Autor Tópico: Limpeza  (Lida 2451 vezes)

Fabianessantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Julho de 2016, 11:13:38
Olá Bom dia!

Meu nome é Fabiane e acabo de adquirir uma D5100 com a lente do kit mesmo, é minha primeira DSLR, e tenho apenas a lente do kit mesmo. Quero a cinquentinha como próxima lente...

Tenho milhares de dúvidas hahaha, mas começo com o seguinte: li em alguns sites sobre a guarda das câmeras e lentes em caixas organizadoras transparentes com um pote de seca mofo dentro... porém o seca mofo geralmente contém perfume. O que vocês me dizem? Só a sílica resolve?

Como eu não sabia deste grande ponto, minha lente está com um pequenininho ponto de fungo em uma das lentes internas... alguém sabe de onde posso levar a lente para limpeza em Salvador-BA ?

Outra dúvida, tenho visto tópicos falando sobre as lentes que não são Nikkor, estou estudando para transformar o hobby em profissão, e sei que isso leva tempo, tenho lido sobre câmera com motor x câmera sem motor... porém uma pergunta --- há aqui no fórum alguns tópicos sobre as avaliações das lentes chamadas genéricas e um comparativo? Ou alguém me indica materiais pra ler falando sobre isso? Pontos fortes e fracos das lentes tanto nikkor quanto demais?

*** Uso foco manual e automático, mas confesso preferência pelo foco manual

Muito obrigada e vamos em frente

« Última modificação: 05 de Julho de 2016, 11:35:45 por Fabianessantana »
Nikon D5100


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2016, 12:57:59
Olá Fabiane, seja bem vinda! Também sou novo aqui no fórum mas logo vai ver que o pessoal aqui ajuda bastante rs rs Pra te adiantar seria interessante você detalhar mais sobre que tipo de fotografia vc curte pra galera poder opinar com mais detalhes, tipo se curte retrato, paisagem, vida animal, esportes, casamentos, baladas, etc... essas informações fazem toda a diferença na escolha da lente como também do corpo... Como sua câmera é sem motor de foto, dê preferência as lentes AF-S que possuem motor de foco embutido, eu tb gosto mais de lentes com VR que ajuda a estabilizar na hora de bater a foto...

Tive uma D5100 e gostei bastante, acredito ser uma ótima câmera pra quem quer iniciar.

Vou acompanhar esse tópico pq tb não sei muito sobre como guardar meu material, essa é a vantagem no fórum, sempre temos alguma coisa a aprender... Abraço!
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.054
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2016, 13:42:23
Uso o seca mofo, existe os sem perfume.
Qd nao acho compro com perfume mesmo, antes perfumada que mofada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabianessantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2016, 15:37:43
Olá Fabiane, seja bem vinda! Também sou novo aqui no fórum mas logo vai ver que o pessoal aqui ajuda bastante rs rs Pra te adiantar seria interessante você detalhar mais sobre que tipo de fotografia vc curte pra galera poder opinar com mais detalhes, tipo se curte retrato, paisagem, vida animal, esportes, casamentos, baladas, etc... essas informações fazem toda a diferença na escolha da lente como também do corpo... Como sua câmera é sem motor de foto, dê preferência as lentes AF-S que possuem motor de foco embutido, eu tb gosto mais de lentes com VR que ajuda a estabilizar na hora de bater a foto...

Tive uma D5100 e gostei bastante, acredito ser uma ótima câmera pra quem quer iniciar.

Vou acompanhar esse tópico pq tb não sei muito sobre como guardar meu material, essa é a vantagem no fórum, sempre temos alguma coisa a aprender... Abraço!

Muito obrigada! Gosto de fotografar famílias, bebês, crianças -  em casa com luz natural durante todo o dia e noite e ainda ao ar livre, paisagens urbanas e naturais - e meu objetivo quando me profissionalizar é fotografar nascimentos e celebrações familiares - para capturar a espontaneidade - sei que para partos há exigência de ISO...

Nisso de fotografar à noite em casa com a luz da cena ambiente ainda não aprendi a dominar o ruído... amo conseguir capturar essas cenas sem ter que usar flash ou ligar a luz pra interferir...

Abraços
Nikon D5100


Fabianessantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2016, 15:40:57
Uso o seca mofo, existe os sem perfume.
Qd nao acho compro com perfume mesmo, antes perfumada que mofada.

Adorei - antes perfumada que mofada!!! O perfume então não causa nenhum dano ok? A minha lente está com um mini fungo na segunda lente se observada do fundo pra frente da lente... :no:

Muito obrigada pela resposta! Abraços
Nikon D5100


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2016, 15:54:59
Oi Fabiane
Também não sou um mestre em fotografia, mas vamos lá:
1) Um pequeno ponto de fungo nas lente, não costuma causar problemas na qualidade da fotografia. Normalmente estes fungos se desenvolvem em lentes guardadas por muito tempo, em local escuro e sujeito a alguma umidade. Se você puser o gel para manter seca a lente, provavelmente limitará os fungos ao único pequeno foco que tu mencionou.
Considere ainda que estes fungos não gostam nada de luz. O simples fato de usar a lente as vezes  em ambientes ensolarados providenciará o final da colônia, visto que a radiação ultravioleta possui efeito adverso sobre o foco de fungos. Em ultima instância, se porventura estiver atrapalhando ou houver mais alguma pequena  expansão na área afetada pelos fungos, você deverá providenciar a limpeza da lente. Se este serviço for de fácil acesso a você, pode mandar fazer logo e já resolve o problema.
Quanto a fotografias noturnas com luz ambiente, eu também faço e tenho boas noticias: Com um tripé ou um apoio confiável você obterá belas e interessantes fotografias, usando ISO baixo e exposição de tempo de alguns segundos. A melhor noticia é que fotos à noite permitem ampla margem de erro ou se preferir, latitude de exposição , em outras palavras , enquanto em uma foto diurna uma fração de segundo a mais pode esculhambar a fotografia, nas fotos noturnas um ou dois segundos de diferença mal podem ser percebidos, mesmo porque quem vê a fotografia depois não sabe qual a luminosidade real da cena. Aproveite para usar um tripé e fazer fotos com diversas opções de tempo x abertura, mantendo o ISO até no máximo uns 800 para ter baixo ruído nas fotos. Particularmente eu prefiro ISO até 200 ou 400 sempre que possível.
Para finalizar, você deve usar lentes com motor de foco  e com VR, como o colega disse.
Abraço
PMVG


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2016, 18:42:38
Quem vive em cidades litorâneas tem que ter um cuidado especial com esses equipamentos, pois a umidade é maior. Como não é o meu caso, eu uso 2 saches grandes de silica gel na mochila e coloco as lentes apontadas para o sol por cerca de 10 minutos aos fins de semana. Só isso já basta para mim. Em relação às lentes, a do kit  é ótima para aprender e consegue-se muitas fotos boas com ela. Claro que tem limitações, mas não há nada impossível de se fazer.


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2016, 19:41:11
Quem vive em cidades litorâneas tem que ter um cuidado especial com esses equipamentos, pois a umidade é maior. Como não é o meu caso, eu uso 2 saches grandes de silica gel na mochila e coloco as lentes apontadas para o sol por cerca de 10 minutos aos fins de semana. Só isso já basta para mim. Em relação às lentes, a do kit  é ótima para aprender e consegue-se muitas fotos boas com ela. Claro que tem limitações, mas não há nada impossível de se fazer.

Vc compra em supermercados? Não achei silica em lugar nenhum rs


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


LeSantana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2016, 19:53:27
Se tu prefere foco manual é fácil resolver a questão da 50 mm. A Nikon 50 mm 1.8 D que não possui o motor de foco na lente, ou seja, na D5100 só funciona com foco manual, você encontra até por R$ 350,00 podendo chegar a R$ 480,00... Já vi várias abaixo dos R$ 400,00 eu também tenho a 5100, mas comprei a 1.8 G porque eu não conseguiria usar foco manual na maioria das situações.

Exemplo: R$ 419,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774747883-objetiva-lente-nikon-af-50mm-f18-d-muito-novinha-_JM

Exemplo: R$ 350,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774650282-lente-nikon-af-nikkor-50mm-f18d-novinha-_JM

Sobre os fungos: Não sei quanto custa a limpeza, mas sei que acha essa lente 18-55 mm do kit por até R$ 250,00 praticamente nova... Será que compensa limpar?

Eu tenho guardado as minhas lentes expostas em uma "prateleira" próximo a um vitrô da sala, um local arejado e iluminado todos os dias pela luz do sol e apesar de opiniões contrárias tem sido suficiente pra mim.
« Última modificação: 06 de Julho de 2016, 19:55:46 por LeSantana »
"A adversidade é uma grande aliada ao aprendizado".

Nikon D5100 :::::: AF-S NIKKOR 18-55 mm 1:3.5-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 55-200 mm 1: 4-5.6 G :::::: AF-S NIKKOR 50 mm 1:1.8 G


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.305
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2016, 00:10:47
Oi Fabiana, vamos lá.

Sobre fungos. Use uma caixa, de preferência de plástico translúcido para permitir a entrada de luz e que permita ser fechada hermeticamente, sem vazamentos de ar.
Você põe sílica no interior e usa um medidor de umidade relativa dentro. Existem higrômetros analógicos, que não usam baterias. São baratos e funcionam bem. Como a caixa translúcida é possível acompanhar como está a umidade sem ter que abrir para ver! Cada vez que abria a caixa para retirar ou colocar uma lente a umidade maior do ambiente vai invadir a caixa que ficara com umidade alta de novo.

A umidade ideal é entre 40 e 55%, quando subir para 60 é preciso retirar a sílica, colocar no forno ligado durante uns 7 a 10 minutos para que ela perca a umidade pelo uso do calor. Ela fica com baixa umidade e pode ser usada de novo.

A umidade muito baixa, abaixo de 35% durante um tempo longo pode ressecar partes das lentes ou da câmera, portanto monitore isso e regule a quantidade de sílica ou limite os furos do reservatório de sílica dentro da caixa.


Comparativo de lentes.
Há vários sites de pessoas que testam as lentes, mas existe um que testa quase todas dos principais fabricantes:

www.dxomark.com

Você escolhe a lente e vê as informações de nitidez, distorção, etc.
É possível comparar até 3 lentes de uma vez.



Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.506
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2016, 09:25:50
Oi, primeiro desencana um pouco, não dá pra absorver tanta coisa de uma só vez. :ok:
Fungo é chato, incomoda ver a lente com umas manchinhas, mas não é fim do mundo, uma pequena mancha como mencionou não vai atrapalhar em nada sua lente, e uma 18-55 talvez não valha o valor para limpar (uns R$250). Minha 50mm 1.8 comprei fungada, os fungos estão lá ainda, não cresceram mais, pois coloco um saquinho de silica dentro da bolsa onde guardo elas. Acabei de comprar uma Nikon E 100mm tapada de fungos, desmontei e limpei, ta nova, mas só valeu a mão de obra pq era muuuuuito fungo no centro da lente, nas bordas pouco atrapalha. Não precisa guardar o equipamento em um cofre, é só deixar em um cômodo seco e iluminado pelo sol e evite deixar ele muito tempo guardado na mochila.

Também já usei lentes "genéricas" e tem lentes que não prestam, assim como tem lentes ótimas, depende de qual modelo você está pensando em adiquirir, Sigma tem lentes ruins e boas, Tamron também, depende do modelo. Mas elas valem a pena.
Fuji X-T2 - Fuji X-E2
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Fabianessantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2016, 09:53:06
Oi Fabiane
Também não sou um mestre em fotografia, mas vamos lá:
1) Um pequeno ponto de fungo nas lente, não costuma causar problemas na qualidade da fotografia. Normalmente estes fungos se desenvolvem em lentes guardadas por muito tempo, em local escuro e sujeito a alguma umidade. Se você puser o gel para manter seca a lente, provavelmente limitará os fungos ao único pequeno foco que tu mencionou.
Considere ainda que estes fungos não gostam nada de luz. O simples fato de usar a lente as vezes  em ambientes ensolarados providenciará o final da colônia, visto que a radiação ultravioleta possui efeito adverso sobre o foco de fungos. Em ultima instância, se porventura estiver atrapalhando ou houver mais alguma pequena  expansão na área afetada pelos fungos, você deverá providenciar a limpeza da lente. Se este serviço for de fácil acesso a você, pode mandar fazer logo e já resolve o problema.
Quanto a fotografias noturnas com luz ambiente, eu também faço e tenho boas noticias: Com um tripé ou um apoio confiável você obterá belas e interessantes fotografias, usando ISO baixo e exposição de tempo de alguns segundos. A melhor noticia é que fotos à noite permitem ampla margem de erro ou se preferir, latitude de exposição , em outras palavras , enquanto em uma foto diurna uma fração de segundo a mais pode esculhambar a fotografia, nas fotos noturnas um ou dois segundos de diferença mal podem ser percebidos, mesmo porque quem vê a fotografia depois não sabe qual a luminosidade real da cena. Aproveite para usar um tripé e fazer fotos com diversas opções de tempo x abertura, mantendo o ISO até no máximo uns 800 para ter baixo ruído nas fotos. Particularmente eu prefiro ISO até 200 ou 400 sempre que possível.
Para finalizar, você deve usar lentes com motor de foco  e com VR, como o colega disse.
Abraço
PMVG
Muito obrigada pelas informações!  :) - Tenho um tripé aqui, e vou usar, quanto ao fungo infelizmente está aparecendo nas fotos, e comecei a pesquisar sobre os fungos justamente por ter reparado que todas as fotos apareciam com uma mancha no mesmo local, e vi que não era sujeira na parte externa... então quando olhei a lente do kit vi o dito cujo :no: mas vou testar essa de usar no sol e colocar o seca mofo na caixa pra ver se ele pára de aparecer nas fotos...
Abração
Nikon D5100


Fabianessantana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2016, 09:57:12
Oi, primeiro desencana um pouco, não dá pra absorver tanta coisa de uma só vez. :ok:
Fungo é chato, incomoda ver a lente com umas manchinhas, mas não é fim do mundo, uma pequena mancha como mencionou não vai atrapalhar em nada sua lente, e uma 18-55 talvez não valha o valor para limpar (uns R$250). Minha 50mm 1.8 comprei fungada, os fungos estão lá ainda, não cresceram mais, pois coloco um saquinho de silica dentro da bolsa onde guardo elas. Acabei de comprar uma Nikon E 100mm tapada de fungos, desmontei e limpei, ta nova, mas só valeu a mão de obra pq era muuuuuito fungo no centro da lente, nas bordas pouco atrapalha. Não precisa guardar o equipamento em um cofre, é só deixar em um cômodo seco e iluminado pelo sol e evite deixar ele muito tempo guardado na mochila.

Também já usei lentes "genéricas" e tem lentes que não prestam, assim como tem lentes ótimas, depende de qual modelo você está pensando em adiquirir, Sigma tem lentes ruins e boas, Tamron também, depende do modelo. Mas elas valem a pena.

Muito obrigada pela resposta, mas a foto está saindo com uma mancha e por isso que fui atrás de informações sobre o que poderia ser e quando olhei na lente havia o fungo ... estou na esperança de que usando no sol e com o seca mofo ele desapareça da foto pelo menos... vou ver a questão das lentes para o futuro... aí pergunto aqui o que é bom ou não pela experiência da galera Abraços
Nikon D5100


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2016, 10:04:55
Muito obrigada pela resposta, mas a foto está saindo com uma mancha e por isso que fui atrás de informações sobre o que poderia ser e quando olhei na lente havia o fungo ... estou na esperança de que usando no sol e com o seca mofo ele desapareça da foto pelo menos... vou ver a questão das lentes para o futuro... aí pergunto aqui o que é bom ou não pela experiência da galera Abraços

Fabiane, bom dia!

Se tiver interesse tenho uma 18-55 VRII zerada pra vender. Qualquer coisa manda MP.
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.506
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2016, 10:10:34
...estou na esperança de que usando no sol e com o seca mofo ele desapareça da foto pelo menos...

Deixar a lente no sol, ou no anti mofo não vai remover o fungo, ele apenas "morre" e para de crescer, pra remover só abrindo e limpando. Tem que ver se essa mancha nas fotos não é sujeira no sensor, pois é difícil um fungo na lente aparecer na foto. Experimente colocar um objeto fino bem próximo da lente...ele praticamente some na foto, imagina se um fungo dentro dela vai atrapalhar assim... :ponder:
Fuji X-T2 - Fuji X-E2
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia