Autor Tópico: os pontos de foco que varia de dslr pra dslr faz muita diferença ?  (Lida 3055 vezes)

gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
E ai galera, queria saber de uma coisa, a maioria das câmeras de entrada da Nikon tem mais pontos de foco que as da Canon, ou até mesmo a linha d5xxx tem mais pontos de foco que as da linha d3xxx...eu tenho uma d5500 tem 39 pontos de foco e 9 cruzados, mas queria indicar pra um amigo q quer pegar sua primeira dslr, to querendo indicar a 3300 tem 11 ponto de foco e 1 cruzado....esses pontos de foco faz tanta diferença no resultado da imagem ? Pq as Nikon tem mais pontos de foco q as Canon e a imagem é quase a mesma coisa..(digo as de entrada da Nikon tem mais que as de entrada da Canon).
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2015, 12:41:53
Eu normalmente só uso o ponto central ("focar e recompor"), portanto não ligo muito para os demais, pois o cruzado é sempre o do centro (se houver apenas 1 ponto com essa sensibilidade).  :ok:

É claro que na D750 vc tem mais opções, portanto eu vou de ponto central ou "grupo" central. Mas acaba sendo o centro mesmo... :)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 12:43:15 por efilho »


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2015, 13:19:38
ponto central 99% das vezes...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2015, 14:18:26
Eu normalmente só uso o ponto central ("focar e recompor"), portanto não ligo muito para os demais, pois o cruzado é sempre o do centro (se houver apenas 1 ponto com essa sensibilidade).  :ok:

É claro que na D750 vc tem mais opções, portanto eu vou de ponto central ou "grupo" central. Mas acaba sendo o centro mesmo... :)


Em cenas que requer movimentos rápidos tipo esporte, vc opta por usar o central tbm?
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2015, 14:37:28

Em cenas que requer movimentos rápidos tipo esporte, vc opta por usar o central tbm?
Sim pois você irá acompanhar o sujeito se movendo, como quem está mirando um alvo em movimento. Ou vocês ficam com a camera parada esperando o alvo passar no frame?
Eu nunca perdi foco com objeto se movendo usando o central, usar os laterais é sofrer com a sorte, mesmo usando uma 5DmkIII.
É o mesmo princípio do olho, quando você quer olhar um pássaro voando, você foca nele e a imagem é gerada bem no centro e assim você acompanha ele com o olho e/ou cabeça certo?
Por que fazemos isso? Porque nosso cérebro enxerga bem apenas um percentual pequeno no centro da imagem gerada pelo olho e nossas câmeras são a mesma coisa, elas focam melhor usando o central e você precisa acompanhar ele se movendo pra focar igual faz com o olho quando uma pessoa passa perto de você.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 14:42:28 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:12:07
Em cenas que requer movimentos rápidos tipo esporte, vc opta por usar o central tbm?...

Mais ainda, pois eu tenho que acompanhar o "alvo" e o ponto central (ou grupo central, na Nikon D750, se o objeto for pequeno e o ponto central estiver "perdendo-o") é ideal para isso, exceto nas 5DMk3 e outras com todos os pontos cruzados. Como a maioria das DSLR não é assim, central não tem erro.

Apenas deixo "mais espaço" em volta do motivo (fecho menos o zoom) para acertar a composição mais tarde. Por exemplo, se o motivo estiver se movimentando vc deixa mais espaço à frente dele, mas usando ponto central sempre haverá espaços iguais à frente e atrás, por isso eu não "fecho" muito para cortar depois...  :ok:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:25:54
Mais ainda, pois eu tenho que acompanhar o "alvo" e o ponto central (ou grupo central, na Nikon D750, se o objeto for pequeno e o ponto central estiver "perdendo-o") é ideal para isso, exceto nas 5DMk3 e outras com todos os pontos cruzados. Como a maioria das DSLR não é assim, central não tem erro.
Perfeito, falamos a mesma coisa de formas diferentes efilho.
Cara, mesmo a Mk3 os pontos laterais não são assim aquela maravilha e NÃO SERVEM para objetos em movimento.
Em um evento com Jets, aeromodelos que eu fui, objetos entre 300-450 km/h, só o central deu jeito.
Em resumo, 5Dc + 85/1.2 (considerada lenta) + FOCO CENTRAL + One Shot, VS 5Dmk3 + 70-200/2.8 V2 (considerada TOP) + FOCO LATERAL CRUZADO + AI-SERVO em 100mm, o percentual de acertos do central foi muito maior e ainda por cima usando o Foco unico :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:48:11
Simples, depende do tipo de foto que vai fazer.

Se vai usar lente de kit ou lentes mais escuras para fotos estáticas, apenas o ponto de foco central é suficiente.

Já se vai usar lentes claras, f/2.8 ou mais claras, nem sempre focar e recompor é recomendado, aliás, raramente é (nem vou me estender, tem dezenas de tópicos aqui falando sobre isso). Então ter mais pontos de foco espalhados pelo frame ajuda muito. Eu diria que 9 ou 11 pontos bem dispostos pelo frame é suficiente. De preferência todos cruzados para facilitar o foco em ambientes de baixa luz/pouco contraste. Este é meu uso habitual, diria que uso o ponto central em uns 80% das fotos e outros dos 9 pontos da minha câmera em 20% das fotos gerais. Se considerar retratos com lentes claras como a 50 f/1.4 ou 85 f/1.8 ou 135mm f/2.5, dificilmente uso o central.

Agora se vc vai fotografar ação ou natureza usando focus tracking, aí a coisa muda de figura.
Fazendo focus-tracking, nem sempre queremos que os assuntos focados fiquem no meio do quadro
então é importante pontos de foco que sejam eficientes fora da zona central. Além do que nas câmeras mais modernas existem dezenas de formas de aproveitar os pontos de foco. Então no caso de focus tracking, quanto mais pontos de foco, melhor.

Um uso comum é em fotografia de automobilismo, motociclismo e pássaros em vôo, por exemplo.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2015, 16:10:45
Um uso comum é em fotografia de automobilismo, motociclismo e pássaros em vôo, por exemplo.
Então AlexandreS, nesses 3 casos que citasse eu já testei na prática e o central é sempre melhor, mesmo comparando um foco central arcaico como o 5Dc vs laterais modernos cruzados como o da 5D3.

A precisão maior é sempre no central, mesmo os laterais sendo cruzados, mesmo em cameras top de linha como a 1ds Mkiii.
No manual dela diz que é aconselhável utilizar o central também para lentes escuras e que os laterais só são cros-type quando utilizados lentes F2.8 ou mais claras.
pág 85. http://gdlp01.c-wss.com/gds/0/0900011400/01/EOS-1DsMIII_HG_EN.pdf


Agora com certeza para lentes claras é ideal ter isso, apesar que, no manual das lentes como a Canon 50/1.4 e 85/1.2 a canon desaconselha usar os laterais e utilizar o central pela precisão, vai entender.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2015, 16:22:48
Entendo muito pouco sobre este assunto mas posso dar um pitaco que me parece estar passando despercebido: o ponto de foco central, nooooormalmente, não é apenas cruzado: é duplamente cruzado (ou o termo técnico que preferirem para descrever isso). Ele teria uma cruz "vertical/horizontal" e outra "diagonal". Os pontos laterais chamados "cruzados" geralmente são apenas vertical/horizontal. Os mais simples (sem ser cruzados) são apenas horizontais ou verticais.

Falando isso na prática, a minha primeira câmera foi uma T4i. O ponto central era, realmente, mais sensível e preciso. Mas os laterais (os outros 8) eram cruzados e excelentes para retratos na situação que o colega AlexandreS descreveu: não querer focar e recompor com o central. Senti muito a falta disso quando migrei para a 5Dc. Inclusive passei a usar apenas o central, compondo a imagem já pensando no crop que farei depois para deslocar o retrato do centro. Se pudesse confiar nos pontos laterais com maior certeza, usaria com certeza!

De resto, essa quantidade enorme de pontos (e regiões) deve ser útil para atividades específicas. Mas aí realmente não conheço bulhufas! hehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2015, 17:02:05
Pois é Silvano, e no documento "QuickGuide to Accurate EOS Autofocus" do Canon Learning Center tem um tópico chamado "The Importance of AF Point Selection" que diz porquê não se deve usar o ponto central e reenquadrar quando se estiver usando lentes claras. Vai entender, talvez eles queiram que com a 85 f/1.2 a gente só tire fotos centralizadas.

Quanto ao focus tracking não vou polemizar, são opiniões, tenho amigos que usam na 7D II e 5D MK III e acham excelente. Talvez seja uma diferença de configuração (que é pode ser bem complexa) ou forma de uso, sei lá.

Eu já usei na 60D com a singela 55-250 fotografando automobilismo justamente para não centralizar o frame e não tive queixas, com tempo claro o índice de acertos foi altíssimo. Apenas com tempo nublado é que tive uma performance que deixou a desejar.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2015, 17:13:27
O que tem importância são os pontos cruzados, esses que fazem a diferença, as vezes na descrição está lá, 39 pontos e foco e pontos cruzados 9, outra tem 21 pontos de foco e os 21 são cruzados. Neste caso é bem melhor pegar a de 21 do que a que tem 39.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2015, 18:25:49
...não se deve usar o ponto central e reenquadrar quando se estiver usando lentes claras. Vai entender, talvez eles queiram que com a 85 f/1.2 a gente só tire fotos centralizadas...

Eles estão certos, se vc usa lentes "claras" pq precisa de pouca prof de campo, "focar e reenquadrar" faz com que vc "mude" o plano do foco sem perceber, vc "gira" a câmera e aquele olho do modelo que estava perfeito no ponto central já não está mais focado no plano original. Daí a recomendação geral de fazer o enquadramento e selecionar o ponto de foco onde se deseja foco "perfeito" sem girar a câmera.

Mas eu gosto de paisagens, viagens, por isso o fundo e o primeiro plano "participam" da história, e as aberturas que uso (para dar mais profundidade de campo) tornam essa variação do plano irrelevantes para mim...

Mas acontece mesmo, embora imprimindo A3 ou não olhando a 100% isso seja pouco perceptível...  :ok:
« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 18:31:20 por efilho »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2015, 19:00:26
Eles estão certos, se vc usa lentes "claras" pq precisa de pouca prof de campo, "focar e reenquadrar" faz com que vc "mude" o plano do foco sem perceber, vc "gira" a câmera e aquele olho do modelo que estava perfeito no ponto central já não está mais focado no plano original. Daí a recomendação geral de fazer o enquadramento e selecionar o ponto de foco onde se deseja foco "perfeito" sem girar a câmera.

Mas eu gosto de paisagens, viagens, por isso o fundo e o primeiro plano "participam" da história, e as aberturas que uso (para dar mais profundidade de campo) tornam essa variação do plano irrelevantes para mim...

Exato, o problema é a profundidade de campo rasa, normalmente resultado do uso de grandes aberturas. Usei o termo errado.

Abçs




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2015, 19:36:07
Quantidade de ponto de foco é o mesmo que uma familia com pai, mae e dois filhos querer ocupar uma casa com 20 quartos.

Hoje vemos cameras com mais e mais pontos e 99% das vezes quem aprende usa o central. Usando o ponto central e f 8 num dia claro ou com flash, dificilmente alguem perde uma foto.