E muito obrigado pela explicacao que me esclareceu uma duvida de muito tempo.
E aí vc chegou no ponto.
O usuário da camera, mesmo com:
1. um fotometro RBG de 2016 pix, avançado pacas na camera ( e a nikon tem os mais precisos do mercado),
2. mesmo estando com ISO alto
3. Em um lugar bem escuro
4. e com lente inapropriada provavelmente 3.5 sem flash profissional e sem lente 1.4 ou 2.0
5. ele errou mais q 3 stops ( pq até 3 eu ja testei varias vezes brincando e nunca vi isso em nikon)
6. e nao tem high iso nr pq ele é teimoso e quer fazer tudo no photoshops.
7. E MESMO com todos esses erros ele nao viu nada de banding na Nikon !! Como já se veria facil na Pentax....
8. Mas, quando foi ao photoshop e tentou arrumar. Ele nao tenta pouco, ele puxa lá em cima e aí o treco aparece..
Logo, ele pensa: culpa da Nikon. Obvio. Maldita marca podre. Camera Lixo....
ok, a culpa é da Nikon ! CONCORDO 100%, pq ela é cabeçuda, concordo, e nao se preocupa com este tipo de usuário.
Realmente, a camera é voltada para o mercado esportivo profissional, onde mesmo com anos de experiencia, é dificil achar uma vaga...
CONCORDO, A Nikon podia ser mais legal e permitir mais flexibilidade...pensar nos estudantes e entusiastas que preferem o google do que um curso de foto. esmo sabendo que fotografia demora anos e tem diversos cursos...eles nao fazem nenhum...tem o google pra q, né? Mesmo sabendo que fotografia ainda é uma profissao dificil, pensam que é fácil.... A Nikon podia pensar nos casamentos mal iluminados feitos por pessoas que aprenderam tudo no google, sem nunca ir em uma escola de fotografia...
Desculpem a frieza mas, mesmo quando brinco de subexpor até 3 stops, nunca chego nessa proeza.
Ja entendi pq eu nunca vi esse banding.
RESUMO:
Creio, sem brincadeira aqui e falo sinceramente, que este tipo de usuário deve mesmo buscar outra marca.
Uma mais flexivel e mais photoshopavel.
Muito obrigado pela explicacao sobre como produzir o (d)efeito em uma Nikon !
(coisa que eu só tinha visto, até hoje, na Pentax)
Ernesto, desculpe, ou eu não entendi nada do que vc escreveu - aliás, conclusões por vc mesmo, já que ninguém citou em nenhum momento o que vc escreveu - ou eu discordo com a maioria.
-"Nunca chego nessa proeza" ? -"Mais Photoshopavel" ? -"Feitos por pessoas que aprenderam tudo no google, sem nunca ir em uma escola de fotografia" ?

Vc simplesmente não sabe do que ou de quem está falando. Provavelmente tbm nunca fez imagens noturnas aonde prevalece áreas de breu, e que sim, precisam ser "abertas" em uma pós produção, o que geralmente não se faz em Photoshop ( termo que já se tornou pejorativo ), por culpa de quem na real nem conhece o que o programa faz, mas sim em um aplicativo para ajustes de RAW, com o Lr ou dos próprios fabricantes.
Outra coisa lamentável é esse "ranço" de muitas pessoas quanto a quem usa de fato o "tal do Photoshop", como se isso fosse para fracos, para quem não sabe fotografar, quando na verdade é exatamente o contrário: fotógrafos digitais sabem e conhecem o que é possível fazer com arquivos nativos e fotografam pensando nisso, pensando em como irão trabalha-los nos aplicativos, como o Photoshop.
Eu acho um desperdício e um meio-trabalho alguns tipos de fotografias serem exclusivamente o arquivo JPG saído da câmera, sem um mínimo de ajuste, mas isso é a minha opinião e eu não fico criticando quem assim o faz, afinal de contas, cada um com a sua.
Raphael Sombrio, isso te faz repensar a compra da tua D7100? Bate aquele arrependimento, mesmo que no fundo? Afinal, é um investimento consideravelmente alto levando em conta que nunca havia gastado com isso.
Salazar: é um investimento alto, mas mesmo eventualmente ocorrendo o banding eu não me arrependo.
Como eu escrevi a D7100 é uma excelente câmera e seu DR fica similar a muitos full frames.