Amigo, quanto as respostas do tópico, o pessoal respondeu pois você é minoria, acredite, a maioria criar tópicos deturpando a fotografia com perguntas do tipo "qual camera eu compro pra fotografar casamentos?" e outras baboseiras, você por estar na contra-mão disso, em busca de adquirir o conhecimento ja é um grande diferencial.
Bom, eu tenho 22 anos, comecei a fotografar por hobbye aos 18, aos 20 abri meu próprio estudio, simplezinho, hoje trabalho exclusivamente com fotografia e em dois anos de estudio reinvesti uma boa parcela do que ganhei para evoluir mais ainda meu ambiente de trabalho, e cada vez mais minha clientela tem aumentado.
Tentando responder tua pergunta, qual foco você tem? Você pensa em buscar emprego? Ser assalariado? Ou seu objetivo é empreender (é mais dificil, voce vai pensar varias vezes que nao da certo e se nao tiver foco, pode acabar desistindo)? Criar seu próprio nome, sua própria marca, ser dono de um estúdio ou até de uma agência?
Lembre-se, dentro da fotografia você pode seguir carreira em DEZENAS de áreas, tem fotografos retratistas, tem fotografos com foco em ensaios femininos, tem fotografos que atuam na área de ensaios pessoais (gestantes, casais, 15 anos, que é parte da minha área), eventos, publicidade (produtos, still, comida), tem fotografo de moda...
Conheço caras que ganham muita grana tendo um estudio/agencia de moda, os caras tem contatos com pessoal de agencia de modelos, empresas, graficas, fazem campanhas, lookbooks, e entregam o catalogo pronto pra empresa fechando orçamentos de algumas dezenas de milhares de reais, todo ano, duas vezes por ano. Ja conheço outros que sao casamenteiros, os caras conhecem padres e pastores do Brasil inteiro e as vezes nem religiosos são

Vou contar um pouco de como aconteceu comigo;
Comecei a fotografar por hobbye, como quase tudo que faço na vida, gosto de aprender as coisas, adorava fotografar, paisagens, dia-a-dia, andava de skate e fotografava o pessoal inspirado em fotos de revistas de Skate e tudo o mais, comprei uma DSLR e fui começar com objetivo de aprender, li muito, vi muito vídeo, alguns bons livros, observando o tempo inteiro. Nunca fiz um curso sequer, nem workshop, depois de um ano fotografando, um amigo meu me ofereceu pra ter um estudio dele que estava parado, nao fotografava mais a anos, aceitei de imediato porém o estudio ficava numa cidadezinha do interior, muito pequena, o estudio estava meio acabado, por influencia do meu sogro larguei e montei um estudio simplezinho nos fundos do prédio dele, na epoca tinha uma camera, uma 18-55, uma 50mm 1.8 e uma 70-300 (lente terrivel), peguei meu FGTS de estagiario numa delegacia e comprei duas tochas Mako com alguns modificadores, tripés e dois fundos, nao pagava aluguel mas também nao era um estudio bem localizado, era dificil de explicar pros clientes mas me foi de grande valia, era esse estudio aqui;

Trabalhei 1 ano e meio ai, depois achamos que ja podiamos fazer algo com nossa cara, buscamos uma sala bem localizada, no centro da cidade, num ambiente mais "requintado", montamos ele a nossa forma, investimos todas as economias, hoje trabalho aqui;

Claro, cada um, cada um, eu sempre tive uma facilidade de aprender sozinho, até prefiro, assim acredito eu que minha fotografia tem a minha visão conforme meus diversos erros e acertos, outra coisa é que eu sempre tive um pensamento mais empreendedor, adoro gerir o negócio, ficar vendo custos, lucros, o que investir, o que segurar, quando fazer coisa x ou y... tenho 22 anos, não tenho filhos, se eu investir uns 20/30 mil reais e o negócio não der certo, bola pra frente, tenho uma vida inteira pra acertar, mas, até o momento tem dado super certo.
Siga seu coração cara, se você curte a idéia de uma faculdade ou um curso, o faça, estar perto de outros profissionais sempre é bom, sendo por amizade ou por workshops. Um abraço