Autor Tópico: Dúvida - 85mm 1.8, 50mm 1.4 USM ou 50mm 1.8 STM  (Lida 3729 vezes)

dan_moreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 13 de Agosto de 2015, 10:58:57
Bom dia a todos,


Estou querendo fazer aquisição de uma nova lente, já possuo a sigma 17-50, 40mm 2.8 stm. Estou pensando em:

 - 85mm 1.8 USM
 - 50mm 1.4 USM
 - 50mm 1.8 STM

Além do mais, tenho uma 70D e no final do ano estou querendo também comprar a 6D somente o corpo(se o dólar me ajudar kkk), qual ficaria melhor, baseado no range que possuo?

Obrigado.
70D + 6D + Sigma 17-50 + Canon EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII + Canon EF 85mm 1.8 USM


Elder Walker

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.201
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2015, 11:10:28
Baseado no range que já tem, apenas uma lente acrescentaria uma distância focal nova: a 85mm.

Alguns podem dizer que o ângulo resultante (de 135mm na sua cropada) pode ser muito fechado, mas eu usava essa combinação na minha Rebel e achava bacana, tanto é que hoje com full-frame, quero a 135 f/2L.

Outro ponto interessante, caso opte pela 85, é que poderia utilizá-la na 70D combinando a 40mm na futura 6D, o que daria um combo de 40mm + 135mm equivalentes nas duas câmeras. Ou com a zoom na 70D e a 85 na 6D...

Indicaria as 50mm apenas se sua linguagem tender mais para essa distância focal. Caso contrário, a 85mm é realmente fantástica.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lucasfop

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2015, 11:11:59
Bom dia dan_moreira,

Eu tenho uma 85mm 1.8 e uma 50mm 1.8II, uso numa 7D e te digo que depois que peguei a 85mm já quase não estou mais usando a 50mm para retratos.

Apesar do ângulo mais fechado, a qualidade de imagem dela é impressionante. Mesmo em f/1.8 ela te entrega uma nitidez surpreendente, sem contar com a velocidade de focagem e precisão, que são igualmente surpreendentes.

Te indico mais ainda ela por você estar pensando em migrar pra uma FF. Eu acho que esta distancia focal funciona muito bem pra FF, já que já consigo me virar bem com o "aperto" que ela tem nas cropadas.

Estou no trabalho agora, mas depois posso te enviar alguns retratos recentes que fiz com a 85mm pra você ter uma noção do ângulo de visão e qualidade numa cropada (apesar de já terem muitos exemplos por aí).
Canon 5D Mark II - Canon T2i
Sigma 35mm 1.4 ART - Canon 85mm f/1.8 USM

instagram.com/lucasfop


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.872
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2015, 11:14:24
85mm na Cabeça, foi uma lente que vendi com dor no coração.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.335
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2015, 11:22:58
85mm como já disseram, só precisa ver como vai ficar o kit com a 6d.
Pois imagino que não vá aproveitar a 17-50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2015, 11:58:32
(...)
Eu tenho uma 85mm 1.8 e uma 50mm 1.8II, uso numa 7D e te digo que depois que peguei a 85mm já quase não estou mais usando a 50mm para retratos.
(...)

Comigo tinha acontecido a mesma coisa: a 50mm II havia ficado parada por quase um ano.

Recentemente comprei a 50mm STM e tenho gostado muuuuito do resultado. Obviamente não dá pra comparar com a 85mm 1.8, mas essa STM é bem melhor que a antiga.  :ok:

Ontem mesmo, utilizei as duas quase na mesma proporção (sendo que antes eu nem usava a 50mm II).

Mas respondendo à pergunta do tópico: 85mm 1.8 na cabeça! Lente fantástica!



mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2015, 12:07:02
Como o Elder comentou... a única que te daria uma diferença no range é a 85... só por aí vc já mata a charada!
Tive uma e gostava muito na minha rebel como ele tbm comentou... depois que peguei a 6D, ela me agradou no começo, depois que peguei a 135mm a 85 virou peso de papel! hiauhaiuhaiu... vendi dois meses depois com umas 10 fotos tiradas...

50mm 1.4 é ótima... foco rápido e excelente em ambientes com pouca luz! Melhor até que a 135mm... vendi ela para pegar a STM e ver como é... mas já pensando na 1.2L.

Eu iria de 85... procura uma usada em bom estado... usa até final do ano e quando pegar sua 6D, vc consegue vender ela bem tbm! É uma lente de mercado fácil!

A STM tem no site da Canon por 479,00, parcelado em 12x sem juros, para quem é cliente Santander! Tá mais barato que o pessoal que traz de fora pra revender! Numa dessas vale a pena comprar essa tbm... se vc é cliente ou tem um amigo que possa fazer a compra pra vc (como foi meu caso)!
Fuji X-T20 / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 502
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2015, 15:10:43
Estou voltando pra 6D  :D
Apesar de gostar muito das Fuji X, não consegui ficar muito tempo longe de full frame  :assobi:
Pra "celebrar" o retorno, eu até pensei em pegar uma 50mm f/1.4, mas a questão de back e front focus dessa lente me deixou assustado  :shock:
É realmente algo a se preocupar?


Elder Walker

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.201
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2015, 17:02:16
Estou voltando pra 6D  :D
Apesar de gostar muito das Fuji X, não consegui ficar muito tempo longe de full frame  :assobi:
Pra "celebrar" o retorno, eu até pensei em pegar uma 50mm f/1.4, mas a questão de back e front focus dessa lente me deixou assustado  :shock:
É realmente algo a se preocupar?

Acredito que toda lente assim possa ter algum desvio de foco. Digo, não sei fundamentar os motivos para ocorrência ou não do "defeito", mas isso não é exclusivo de uma ou outra lente, mas sim de cópia para cópia.

Em tempo, não precisa postar a mesma dúvida em 3 tópicos diferentes. Se não encontrar uma discussão específica para o seu caso, pode até abrir um tópico novo, mas não "floodar" em vários deles...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


dan_moreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2015, 10:21:36
Muito obrigado pessoal. Vou de 85mm mesmo, mas estou com uma última  dúvida, utilizo para fotografia de eventos, em especial casamentos, neste quesito com o corpo crop ela me atenderá?
70D + 6D + Sigma 17-50 + Canon EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII + Canon EF 85mm 1.8 USM


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.335
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2015, 10:30:31
Muito obrigado pessoal. Vou de 85mm mesmo, mas estou com uma última  dúvida, utilizo para fotografia de eventos, em especial casamentos, neste quesito com o corpo crop ela me atenderá?

Na cerimonia pode ser bem útil.
Na recepção duvido que você consiga espaço para usar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dan_moreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2015, 11:25:27
Estou olhando no site da canon que está por volta de R$ 1400,00, o preço está bom?
70D + 6D + Sigma 17-50 + Canon EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII + Canon EF 85mm 1.8 USM


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2015, 11:32:35
Eu entendo que está ótimo!  :ok:

Paguei R$ 1.300,00 na minha ano passado, quando o dólar estava BEM mais barato (sem NF e com garantia de 90 dias apenas).


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.286
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2015, 12:43:05
Estou olhando no site da canon que está por volta de R$ 1400,00, o preço está bom?

Eu acredito que está um bom preço, ainda mais direto no site da Canon onde vc tem a garantia de 1 ano. Por fora vc economizaria pouco em relação a esse valor e teria no máximo uma garantia de 3 meses.

Edit: onde viu por 1400 lá? Acessei agora e tá 1.999  :shock:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2015, 12:43:42 por guizaunzin »
http://www.saycheese.fot.br
https://www.instagram.com/saycheesebr/

Canon 5Dc + T2i + Sigma 30mm 1.4 ART + Canon 50mm 1.8 STM + Canon 85mm 1.8


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 850
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2015, 12:48:17
site da canon da 2 anos de garantia não 1,

http://www.loja.canon.com.br/ef85-f18-usm-402.aspx/p
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli