Autor Tópico: Deram 100 máquinas fotográficas a diferentes mendigos e pediram...  (Lida 9682 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Deram 100 máquinas fotográficas a diferentes mendigos e pediram que eles registrassem apenas o mais importante

Para deixar que os mendigos de Londres se expressassem por meio da arte e da fotografia, em julho deste ano os funcionários do Café Artderam a eles 100 máquinas fotográficas descartáveis. O tema do projeto era a frase «Minha Londres». Todos que desejaram participar tiveram aulas básicas para aprender como utilizar a câmera.

No final havia 2.500 fotos feitas com 80 câmeras que foram devolvidas. Do total, as 20 melhores foram escolhidas e apenas 13 farão parte do calendário para o ano 2016. Sinal de que muitas vezes aqueles que desprezamos têm talentos inimagináveis.



Esta foto foi escolhida como capa do calendário 2016. Autor: ROL





«A rua do telefone, Lincoln’s Inn». Autor: XO





«Sapato esquecido, Londres oriental». Autora: Ellen Rostant





«Túnel natural ou a luz final, Stratford». Autora: Ellen Rostant





«Festival de cores, Parque Olímpico». Autor: Goska Calik





«Passado e presente, Londres». Autora: Ioanna Zagkana





«Descanso no pneu, Hackney». Autor: Desmond Henry





«Os gansos observam o pôr do sol, Kensington Gardens». Autor: Mashik Varoksky





«Piquenique na Ponte da Torre, Southwark». Autor: Ceci





«O pássaro de West End, Westminster». Аutor: Zic





«O artista, Whitechapel». Autor: Michael Crosswaite





«Sombra de mim mesmo, Hyde Park». Autor: Goska Calik





«Tudo o que eu tenho», ou «As bolsas com toda a minha vida, Strand». Autor: David Tovey

Via: BoredPanda
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2016, 08:45:59
Só posso pensar como o mercado fotográfico é duro. Tem muito fotógrafo de qualidade tornando-se mendigo. haha.

Belo projeto.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2016, 09:02:26
Cara, eu me impressiono com o olhar de algumas pessoas... Simplesmente maravilhoso esse projeto!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2016, 03:08:27
Eu nao vi nada de especial nas fotos. Eu preferiria ver um projeto em que o registro fosse mais objetivo ou tematico.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2016, 11:00:53
Adorei o trabalho. A realidade de cada um é claramente expressa nas fotos, e sabendo da origem da foto, tornam-as muito especiais e agradáveis de se ver.

 :wub:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2016, 19:39:44
Adorei a idéia! Eu também fico impressionado com o olhar fotográfico de algumas pessoas.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2016, 11:40:26
Eu nao vi nada de especial nas fotos. Eu preferiria ver um projeto em que o registro fosse mais objetivo ou tematico.

"Pediram pra registrar apenas o mais importante"
"O tema do projeto era a frase «Minha Londres»"

Até que foi viu. E foi basicamente um "street photo" na perspectiva dos moradores de rua. Pelo menos pra ver como é o olhar dessas pessoas  :ponder:

Bom. Na parte de não ver nada de especial é curioso pois não imaginava esse comentário vindo de vc hehe. Até por que vc tem bastante fotos bacanas de rua que seguem essa linha e que muita gente diria "não vi nada demais".
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2016, 17:58:23
"Pediram pra registrar apenas o mais importante"
"O tema do projeto era a frase «Minha Londres»"

Até que foi viu. E foi basicamente um "street photo" na perspectiva dos moradores de rua. Pelo menos pra ver como é o olhar dessas pessoas  :ponder:

Bom. Na parte de não ver nada de especial é curioso pois não imaginava esse comentário vindo de vc hehe. Até por que vc tem bastante fotos bacanas de rua que seguem essa linha e que muita gente diria "não vi nada demais".

Eu simplesmente nao vejo qualidades para serem apreciadas nas fotos. Vejo apenas fotos aleatorias feitas de qualquer jeito em londres, por pessoas que aparentam nao ter costumo de fotografar. Eu nao fotografo assim.

Acho que esses moradores de rua nao tem pratica, exercicio visual e motor para expressar suas pespectivas visuais em linguagem fotografica. Seria como dar um lapis e papel para uma crianca e pedir o mesmo. O resultado sao imagens aleatorias.

Pato no parque, seagal na rua, uma bota na rua, homem andando com guarda chuva ao lado dos telefones londrinos. Eu acho que todos falham em mostrar o quanto tais coisas sao as mais importantes, falham no uso visual da exaltacao, importancia e destaque. Eu sei que eh o que foi pedido, mas nao eh o que me transmite. Talvez a ecessao esta na foto do morador de rua com o carro de supermercado. Mas nao vejo conexcao entre as demais.

Ok, mostra o telefone britanico, guarda chuva, e predios londrinos. Mas nao considero um registro apreciativo ou interessante.

Tal trabalho talvez fosse melhor feito em audio, onde eles pudessem falar sobre londres em relacao a propria realidade.

Esse projeto soa mais como intencao para criar um titulo impactante e chamativo, e sugerir como uma ideia criativa.
Mas os resultados em si me deixam muito a desejar.

Um homem andando

Acho que nao da para esperar muito de pessoas que nao tem costume de fotografar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2016, 19:50:43
O raça complicada essa de fotografo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2016, 21:56:59
Que bacana!! Legal demais, adorei!!
especialmente a primeira foto, que mostra a importância daquele cãozinho para seu dono.
Belíssimo projeto. Grande ideia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2016, 05:37:28
Eu nao estou no pe desse projeto em particular.
Sao muito poucas as fotos que vejo na Internet ou em projetos como esse que eu gosto. A maioria eu nao gosto e nao tenho apreciacao.

Aqui mesmo na sala de galeria de fotos, eu nao participo muito pq a grande maioria das fotos eu nao gosto. Mas nao que eu esteja sendo contra alguem, um grupo ou o que seja. Apenas nao tenho apreciacao. O mesmo para as demais comunidades como Flickr e demais forums. Instagram eu ate estou gostando pq estou achando muitas modelos boas.

E essa minha relacao nao eh apenas com fotografia. Musica eh a mesma coisa. A maioria das musicas que ouco por ai eu nao tenho apreciacao. Radio publica entao nem pensar, somente musica classica. E o mesmo para escultura, etc. Filmes ate que eu relevo mais, se me fizer rir ou tiver um catch eu ate assisto. Ou se representar uma epoca cinematografica e se estilo popular.



Podem me chamar de metido arrogante agora.


cgolden

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2016, 14:54:05
Interessante!
Além da ideia, gostei bastante das fotos !


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2016, 15:26:04
Faltou no título "mendigos LONDRINOS"... Se fosse em outro lugar estariam procurando as câmeras e os mendigos até hoje...  ;)


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2016, 17:41:17
Muito bonito o projeto... de uma simplicidade e grandeza social tremenda.
Aqui no Brasil, em Sampa capital, fizeram o mesmo, a prefeitura distribuiu 100 câmeras fotográficas a moradores de rua da capital e eles registraram quase 5000 mil fotografias e foram escolhidas 13 fotos para o calendário da cidade nesse ano de 2016...

 Moradores de rua de SP fotografam a cidade em projeto inédito no Brasil
http://m.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2015/12/1717762-moradores-de-rua-de-sp-fotografam-a-cidade-em-projeto-inedito-no-brasil.shtml

MORADORES DE RUA GANHAM CÂMERA PARA REGISTRAR IMAGENS DA CIDADE
http://saopaulosao.com.br/nossas-pessoas/888-moradores-de-rua-ganham-c%C3%A2mera-para-registrar-imagens-da-cidade.html
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2016, 01:02:01
Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo.