Autor Tópico: Surpresa: E-M10 mkII em breve  (Lida 690 vezes)

marciok

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Online: 02 de Julho de 2015, 11:53:56
http://www.43rumors.com/ft5-e-m10ii-camera/

Juro que não sei o que eles podem mudar em relação à original, hehehe
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

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angelone

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Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2015, 14:06:47
A causa que me parece mais plausível desse inesperado possível lançamento é a concorrência, óbvio..  no caso, com a Lumix G7. Como nao se pode esperar nada bombástico em termos de tecnologia inovadora em um modelo de entrada (da linha OMD), a funçao mais provável deve ser video 4K com frame rates, no minimo, semelhantes a G7. Se nao tiver esse recurso, q hoje qualquer maquineta e smartphone já tem, vai ser um tiro n'água.. Esse recursos mais o IBIS funcionando em 4K, mesmo q de 3 eixos, já será um diferencial extremamente favorável em relaçao  à G7.
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 14:08:43 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Oliberal

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Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2015, 14:21:50
Ei to no aguardo da E-M1 Mark II
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

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Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2015, 17:57:59
Ei to no aguardo da E-M1 Mark II

E eu já pensando em quando vou substituir minha E-M5 pela MkII, rs.


marciok

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Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2015, 08:30:10
A causa que me parece mais plausível desse inesperado possível lançamento é a concorrência, óbvio..  no caso, com a Lumix G7. Como nao se pode esperar nada bombástico em termos de tecnologia inovadora em um modelo de entrada (da linha OMD), a funçao mais provável deve ser video 4K com frame rates, no minimo, semelhantes a G7. Se nao tiver esse recurso, q hoje qualquer maquineta e smartphone já tem, vai ser um tiro n'água.. Esse recursos mais o IBIS funcionando em 4K, mesmo q de 3 eixos, já será um diferencial extremamente favorável em relaçao  à G7.

4k com certeza absoluta não vai ter - senão teriam implementado 4k na E-M5 MKII, onde nem o 1080p implementaram direito...
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efilho

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Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2015, 10:50:32
....E-M5 MKII, onde nem o 1080p implementaram direito...

Oi Marcio,

Tenho lido na Internet que o aquecimento do sensor provocado pelo uso de vídeo, especialmente 4k, exige técnicas de dissipação de calor que não poderiam ser mais bem implementadas em sensores "flutuantes" (como é o caso da atual tecnologia do IBIS). Parece que a tecnologia atual exige que o chip otimizado para vídeo precise estar "grudado" em um baita heatsink, prejudicando muito a movimentação tão sensível de sensor para os 5 eixos de compensação. Isso talvez fosse viável em uma E-M10, que usa 3 e talvez permitisse a movimentação de um sensor com mais recursos de resfriamento.

Uma "correlação besta" (e provavelmente errada) ao lembrar como a minha (ex-) NEX-6 simplesmente interrompia a gravação de vídeo quando a T ambiente estava "Rio 40 graus", exatamente pelo sensor não conseguir resfriar adequadamente, fato conhecido pelos usuários da câmera...  :ok:


marciok

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Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2015, 18:58:12
Oi Marcio,

Tenho lido na Internet que o aquecimento do sensor provocado pelo uso de vídeo, especialmente 4k, exige técnicas de dissipação de calor que não poderiam ser mais bem implementadas em sensores "flutuantes" (como é o caso da atual tecnologia do IBIS). Parece que a tecnologia atual exige que o chip otimizado para vídeo precise estar "grudado" em um baita heatsink, prejudicando muito a movimentação tão sensível de sensor para os 5 eixos de compensação. Isso talvez fosse viável em uma E-M10, que usa 3 e talvez permitisse a movimentação de um sensor com mais recursos de resfriamento.

Uma "correlação besta" (e provavelmente errada) ao lembrar como a minha (ex-) NEX-6 simplesmente interrompia a gravação de vídeo quando a T ambiente estava "Rio 40 graus", exatamente pelo sensor não conseguir resfriar adequadamente, fato conhecido pelos usuários da câmera...  :ok:

Sei dessa hipótese, mas é controverso - aliás, a A7R II meio que derrubou isso agora, pois está gravando 4k em um sensor flutuante.

Li uma thread interessante uma vez de um cara que colocou a câmera para filmar (acho que uma NEX 6 mesmo) sem lente e ficou medindo a temperatura dela com um daqueles visualizadores de temperatura; o sensor praticamente não esquentava, mas o que esquentava MUITO era o chipset / processador.

Isso sim não tem dúvida: quanto mais pesada a codificação que a câmera tem de fazer, maior são os problemas de dissipação dos processadores. A Samsung NX1, que tem um processamento insano, não tem aquele tamanho à toa (tanto que a NX500, que não faz full readout do sensor, não é tão grande). GH4 também é grande por esse motivo - os corpos das câmeras funcionam como dissipador.

Esse aquecimento prejudica o sensor por tabela, pois aumenta a temperatura dele e isso gera ruído. Mas não parece ser exatamente aquecimento do sensor.

E se a Olympus lançar uma E-M10 com vídeo melhor que a E-M5 (que eles mesmos declararam que era a "câmera de vídeo" da Olympus), vai ter muita gente brava - eu, inclusive. :)
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efilho

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Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2015, 19:11:16
...E se a Olympus lançar uma E-M10 com vídeo melhor que a E-M5 ...vai ter muita gente brava - eu, inclusive. :)

Estava lendo justamente sobre a necessidade absoluta de manter lançamentos constantes (nessa faixa de produtos de consumo para usuários entusiastas) sob pena de perder fatia de mercado significativa: virou uma corrida para lugar nenhum. O concorrente lançou algo a turma do consumo precisa ter lançamento similar ou ela vende tudo e passa para o outro... Devemos ler isso com os olhos do gringo, claro, que vive em outra realidade.  ;)

Mas para seus vídeos de shows vc já não deveria ter saído dessa "vídeo meia-boca" de Olympus? Não era melhor comprar uma Pana lá na B&H? As análises já apontavam que a Pana continuava melhor em vídeo...  :ok:



marciok

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Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2015, 13:42:49
Mas para seus vídeos de shows vc já não deveria ter saído dessa "vídeo meia-boca" de Olympus? Não era melhor comprar uma Pana lá na B&H? As análises já apontavam que a Pana continuava melhor em vídeo...  :ok:

Para isso eu trouxe a LX100 junto. :) Agora em shows vou com as duas, E-M5 mkII para fotos, LX100 pra vídeo. Na verdade, fotos em wide estou tirando com a LX100 também, aí deixo a E-M5 mkii sempre com lente acima de 45mm e troco muito menos de lente.
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Helena Bsb

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Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2015, 14:03:13
Márcio, vc faz essas fotos de shows profissionalmente??
Que lente(s) mesmo vc costuma usar??? Usa sempre uma m4/3?
« Última modificação: 06 de Julho de 2015, 14:05:59 por Helena Bsb »


marciok

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Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2015, 14:07:57
Márcio, vc faz essas fotos de shows profissionalmente??
Que lente(s) mesmo vc costuma usar???

Faria profissionalmente se alguém pagasse. :/

Pra fotos do palco todo, usava a 14mm 2.5 e (quase sempre) a 20mm 1.7. Mas agora uso a LX100, que cobre uma faixa maior sem precisar trocar lente. :)

Para detalhes, depende da distância do palco. Lugares pequenos, a Oly 45mm 1.8 e 75mm 1.8. Se estou mais longe, vão junto uma Chinon 135mm 1.8 com mount Nikon, e o meu canhão, uma Nikon 180mm 2.8 antiga imensa, hehehe. Mas se a luz do palco foi boa a Panasonic 45-175mm traz resultados muito melhor que o esperado.
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Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2015, 14:16:32
Tava dando uma espiada no flickr, e vi os exifs, lá tem as câmeras e as lentes. Vi depois de perguntar, rs.
Mas hein, vc tá sempre bem posicionado. Pensei pelas fotos, que estivesse sempre ali na posição de fotógrafo, próximo ao palco, naquela região privilegiada. Mas vc tira da plateia, então?
Vi até que tem fotos do Bruce Srpringsteen...  :wub: :wub: :wub:
Vi umas tbém que parecem ser a Érika Martins.
Ai, adoraria poder tirar fotos assim. Mas não tenho as manhas de ficar no "gargarejo", e muito menos de levar câmera boa pra shows. Sempre vou com uma compacta canon.  :D


marciok

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Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2015, 15:04:59
Tava dando uma espiada no flickr, e vi os exifs, lá tem as câmeras e as lentes. Vi depois de perguntar, rs.
Mas hein, vc tá sempre bem posicionado. Pensei pelas fotos, que estivesse sempre ali na posição de fotógrafo, próximo ao palco, naquela região privilegiada. Mas vc tira da plateia, então?
Vi até que tem fotos do Bruce Srpringsteen...  :wub: :wub: :wub:
Vi umas tbém que parecem ser a Érika Martins.
Ai, adoraria poder tirar fotos assim. Mas não tenho as manhas de ficar no "gargarejo", e muito menos de levar câmera boa pra shows. Sempre vou com uma compacta canon.  :D

Não fico muito no gargarejo não - é que geralmente vejo no Circo Voador, que é pequeno e raramente é difícil tirar fotos da platéia, público lá sempre é ótimo. :)

As do Bruce foram em São Paulo, eu estava na área VIP mas não muito perto. Acho que lá usei a 75mm, e as que estão sem EXIF foram com uma Canon FD 135mm f/2.5. E ainda foi com a GH2, olha só - sem Ibis e considerada por muitos (inclusive eu) como meia boca pra fotos. :)
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Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2015, 15:08:38
Na verdade, lembrei que nessa época eu ainda não tinha a 75mm, então não lembro quais outras lente que usei, ahahaha. ACHO que deve ter sido a Canon FD 50mm 1.4 nas mais abertas, e a Vivitar 105mm 2.5 nas mais próximas mas não tanto quanto a 135mm (essa Vivitar é incrível).
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Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2015, 15:24:00
Aaaah, legal, valeu!!!