Autor Tópico: Cuidados com Assistências!  (Lida 871 vezes)

Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Online: 06 de Dezembro de 2006, 20:26:29
Fala galera!

Estou para levar minha câmera para a assistência... quais cuidados me recomendam para garantir q não irão tirar nada do equipamento...?

Além de anotar o nº de série, vcs acomselham mais alguma coisa que devo saber?

Abraços!
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2006, 13:40:43
Guga, antes de enviar sua cam para a assistência, recomendo ler este artigo do fotógrafo Antero Coelho:

Citar
Quebrou? Mande pros EUA!

Hoje meu colega Ricardo Damito mandou um email relatando o problema que teve com o espelho de sua Cânon 5D, no email Damito pede ajuda solicitando alternativas ao conserto em autorizadas Cânon no Brasil, pois a maior oficina pediu 60 dias para a peça chegar. Liguei para ele e contei a estória que vou contar para vocês.
Por mau uso meu, tive problema com uma câmera Olympus E10 que possuía, ela teve sua placa principal queimada, minha primeira reação foi mandar para autorizada em SP.
Via Sedex a câmera chegou no dia seguinte e liguei para me informar do orçamento, minha primeira surpresa, 14 dias para dar o orçamento, choro, encho o saco e o orçamento sai em 10 dias.
Total do orçamento, $600,00 (uma nova custava $900,00), prazo para entrega de 90 dias e 6 meses de garantia.
A esta altura, já totalmente desesperado, tive uma idéia...fui dar uma olhada na internet e ver oficinas nos EUA, descobri que a Olympus tem duas oficinas de fabrica, não são simples autorizadas e sim DE FABRICA, em seu site tive todas as explicações de como mandar etc etc..

Lembrei que a Receita Federal possui um serviço chamado Colis Postaux (acho que é assim) onde você pode registrar a saída do país de objetos importados. Lá você preenche um formulário com as referencias e números de serie do objeto e a razão da saída, este formulário deve ser feito em 3 vias, uma fica com a Receita, outra com você e a terceira deve ir junto com o equipamento e VOLTAR com ele, caso ele não volte com o equipamento, na hora da chegada ao Brasil a Receita vai abrir sua encomenda e não encontrando o formulário manda um telegrama para você ir retirar pessoalmente a encomenda, levando sua via e comprovando assim que o equipamento saiu legalmente do país.

Pois bem. Fui a receita, preenchi os formulários, não paguei nada por isso e mandei de lá mesmo a câmera para a Olympus Americana. Com o tipo de frete que eu escolhi a maquina chegou lá em sete dias.
No dia seguinte o orçamento já estava disponível no site, vejam bem 1 dia para dar o orçamento, aqui eram 14.
O orçamento foi de $250,00, aqui foi de $600,00. Prazo de entrega, 1 dia, aqui eram 90, garantia de 1 ano, aqui 6 meses.
Exato. Tudo mais rápido e mais barato,
A maquina foi e voltou consertada em 16 dias, quase o que se pediu aqui só para dar o orçamento, o preço um terço do pedido no Brasil e o tempo de garantia dado foi o dobro da assistência brasileira.

Sinceramente. Passei a duvidar que as assistências técnicas no Brasil façam elas o conserto, bestas se fizerem. E bestas nós que mandamos nossos equipamentos para eles consertarem... se é que consertam.

por Antero Coelho - Fotógrafo

Blog do Antero Coelho