Lembro de uma discussão calorosa tempos atrás sobre desfoque, bokeh, etc e como alguns colegas não davam a devida atenção para o entorno (background) e não paravam de falar da beleza dos desfoques. O que em minha opinião é justamente o que faz a foto empobrecer em termos de conteúdo/valor.
Exatamente o que vc leu. Foto com desfoque super acentuado a ponto de vc não saber mais o que tem atrás do suposto objeto principal muitas vezes empobrece a foto. Perde se um pouco o sentido na maior parte das vezes (Frisando que não estou generalizando).
Dependendo das circunstâncias eu considero esse recurso útil quando usado com um propósito interessante mas na maior parte das vezes não é interessante. É aí que mora o problema. Se o propósito é apenas isolar um objeto do fundo "porque sim" ou porque "o fundo é feio" não é um discurso forte e convincente. Acho muito leviano pensar desta forma.
O background é uma peça fundamental da fotografia e tem muito a dizer. Se bem caracterizada e composta ela pode se tornar um "personagem" e virar um importante coadjuvante. Porém o que mais vejo é babação exagerada por um efeito que convenhamos... não é grande coisa. Ou é coisa de outro mundo? (Se sim eu pergunto por quê?).
Comentários dos mais variados tipos: "Olha como o campo de foco é curtinho", "Que desfoque!". Até usam termos errados pra elogiar como "dá um Efeito 3D". Alguns vão além e dizem que o tesão que sentem pela fotografia é justamente por conta do desfoque. É uma mentalidade assustadora, pra ser sincero.
Tenho visto muita foto "vazia" por aí. Fotos de pessoa com uma expressão padrão com um fundo que mais parece um pano borrado de estúdio que um ambiente real. Não consigo entender a graça. É mais fácil nem sair de casa se for pra ter fotos assim

Basta um leque de panos coloridos, um bom setting de iluminação e mandar ver.
Só pra reforçar a importância do fundo vamos pegar um parente bem próximo: O cinema. Quem gosta de filme entende a importância do ambiente onde se passa a história. Faz toda a diferença pra entender a situação e contexto. Sabe tbm o quanto de história pode ser contada através do ambiente em que o personagem está situado sem que os atores precisem falar algo. Basta ler este tópico e visualizar as imagens:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=121347.0Entendo, claro, que cada foto tem seu lugar e propósito mas não é a primeira vez que vejo gente desmerecendo o fundo em prol do desfoque... Sei que muitos aqui não tem essa linha de pensamento mas não faz mal levantar essa questão
Ps. Por essas e outras não ligo tanto pra fullframe, "shallow depth of field", etc.