Estava assistindo um vídeo sobre a Canon EOS 1 e surge o comentário de que "a Canon EOS 1 foi a melhor câmera analógica produzida em toda a história".
Lembro dela e sei que é uma obra prima, mas dizer que é a melhor de toda5s? O que acham?
A EOS 1v é a melhor de todas mas, a EOS 1 e a EOS 1n, não.
A EOS 1 (+-5fps) foi uma camera
revolucionária sim, mas não pela camera em si. Ela era muito usada pelo sistema de foco rapidíssimo das lentes. Absurdamente mais rápido que o AF da Nikon. Mas muito, muito mais rápido para a época.
Nesta época, as Nikons F4 eram, levememte mais rápidas em fotos por segundo (+-5fps e quase 6 contra +-5 da EOS 1) mas, não no sistema de foco (o que se mantem até hoje).
Porém, as lentes Canon tinham fama de quebrar muito o motor (nesta época) e os fotografos de F1 e esportes sempre tinham que ter backup. Mas era isso ou nada porque a Nikon não tinha a mesma velocidade de foco.
Backup de camera era normal porque vc nao tirava o filme, tinha ajudante para trocar mas, durante a troca, vc pegava outra camera. Os cassetes que eu usava eram de 200 fotos, tinha para Nikon e Canon. Vc comprava filme por metro e punha no cassete. Acho que tinha maior no exterior.
A fama da Nikon como inquebravel e da Canon como fragil era fortissima nessa época por isso.
Mesmo quando lancaram a EOS 1n (+-6fps), a velocidade de fps da F4 dava, na pratica, igual. Mas a veloc de foco do sistema EOS, sempre absurdamente superior.
Depois a Nikon lançou a F5, de 8fps, e o foco AF-S. E foi a mais e durável de todas mas nunca na velocidade de foco.
Por fim veio a Canon com a EOS 1v (+-10 fps) que é a camera
imortal, a última de uma era, mesmo não sendo a mais durável, por perder para a F5 mas é a camera esportiva de filme mais rápida do mundo
e sem duvida, será peça de museu e valerá milhares de dolares em uns 100 anos como acontece com a primeira Canon, a Kwanon que vale mais de 100mil..e até 400mil.
Se quer deixar uma herança aos bisnetos, compre uma EOS 1v com cassete e 200 fotos (feita por volta do ano 2000). Foram feitas poucas por ser carissima e dessas poucas, muitas foram malhadas e muitas foram trocadss,,no esporte pela EOS 1Ds mk2 de 2004. Mesmo em 2002 a fama da EOS 1Ds mk1 era forte.