Autor Tópico: Poder de recuperação dos arquivos da D750 + Flat Profile  (Lida 5682 vezes)

Thales Souto

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Online: 10 de Setembro de 2016, 23:40:28
Já tinha visto comentários do pessoal mas baixei uns RAW da internet (DPReview, Vlog do Zack) e postei dois exemplos. É incrível o que a Sony fez nesse sensor.

Além disso fiz uns testes de edição puxando o Flat Profile que a Nikon oferece nessa máquina. Por si só já recupera um pouco as sombras e traz novas possibilidades na edição. Alguém com essa experiência?

DPReview (Está dispnível para qualquer um baixar)
20140930-DSC_1015 by Thales Souto, no Flickr

20140930-DSC_1015-2 by Thales Souto, no Flickr

Créditos para a foto do Vlog do Zack
20150919-_DSC0516 by Thales Souto, no Flickr

20150919-_DSC0516-2 by Thales Souto, no Flickr
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fernandomaues

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Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2016, 07:04:33
Thales,
Realmente entrega o que promete (o que os reviews em geral prometem) nas sombras. Mas se complica na recuperação de altas luzes ou é impressão? Os brilhos no rosto da modelo podem ser retirados a ponto de ficar natural? No prédio também? Vamos inverter a técnica e começar a fotometrar para a esquerda?
Abs!


Thales Souto

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Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2016, 07:26:32
Thales,
Realmente entrega o que promete (o que os reviews em geral prometem) nas sombras. Mas se complica na recuperação de altas luzes ou é impressão? Os brilhos no rosto da modelo podem ser retirados a ponto de ficar natural? No prédio também? Vamos inverter a técnica e começar a fotometrar para a esquerda?
Abs!
Eu também percebi que os highlights não é nada de espetacular. Tem a mesma performance de outras FF que já tive (Canikon).
Talvez seria melhor trabalhar um pouco sub em alguns casos ou fotometria pontual nos pontos de maior exposição ao invés de matricial.

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Roberto Dellano

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Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2016, 09:17:57
Eu também percebi que os highlights não é nada de espetacular. Tem a mesma performance de outras FF que já tive (Canikon).
Talvez seria melhor trabalhar um pouco sub em alguns casos ou fotometria pontual nos pontos de maior exposição ao invés de matricial.

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Característica Nikon, eu sempre achei que para recuperar altas luz e Canon é melhor (Com base nas câmeras que passaram na minha mão).


Marcelguitar

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Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2016, 12:01:14
O poder de recuperação das sombras é espetacular mesmo, estou há um pouco menos de 2 meses com uma Nikon D610, e o poder de recuperação das sombras é um absurdo de tão bom que é, não se perde nenhum detalhe. Nas altas luzes o poder de recuperação também é muito bom, já recuperei em meus testes, arquivos estourados em 3EVs na pele e ainda consegui manter textura. Nesse caso do primeiro exemplo, a foto já estava muito bem fotometrada nas altas luzes,  era só recuperar as sombras e não mexer nos highlights, caso fosse o contrário, as sombras bem expostas e as altas luzes no rosto da modelo estourada, creio que daria para recuperar e bem... é só questão de fazer um tratamento localizado por zona. 
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Thales Souto

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Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2016, 13:55:08
Característica Nikon, eu sempre achei que para recuperar altas luz e Canon é melhor (Com base nas câmeras que passaram na minha mão).
Dellano tive 6D, 5Dc e 5D II e, sinceramente, não tinha nada de melhor que as Nikons mesmo na recuperação dos highlights.
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Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2016, 16:54:59
Dellano tive 6D, 5Dc e 5D II e, sinceramente, não tinha nada de melhor que as Nikons mesmo na recuperação dos highlights.

As Nikons que passaram na minha mão são apenas a D7100 e a D7000, e nessas duas acho a recuperação das altas luzes muito ruim, principalmente a D7000. Já nas baixas luzes são de impressionar, A D7100 bate a 6D neste ponto.


Pictus

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Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2016, 16:55:32
http://photonstophotos.net/Charts/PDR.htm
Nas digicams com maior dynamic range o truque é subexpor e depois puxar as sombras.
Recuperar highlights não existe ou existiu nada melhor do que a Fuji S3/S5 Pro
devido ao R-Pixel.
Pena que a Fuji abandonou este tipo de sensor, muito mais interessantes do que X-Trans...
A Fuji S3 Pro tem mais de 10 anos, como seria hoje em dia?  :ponder:


http://www.guillermoluijk.com/article/superccd/
http://betterfamilyphotos.blogspot.com.br/2012/04/my-first-crush-fuji-s5-pro.html

BTW, tratamento localizado é muito melhor...


danielsa

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Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2016, 18:41:12
Interessante, como faz para baixar o arquivo RAW, aqui só apareceu o jpg?
Assunto não é sujeito.


Danielvb

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Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2016, 19:30:13
Thales,
Realmente entrega o que promete (o que os reviews em geral prometem) nas sombras. Mas se complica na recuperação de altas luzes ou é impressão? Os brilhos no rosto da modelo podem ser retirados a ponto de ficar natural? No prédio também? Vamos inverter a técnica e começar a fotometrar para a esquerda?
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Não compromete. A recuperação das luzes da d750 é fantástica. Acho que no caso em questão tem mais a ver com edição.
É um câmera e tanto. Só tive o azar de ter tido uma com o defeito de reflexo no sensor.
Coloquei um exemplo aqui:

Exposição original:



+3 EV



-3 EV

« Última modificação: 11 de Setembro de 2016, 20:01:37 por Danielvb »
Daniel Vilanova Batalha
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Thales Souto

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Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2016, 23:00:28
Daniel, obrigado por compartilhar.
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Bosa

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Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2016, 23:22:15
A recuperação das sombras na Nikon é tão boa que ultimante estou usando a fotometria para a esquerda nas minhas fotos.
Minhas câmeras elevam a exposição na pós como se estivesse elevando o ISO no momento do click... é o que o povo anda chamando de ISO Less ou ISO Invariance.




Não sei como nem porque mas, alguns efeitos de colorização eu só consigo atingir fotometrando para a esquerda... ando utilizando demais essa capacidade nos meus últimos trabalhos.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
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ronaldom1

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Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2016, 10:31:24
Putz !!!
Cada dia me impressiono mais com esta capacidade de recuperação em sensores "isoless", facilita e muito na pós, permite a exposição direcionada para preservar os detalhes do céu, o sujeito sai sub e depois elevamos as sombras, sem adição de ruídos além do que teríamos se tivéssemos fotografado já em iso mais alto.
É como se tivesse em uma mesma foto fotografando com iso 100 o céu e iso 400 ou 800 a modelo em primeiro plano... acho sensacional !!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Leandro Rodrigues

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Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2016, 10:35:29
A partir da 6D, a Canon, aliada a bons softwares, também faz um bom trabalho nesse sentido.

Faz um tempo que fotômetro pra esquerda, sempre achei mais difícil recuperar highlights.

Nos primeiros exemplos do Thales, se vc fotometrar corretamente com medição pontual nas áreas de muita luz, vc terá uma média subexposta pq a sombra é muito predominante (oq pra muitos pode parecer errado). Porém mesmo se não tiver uma boa recuperarão a foto com as sombras ainda é mais agradavel dq o inverso, se a fotometria correta fosse nas sombras ou na média.

Eu comecei a entender/gostar mais de fotografia quando passei a olhar mais pra sombras do que pra luz em si.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 10:36:51 por Leandro Rodrigues »


Thales Souto

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Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2016, 11:19:51
Olhando e pensando para o que o Bosa falou, realmente a Nikon já saiu com uma vantagem de 0,5 a 1 stop de luz na performance de ISO pois posso trabalhar sub e recuperar na pós.
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