Autor Tópico: Dicas para fotos espontâneas - restaurante  (Lida 395 vezes)

maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Online: 01 de Dezembro de 2015, 10:54:16
Olá pessoal,

Sou iniciante no mundo da fotografia e estou nele apenas por hobby.
Vou participar de um projeto e preciso muito de dicas e sugestões, pois apesar de ser gratuito não quero fazer feio  :no:

Vamos fotografar pessoas em um restaurante, a fim de captar momentos espontâneos dessas pessoas enquanto se divertem, bebem e conversam... As fotos serão tiradas em uma distância considerável para não interferir no resultado, lente 55-250, por volta de 17 e 18 horas da tarde, usando a luz do dia mesmo, pois o restaurante é aberto.

Detalhe: Não sei onde escolher para ficar, não quero ficar andando pelo restaurante para não deixar as pessoas constrangidas, mas tb não sei se dá pra fazer fotos legais de longe assim e quieta em um canto. Queria ficar em uma mesa, despercebida, mas acho que não consigo pegar ângulos legais, até pq mesmo me esforçando eu quase nunca consigo um ângulo legal  :(
Estou pensando em usar uma velocidade suficiente pra congelar movimento, e tb pq vou estar com a câmera na mão, sem tripé.

Estou nervosa, qualquer dica será bem-vinda.

Obrigada!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.497
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2015, 11:11:42
Oi Mari!

Bom, acho que você pode mesclar as duas coisas: Algumas fotos sentada em uma mesa e outras andando despercebida por todo o restaurante. Eu normalmente faço isso, pego a câmera, uma lente zoom ou então a minha 85 e saio andando, me escondo atrás de alguma pilastra ou algo parecido, sem chamar muita atenção.

E fique tranquila! Se você demonstrar que está nervosa será pior do que se você ficar andando pelo restaurante.

 Mantenha-se calma, foque nos seus objetivos e fotografe!

Nikon D750 | Nikon D610 | Flash SB900| Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX |  Nikkor 80-200 2.8 | Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2015, 11:50:11
Obrigada Lizandro!

Acho que o problema mesmo é eu ficar calma. Isso acontece pela minha falta de técnica rsrs
Não conheço ninguém que fotografe algo semelhante, não tenho ideia de como será o resultado, se todas as pessoas sairão com a boca cheia nas fotos ou se vou conseguir pegar momentos legais... mas enfim, tenho que tentar.
Vou usar o disparo contínuo e seja o que Deus quiser!


Rafa_Meira

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:16:08
Uma pergunta, vc vai fotografar uma inauguração ou algo do tipo ou será apenas um dia normal no restaurante?
Isso faz mta diferença.


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:13:55
Rafa,

Será apenas um dia normal. É um projeto específico, não é nada relacionado ao restaurante.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.117
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:23:06
achei legal a sua abordagem de fotografar com uma tele para não constranger ou intimidar as pessoas. dá pra pegar belas imagens assim. No final, quando o pessoal já estiver mais descontraído (tomado umas) aí da pra fazer mais de perto.


Rafa_Meira

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:29:24
Bom, ai nesse caso deixo o tópico para os especialistas em street photograph e outros estilos afins.

 :)


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.130
Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:32:06
as pessoas saberao que havera alguem fotografando o tempo todo?Eu acho que se vc evitar de mostrar a cam quando tiver que circular,sendo discreta,ela colada ao corpo,nw so evitara de deixar os clientes "envergonhados",como deixara voce mesma mais livre da pressao que ja se criou por ter que ficar andando pra la e pra ca.Eu evitaria as fotos com os clientes de boca cheia.Se voce for rapida,acredito que podera pegar muitos momentos espontaneos.O cumprimento de quem chega ao local marcado com seu amigo/amiga ja sentado a mesa,as risadas,etc...
As dicas do Lizandro sao otimas tambem!Boa sorte
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:52:26
Mantenha a camera sempre na altura da mesa, ou ate mesmo embaixo dela e utilize live view. Sempre faco isso quando fotografo dentro de bares ou restaurantes. Se o local tiver alguma janela voltada pra rua, ficaria legal uma foto desta perspectiva.

Exemplo:

Through the window by Guilherme Nicholas, on Flickr
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


maricarvalho

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2015, 09:35:50
Obrigada Sílvio e Guilherme!!  :)
Nunca fotografei usando o live view, mas farei isso mesmo, vai dar muito mais discrição! Estava treinando focar e recompor ao lado, assim não ficava mirando na pessoa, mas sou muito mal acostumada a usar os pontos de foco, então não consigo esse lance de movimentar a câmera, sempre dá errado!

A foto de exemplo ficou ótima, mesmo sendo da altura da mesa! Tentarei fazer assim!