pela divulgação sem medo, divulgação do passado real, apagando mitos, reconhecendo falhas e com esse aprendizado, poder aproveitar para saber construir um futuro de equipamentos melhores!
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 03:16:52 por Ernesto »
#DeFérias

angelo di candia

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2015, 05:24:07
o mundo foi da leica há 50 anos, é da canon/nikon hj e logo deixará de sê-lo.
esse movimento em curso guarda relações muito estreitas com a banalização (no acepção literal do termo) do ato fotográfico - que tornou-se disseminado, largamente acessível e principalmente vivo, com a internet.
o tal "nicho" de luxo onde hj se inserem os usuários da leica, àquela época pertencia a outros formatos e marcas... de todo modo, é interessante notar como a leica soube se reinventar e perseverar, para o bem de nós que exaltamos a história pq amamos o ato fotográfico. foi algo que a kodak não conseguiu fazer.
muito bom o texto! valeu!
abs,

Pope

• SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2015, 05:55:53
O texto realmente é muito bom! E essas diferenças persistem até hoje entre as lentes japonesas e as alemãs...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2015, 17:00:24
Nos anos 50, eles foram chamados de mentirosos pelo representante da Zeiss americana.
Hoje (2014), o reconhecimento da Leica encerra um capitulo onde ela reconhece o trabalho do jornalista e de todos que o seguiram.
Sem ressentimentos pelas escolhas de equipamentos que eles fizeram e incentivaram.

Mydans, Bristol, Walker, Rosencrans, Capa..liderados e incentivados por Duncan, fizeram uma revolução na empresa Time Life, abandonando as lentes Leica e Zeiss, e convenceram a Time Life a trocar as lentes de todos os jornalistas para Nikons e, posteriormente, eles adotariam também as cameras Nikon que funcinavam melhor no inverno do que as Leicas e Contax.

Um esclarecimento aos que pensam que o mercado Zeiss e Leica praticamante desapareceu por questão exclusiva de preço do produto japones.
O fator relevante nãomfoi preço mas a qualidade das lentes Nikon, sendo vísivel até em impressão de jornal. :ok:
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 17:11:23 por Ernesto »
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2015, 17:51:18
o mundo foi da leica há 50 anos, é da canon/nikon hj e logo deixará de sê-lo.
esse movimento em curso guarda relações muito estreitas com a banalização (no acepção literal do termo) do ato fotográfico - que tornou-se disseminado, largamente acessível e principalmente vivo, com a internet.
o tal "nicho" de luxo onde hj se inserem os usuários da leica, àquela época pertencia a outros formatos e marcas... de todo modo, é interessante notar como a leica soube se reinventar e perseverar, para o bem de nós que exaltamos a história pq amamos o ato fotográfico. foi algo que a kodak não conseguiu fazer.
muito bom o texto! valeu!
abs,
Eu tb vejo o fim próximo mas as empresas Canon e Nikon serão reponsáveis por insistirem em lançar a tecnologia à conta-gotas.
#DeFérias

Guilherme Araújo

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2015, 23:41:08
Eu tb vejo o fim próximo mas as empresas Canon e Nikon serão reponsáveis por insistirem em lançar a tecnologia à conta-gotas.

Nikon até concordo que vem diminuindo muito, pelo menos aqui no Brasil, mas Canon desaparecer? Pq vc acha isso?

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2015, 09:27:34
Nikon até concordo que vem diminuindo muito, pelo menos aqui no Brasil, mas Canon desaparecer? Pq vc acha isso?
Eu vejo a Sony crescendo muito em popularidade internacionalmente e a Olympus no japão.

Temo que aconteça como a Kodak  e o filme: Todos diziam que o filme nunca morreria por causa de hollywood e dos profissionais mas, quando os amadores saíram, a empresa não se manteve e quase faliu.
Hoje não se acha mais filme Kodak ISO 5000, 2000, 1000, 25... só temos os filmes que eram mais padrão. A fuji tb limitou a produção de filme.

Se Nikon e Canon perderem os amadores para a Sony e Olympus,  as cameras deles vão ficar mais caras e teremos menos modelos.

Mas é só uma opinião.
#DeFérias

Câmera Obscura

• Conhecendo
  • *
  • Muito contente agora de reflex!
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2015, 19:20:01

Só por curiosidade, mas por que a Nikon sim e a Canon não?
Nikon D5500
AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II

Guilherme Araújo

• Membro Ativo
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2015, 20:32:28
Só por curiosidade, mas por que a Nikon sim e a Canon não?

É uma percepção minha, não um dado constatado, de que na fotografia profissional (eventos, esporte, etc) tem MUITO mais Canon do que Nikon, ao menos meus colegas e fotógrafos de outras áreas que eu vejo atuar usam Canon. Eu vejo Nikon (aqui na minha região - Florianópolis e municípios vizinhos) apenas não mão do pessoal mais entusiasta (não vou usar o termo "amador" pq na história da fotografia não faltam fotógrafos amadores top top de linha).

Mas é aquela coisa, é uma observação literalmente visual. E mais, eu uso somente Canon, mas acho o software da Nikon bem melhor que da Canon, mas eu vou sempre pelo melhor custo-benefício.

Saudações.

Câmera Obscura

• Conhecendo
  • *
  • Muito contente agora de reflex!
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2015, 21:11:13
É uma percepção minha, não um dado constatado, de que na fotografia profissional (eventos, esporte, etc) tem MUITO mais Canon do que Nikon, ao menos meus colegas e fotógrafos de outras áreas que eu vejo atuar usam Canon. Eu vejo Nikon (aqui na minha região - Florianópolis e municípios vizinhos) apenas não mão do pessoal mais entusiasta (não vou usar o termo "amador" pq na história da fotografia não faltam fotógrafos amadores top top de linha).

Mas é aquela coisa, é uma observação literalmente visual. E mais, eu uso somente Canon, mas acho o software da Nikon bem melhor que da Canon, mas eu vou sempre pelo melhor custo-benefício.

Saudações.

Isso eu percebo também, iria até abrir levantar um assunto sobre isso. Sabe o porquê disso?
Minha única câmera é uma digital da Nikon e eu não gosto dela, prefiro as Canon, mas por outro lado a minha meta é uma Nikon D5300, que nessa categoria a Nikon me chama muito mais atenção.
Nikon D5500
AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II

Guilherme Araújo

• Membro Ativo
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2015, 13:12:29
Isso eu percebo também, iria até abrir levantar um assunto sobre isso. Sabe o porquê disso?
Minha única câmera é uma digital da Nikon e eu não gosto dela, prefiro as Canon, mas por outro lado a minha meta é uma Nikon D5300, que nessa categoria a Nikon me chama muito mais atenção.

Mas, por outro lado, MINHA PERCEPÇÃO, AQUI EM MINHA REGIÃO, é que na categoria de câmeras DSLR de "baixo custo" (entre 1.500 e 2.000 dinheiros) a Nikon estampa o peito dos entusiastas. Tipo, entra na Loja Americana e sai com uma Nikon 3100 parcelada. Difícil o cara escolher uma Canon T3 ou T5.

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2015, 13:45:12
Sinceramente essas teorias de que a Canon e a Nikon serão devoradas pela Olympus e Panasonic não tem lá muita base real. A começar pelo tamanho dos grupos e pela finalidade principal deles.

A Canon tem uma presença enorme no mercado de impressão, copiadoras e materiais, fora a parte fotográfica. O dia que a Canon quebrar, é capaz da maioria das outras quebrarem antes. Fora a presença bem forte no mercado de vídeo e cinema profissional.

A Nikon tem boa presença no mercado médico, industrial e obviamente no fotográfico. Não tem grande presença no restante.

O Olympus tem a maioria do peso no mercado médico, fotografia para eles sempre foi secundário.

A Panasonic é uma gigante da eletrônica com tentáculos em tudo de audio/foto/video, alem de fabricar mil coisas para terceiros. É uma que não quebra fácil.

Acho que é aquele caso de cada macaco no seu galho, e no final um acaba precisando do outro.

As pessoas, principalmente entusiastas e amadores compram baseado no nome da marca, na facilidade de compra e revenda e pelo preço. É por isso que , por exemplo, veiculos como Gol e Palio vendem pra caramba, não quer dizer que sejam os melhores, e sim os mais adequados para os compradores daquele nicho.
« Última modificação: 26 de Julho de 2015, 13:49:02 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj