Autor Tópico: Ensaio sensual com menores de idade...  (Lida 9348 vezes)

julianofotografiax

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 03 de Julho de 2016, 11:01:36
Gostaria de saber se eu posso fazer um ensaio sensual de uma garota de 16 anos, com autorização dos pais dela.. reconhecendo firma e bla bla bla..
Tem alguma lei que regularmenta isso? se estou proibido ou algo do tipo?
Não seria nude, seriam ligeries e roupas sensuais (camisa aberta, shortinho, essas coisas..)
 E as fotos seriam usadas para divulgação no facebook, vou mandar um exemplo de como seria as fotos
segue esse link  > > https://www.facebook.com/photo.php?fbid=797070240437252&set=pb.100004028502921.-2207520000.1467554327.&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=790122294465380&set=pb.100004028502921.-2207520000.1467554327.&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=789528227858120&set=pb.100004028502921.-2207520000.1467554339.&type=3&theater
Desde ja agradeço a atenção de vcs ^_^

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2016, 11:49:58
http://villarmaia.adv.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=2442:stj-tipifica-como-crime-a-exposicao-de-menores-em-fotos-sensuais

Eu acho isso um tanto hipócrita. Foto de biquíni na praia, pode. Mas de lingerie na cama, não?

Ah, com cigarro definitivamente não pode.
Felipe

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2016, 16:30:23
Velho, caia fora.
Legalmente é uma cilada que não vale a pena, mesmo os pais assinando e acompanhando o ensaio.

Estou com um projeto de sensual, e vira mexe aparece uma de 17 anos que preciso me negar a fotografar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

spositom

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2016, 17:13:17
Por um acaso, minha sobrinha fez um trabalho com o título de "Anjos Proibidos", um trabalho um pouco mais sem roupa que o seu e mais antigo

Foi com autorização de todo mundo, minha cunhada da época era atriz acompanhou, o fotógrafo amigo da família  e tudo mais e é claro que deu MERDA

Não sei qual a diferença entre expor uma menor ou maior de 18 anos, quer dizer qual a resultante.

Eu ficaria fora dessa empreita, tem muito enrosco

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2016, 19:26:06
Por um acaso, minha sobrinha fez um trabalho com o título de "Anjos Proibidos", um trabalho um pouco mais sem roupa que o seu e mais antigo

Li até sobre isso essa semana, foi um livro né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

spositom

• Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2016, 19:48:57
Sim, foi um livro

Foi muito delicado na época, não pela nudez e sim pela perspectiva da encrenca que poderia dar

Lucas M. Dias

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2016, 09:47:47
Já andei me informando sobre isso e com autorizações dos pais, contrato e algum responsável por ela no local é permitido sim, acima de 15 anos. O que não é permitido é a divulgação dessas fotos de maneira alguma, ou seja, se cair em qualquer meio de divulgação você terá problema!

No caso não sei até que ponto é permitida a divulgação por parte dela, então é melhor esperar os advogados do grupo aparecerem pra explicar melhor :ok:

Eu pularia fora com ctz, é pedir pra queimar seu nome na fotografia!

Lizandro Júnior

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2016, 09:49:04
Resumindo: Vai dar uma m... gigante. Ensaio buldoir com menor de idade nos tempos que estamos vivendo não dá amigo, é melhor fugir disso.
Nikon D750 | Nikon D610 | Flash SB900| Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX |  Nikkor 80-200 2.8 | Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."

Elder Walker

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2016, 10:07:14
Não li todos os comentários, mas me pergunto qual a implicância com esse tipo de trabalho (fotos sensuais, "não-nudes", com menor) quando sabemos que temos modelos de carreira desfilando de tudo quanto é jeito desde os 12 anos...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C

Pris WerSo

• Referência
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2016, 10:11:56
Sem considerar a legalidade ou não das fotos e da exposição, você realmente acha que uma menina de 16 anos possa ser vista como mulher em poses sensuais? Acha realmente correto eticamente falando expor uma menina a essa precocidade? Será que atualmente boa parte dos problemas com adolescentes se portarem como adultas e engravidando e sendo vítimas de comentários maliciosos de adultos com pouquíssima ética na cabeça não advém até de uma permissividade de exposição, de uma aceitação  em fazê-las pequenas mulheres? São quase crianças... vocês podem achar que estou exagerando. Jamais permitiria que minha filha fizesse esse tipo de foto. Fazer fotos de biquíni ou mesmo lingerie para propaganda das mesmas, com as meninas em postura de meninas é uma coisa... fazendo-se de mulheres é outra completamente diferente. Mas acho que o que pesa aqui é o que você acha ético... ou apenas o dinheiro e a propaganda que isso te dará... só pensar se vai dar merda prá você é pensar pequeno... só em você...

Pris WerSo

• Referência
Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2016, 10:15:28
http://villarmaia.adv.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=2442:stj-tipifica-como-crime-a-exposicao-de-menores-em-fotos-sensuais

Eu acho isso um tanto hipócrita. Foto de biquíni na praia, pode. Mas de lingerie na cama, não?

Ah, com cigarro definitivamente não pode.

Felipe, o problema não é a roupa e sim a postura, a intenção... desculpem-me, mas acho isso completamente insensato... como podem pensar só como fotógrafos sem pensar nas consequências do que estão fotografando?

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2016, 10:41:44
@Pris WerSo
Vamos tirar o lado legal e olhar o lado moral.
Garotas de 16 anos que já se vestem no dia dia como mulheres, muitas já são sexualmente ativas, inclusive com namorados formalmente apresentados a família.
Estamos expondo quem mesmo?

Agora pegue uma garota de 17 e outra de 18, vc consegue diferenciar no olho quem é a maior de idade legal? Eu não consigo.
Uma garota de 18 anos já tem maturidade para fazer um ensaio sensual? Algumas não, mas todas legalmente podem.

Acompanho grupos de fotógrafos boudoir no exterior e alguns americanos se recusam a fotografar mulheres maiores de idade legalmente, mas que eles julguem parecer mais novas.

O grande problema é que esses limites por idade simplificam questões muito mais complicadas.

Pris WerSo

• Referência
Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2016, 10:55:15
Então tá, aceito a ampliação da idade! O fato não é já que existem meninas que são sexualmente ativas e usam roupas sensuais, é passível pensar em fazer essas fotos. Acho que algo se inverteu aqui. O fato de exporem imagens e tornarem normal meninas se vestirem, maquiarem e portarem como mulheres é que fez se tornar normal meninas cada vez mais novas, até com 12 anos se portarem como adultas com vida sexual ativa e roupas e comportamentos inadequados para sua idade... e se mulheres mais velhas, com 18 anos, estão prontas ou não para essa exposição, certo agem os fotógrafos dos grupos que você frequenta. Sei lá, viu... acho que a resposta de cada um para isso se encontra na resposta à pergunta: você permitiria que sua filha fizesse esse tipo de foto que o dono do tópico postou?

Cristiane Gellert

• Moderador(a) Global
  • Membro Ativo
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2016, 11:41:57
Esse negócio de idade é complicado pra caramba.
Eu meio que entendo a Pris, e concordo na maioria do que foi dito. Mas até onde vai a autonomia da moça em relação ao que ela quer fazer com seu corpo? Se ela ficasse grávida, e quisesse abortar, quem decidiria sobre o corpo dela (caso fosse permitido por lei)? Não estou querendo polemizar não, são dúvidas reais.

Mas saindo um pouco da fotografia, e ainda falando no tema: conheço cara com 40 anos nas costas que trabalha diretamente ligado a adolescentes. As vezes rola algum convite delas para algo "a mais". Ele só "pega" as meninas com mais de 18 anos, pra evitar problemas para ele (ou seja, se não desse problema, ele saia com a moça de 15, 16, 17 também).  Ele não está infringindo a lei, mas acho a atitude dele bem escrota.

Falando de trabalho: mesmo amparado pela lei e pelos pais, isso aí pode resultar em processo. E dos brabos. Cuidado.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/

Cristiane Gellert

• Moderador(a) Global
  • Membro Ativo
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2016, 11:53:01
O grande problema é que esses limites por idade simplificam questões muito mais complicadas.
Exatamente.

Sabe o que acho problemático demais em alguns casos fotos sensuais de garotas novas?
É que em muitos ensaios, as moças são retratadas justamente de uma maneira que pareçam mais jovens. Acho isso doentio, sério. Infantilizar mulheres em ensaios sensuais remete a pedofilia. Essa história de "lolita" é algo que está na nossa cultura, e é assustador.
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 11:54:10 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/