Autor Tópico: Rumor : Lançamento da Panasonic GH4R  (Lida 817 vezes)

Aleodin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 30 de Agosto de 2015, 12:37:52
A Panasonic irá fazer no dia 1 de Setembro um anúncio sobre uma nova atualização de firmware da GH4, e há muitos sites por aí dizendo que há um rumor confiável de que junto com esse anúncio, haverá a divulgação de um novo modelo da GH4,a GH4R. Pouco se sabe ainda. Para mais informações : http://www.43rumors.com/ft5-strange-rumors-panasonic-to-launch-a-panasonic-gh4r/


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2015, 13:31:53
Panasonic correndo grande risco de gerar uma imensa insatisfação com o jeito quê eles estão lidando com essa questão do V-log...
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.196
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2015, 19:34:12
Mas, estão falando maravilhas deste V-Log... Dizem que o range dinâmico é espetacular! Eu não faço color grading dos meus vídeos, mas o resultado final é um espetáculo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.623
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2015, 20:11:45
Minha única dúvida...do tal modelo novo GH4R é se realmente será uma camera com diferenças significativas...camera nova de fato....porque se for algum desenvolvimento de software....mesmo que dê um salto grande...acho meio sacanagem...com os proprietários da Gh4...acho que poderia vir no na forma de firmware.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Aleodin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2015, 23:51:19
Eu acredito que a Panasonic não faria a tolice de lançar um modelo de câmera igual a GH4, com a única diferença de ter o "V-log" embutido.

E para os proprietários da GH4, restaria uma atualização de firmware paga (com sorte!). De qualquer forma quem iria vender a GH4 que possui para comprar a mesma câmera apenas com a diferença de um profile LOG enquanto a GH5 já vai ser lançada ano que vem?



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2015, 15:56:17
Tudo indica que vai ser um upgrade pago para os usuários atuais da GH4 - o que já vai gerar ruído, pois geralmente update para Log é disponibilizado gratuito por outros fabricantes.

Parece que o problema é comercial, no caso da Panasonic - querem preservar as câmeras dedicadas de vídeo mais caras, faz tempo que tem rumores que o setor de vídeo da Panasonic pressiona para que o V-Log nem saísse...

O "divertido" é que 99% do pessoal que fica postando desesperado por log mode NÃO vai saber usar ele direito. Usando Log você é obrigado a fazer grading pesado nos seus vídeos - e pouquíssima gente sabe fazer isso corretamente, precisa de bastante estudo e dedicação. Até os vídeos que o pessoal do The Camera Store fazem usando V-log na GH4 (eles são uns dos beta-testers, acho) costumam sair com cores bem ruins.

É tipo o pessoal que fica querendo sensor com 350mp pra tirar foto do filho correndo com a câmera em handheld, ou tirando foto de muro no tripé.
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2015, 10:24:58
Bem, saiu hoje o V-Log, e realmente vai ser cobrado - 99 dólares o upgrade.

http://www.newsshooter.com/2015/09/01/panasonic-announce-v-log-l-option-for-gh4-as-a-99-firmware-upgrade/

Vai ser uma choradeira medonha - exceto do pessoal que realmente é profissional, que em geral achou o preço justo.
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.196
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2015, 11:21:31
Bem, saiu hoje o V-Log, e realmente vai ser cobrado - 99 dólares o upgrade.

http://www.newsshooter.com/2015/09/01/panasonic-announce-v-log-l-option-for-gh4-as-a-99-firmware-upgrade/

Vai ser uma choradeira medonha - exceto do pessoal que realmente é profissional, que em geral achou o preço justo.
Não acho que esteja errado!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2015, 12:59:04
Não acho que esteja errado!

Achei ok também. E isso faz com que os "especialistas de internet" instalem V-Log sem saber usar, e digam que a câmera ficou um lixo - pois imagem de Log sem grading é horrorosa.

E lançaram a GH4R também. Já vem (claro) com V-Log instalado, e sem restrições de duração de vídeo em todos os modos.
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.402
Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2015, 14:39:25
esse v-log é tipo um "raw" de vídeo?


Aleodin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2015, 17:00:52
Não é "raw" por que a GH4 continua gravando internamente 8-bits de cor.

Esse V-Log é mais ou menos um perfil de cor de 8-bits com o maior dynamic range que câmera pode oferecer em vídeo. Sem o V-Log era de 10 pontos, com o V-log a GH4 ganhou 2 pontos de DR.

Eu achei o preço razoável. É um upgrade que dá nova vida para câmera, sem dúvidas...

Sobre fazer a gradação de cores...não é tão complicado assim. Aposto que mesmo um amador nisso, conseguirá resultados melhores aplicando alguns LUT's LOG no V-log, do que usando o Cine D da câmera. Só o fato de ganhar 2 pontos de DR, já vale muito a pena.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.196
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2015, 20:25:27
Eu não gastaria, pois sou um zero à esquerda em questão de Grading. Mas para quem sabe fazer ajuda um monte mesmo! Agora, pelo que eu me lembro, acho que minha GH3 não tinha limite na gravação de vídeos...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Aleodin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2015, 11:04:00
GH4R confirmada! Vai ser um modelo europeu com o V-log embutido e tempo ilimitado de gravação.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2015, 16:12:06
Não é "raw" por que a GH4 continua gravando internamente 8-bits de cor.

Esse V-Log é mais ou menos um perfil de cor de 8-bits com o maior dynamic range que câmera pode oferecer em vídeo. Sem o V-Log era de 10 pontos, com o V-log a GH4 ganhou 2 pontos de DR.

Eu achei o preço razoável. É um upgrade que dá nova vida para câmera, sem dúvidas...

Sobre fazer a gradação de cores...não é tão complicado assim. Aposto que mesmo um amador nisso, conseguirá resultados melhores aplicando alguns LUT's LOG no V-log, do que usando o Cine D da câmera. Só o fato de ganhar 2 pontos de DR, já vale muito a pena.

Mais ou menos - estava lendo um texto de um especialista de grading, e o modo de exposição muda muito; os pontos de shadow / cinza / highlights mudam totalmente e você têm de acertar isso no metering da hora de gravar, pois senão geralmente os highlights estouram (tem profissional apanhando com isso); e o histograma da GH4 aparentemente não leva esses pontos em consideração. Para ficar realmente bom, parece ser bem complicado.
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2015, 16:16:46
O texto em si:

Barry Green was responding to tests done by Matthew Allard at newsshooter on vlog for the DVX2000 where he had a lot of clipping. Not the exact same thing, but valuable exposure information below:

"I woke up this morning realizing what I had missed -- sorry for not catching this earlier. What this means is: USER ERROR. Mr. Allard didn't understand how VLOG works, and so (I am 99% certain) he grossly overexposed the images he was testing -- and yes grossly overexposed images will clip, of course they will.

VLOG is like other LOGs, but VLOG-L is not displayed like other cameras' LOG curves, and you can't judge exposure exactly like you would with other LOG curves. VLOG-L is designed to match the VariCam's VLOG, but it can only represent up to 12 stops. Full VLOG is designed to handle 16 stops.

Now, where this comes into play is keenly represented by Allard's statements about the built-in waveform monitor and false color. Those tools WILL NOT show clipping, because in VLOG-L all the brightness levels are remapped, and the absolute clip point happens at about 79 IRE.

While you let that sink in, I'll try to explain a bit further. Users are well-trained that middle gray (18% reflectance) is normally exposed at around 50-55 IRE, and that "broadcast safe" or "studio" white (90% reflectance) is at 90 IRE. And that chroma clipping is usually happening at any brightness level over 100, and that absolute clipping is taking place at 109.

THIS IS NOT HOW VLOG-L WORKS.

In VLOG-L, middle gray should be exposed at 42 IRE (well, actually, 41.7, but that's a little hard to narrow down on the camera's built-in waveform monitor). This is similar to how other LOG curves work, although a little higher.

In VLOG-L, 90% reflectance white should be exposed at 61 IRE. This is similar to, but a little lower than, other LOGs. CLOG should record 90% white at 62.7 IRE, SLOG records it at 65.3 IRE.

And this is where things change. In SLOG and CLOG, they use the range on the wavefrom from ~64 IRE on up to 109 IRE to represent the "superwhites". And that's how it would work on full VLOG too. But VLOG-L is an abbreviated curve that doesn't have the additional stops in highlights over white (the "superwhites").

In VLOG, on a VariCam, the absolute clip point happens at about 14 stops in. On the DVX200, it happens at 12 stops in, at 4 stops over middle gray. This chart shows how VLOG is mapped, and I added some green lines to show where VLOG-L cuts off.

The important thing to get here is -- VLOG-L is designed to use the same LUTs as VLOG, so they didn't modify the shape or IRE representations from VLOG. And because of that, the maximum brightness that a DVX200 can deliver, in VLOG-L, ends up at 79 IRE.

You cannot make the waveform monitor clip. You cannot make an external monitor show "false color" clipping. If you pointed the DVX200 (in VLOG-L) at the sun, with the iris wide open, the maximum exposure you'll see is 79 IRE. It is impossible to get the DVX200's zebras (at 80%, in VLOG-L mode) to show up. It cannot generate those higher stops, because those are reserved for >12 stops of dynamic range in full VLOG.

So -- yes, if you're used to looking at the waveform from other cameras, you'd think that the DVX200 wasn't clipped when the peaks were at 80 IRE. But they would be, they'd be horribly clipped.

I knew this would bite people in the butt, and I've asked the factory for a couple of ways to address this, including remapping the waveform monitor so that in VLOG mode it shows nothing above 80. I have also asked them to consider a different, VLOG-based gamma that is designed specifically for this sensor, that remaps the superwhites into the full range at 80 and above. Either approach would help cinematographers use it, because frankly, it's different and so far nobody can be expected to intuitively know how to use it because ... this is the first camera that has it.

In short, if you're using the waveform monitor with VLOG-L:

Blacks go at 7.3 IRE Middle gray sits at 42 IRE 90% white sits at 61 IRE Absolute clip is at 79 IRE

You cannot use "false color" with VLOG-L as it won't show the proper values. Unless you press the "REC 709 LOG" user button, which overlays a REC 709 gamma on the monitor output -- if you do that, then yes you'd see traditional waveform values on your external monitor, and you'd easily see that the image was grossly clipping."
Câmeras: Fujifilm X100s, Panasonic Lumix LX100, Panasonic Lumix GX85, Fujifilm S5Pro

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci