Autor Tópico: Problemas de áudio no YouTube que só funcionam nos celulares, com fone de ouvido  (Lida 1565 vezes)

ramonrocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Ramon Rocha Film Photografy
Galera,

Não sei aqui quantos já passaram ou estão passando por isso, mas para mim, foi um grade transtorno.  :aua:

Quando comprei a minha D5300 a primeira coisa que fiz foi comprar um microfone externo (Behringer XM8500 - muito bom, por sinal). Ele vem com um cabo XLR-P10, que para usar na câmera, precisa de um adaptador P10-P2 (algo que eu não queria justamente para evitar problemas de má conexão). Então, comprei um novo cabo XLR-P2 stereo.  :clap:

O primeiro cabo que comprei funcionou perfeitamente, até dar problemas de conexão (devido a movimento, armazenamento, etc). Então, comprei outro... Ai começaram as minhas dores de cabeça. Ao terminar uma entrevista, fui conferir o vídeo na câmera e tomei um susto... O áudio só chiava... Pensei na hora... Putz! Perdi minha entrevista! Ao colocar o vídeo no PC o áudio apareceu! Ufa! Salvo! Editei o vídeo e enviei para o YouTube... Outra surpresa... O áudio estava normal em qualquer PC, porém, nos celulares apresentava o mesmo chiado da câmera... E outra surpresa... Ao usar fones de ouvido, no celular, o áudio aparecia!!! Fiquei sem entender.... E até hoje não entendi, rsrs.  :ponder:

Comprei novos cabos de 5 vendedores diferentes... Mesmo problema... Pensei... Tem algum problema no Mic... Testei e não era... Tem algum problema na câmera... Testei e não era... Só restava o cabo...  :shock:

Depois de passar muita raiva (só depois que descobri a solução, que vou relatar aqui), resolvi parar e testar os cabos com o multímetro. O que descobri? Simples... A diferença entre o cabo que funciona 100% e o cabo que não funciona na câmera e alto-falante dos celulares está na pinagem. Para resolver o problema, basta juntar os cabos dos canais esquerdo e direito, que vem do conector P2, no pino 2 do conector XLR. O motivo disso? Não sei... Porque ambas as versões gravam os dois canais de áudio... Porém, pelo pouco que entendo, parece que na versão padrão os canais estão divididos e isso provoca este "erro" no áudio gravado. Tanto é verdade que a solução para resolver isso é justamente combinar os canais de áudio. No Adobe Premiere, clique com o botão direito no áudio, selecione "Audio Channels..." e marque a caixas L, na coluna L, de Clip 1 (isso resolve o problema para vídeos que você tenha este problema).

Eu só descobri isso devido a este cabo, que comprei na China (como outros 3 que também vieram de lá, mas não funcionaram), que funciona e serviu de base para os testes com o multímetro (onde descobri que os cabos 2 e 3 eram um só no conector P2). Agora, bastou eu soldar os fios 2 e 3 juntos nos outros cabos e passaram a funcionar 100%.

Fica ai a dica para quem estiver passando por isso.

Quem quiser/souber dar explicações mais técnicas, inclusive para esclarecer melhor os motivos do "problema", sinta-se à vontade.

Assistam aqui o vídeo https://youtu.be/vrdcxsDVbuc que comprova tudo isso. Entre 00:26 e 01:00 o áudio deve chiar em qualquer celular, onde basta colocar o fone de ouvido para conferir que vai aparecer "magicamente". Após 01:00 eu faço a combinação dos canais e o áudio passa a ser audível tanto no fone quanto no alto-falante do celular.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 20:11:47 por ramonrocha »
Nikon D5300, Nikkor 18-200mm , Nikkor 18-55mm, Nikkor 50mm 1.8G, Flash Yongnuo YN-568EX + YN565EX


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.301
  • Sexo: Masculino
Isso é problema de inversão de fase, já foi tratado em um tópico aqui mesmo no fórum. A questão toda acontece porque a entrada da câmera é estéreo, e o microfone é mono.

Em um conector P2 estéreo padrão, assumindo a codificação numérica usada no seu vídeo, teríamos:

1- Negativo Comum (-)
2- Canal Esquerdo (L+)
3- Canal Direito (R+)

Já no XLR, temos:

1- Terra
2- Positivo (+)
3- Negativo (-)

O cabo que apresenta o problema, segundo o seu desenho, é que está bagunçando tudo ao conectar R+, na entrada da câmera, com o negativo do microfone. Como o microfone é mono, o sinal encontrado nesse fio é exatamente o oposto do encontrado no fio positivo, e o resultado é que a câmera grava no canal direito uma onda invertida em relação ao canal esquerdo. Nos celulares com saída de som mono, os canais estéreo são combinados e com isso ocorre o cancelamento mútuo dos sinais, daí o áudio problemático.

O cabo que não tem problemas liga simultaneamente o sinal positivo do microfone aos canais esquerdo e direito da câmera, e os três outros pinos do XLR (carcaça, terra e negativo) ao negativo da câmera.

A inversão de fase é claramente perceptível ao ouvir o áudio do vídeo com as caixas de som do computador. Só o que achei estranho é que a fase foi subitamente corrigida em 0:59. Foi a tal "combinação de canais" que você fez no Premiere? A lógica dita que isso deveria ter causado o cancelamento, tal qual ocorre nos celulares, mas alguma outra configuração do programa deve ter propiciado o resultado oposto :)
« Última modificação: 15 de Agosto de 2016, 21:35:11 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


felipemendes

  • Benfeitor
  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ***
  • Mensagens: 2.796
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Isso é problema de inversão de fase, já foi tratado em um tópico aqui mesmo no fórum. A questão toda acontece porque a entrada da câmera é estéreo, e o microfone é mono.

Foi um aprendizado e tanto naquele tópico.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=120259.0
Felipe