Conheci o trabalho do Matt Stuart no ano passado, quando li o livro do David Gibson, Manual de Fotografia de Rua. Livro, aliás, que gostei bastante. Ambos, o Stuart e o Gibson, fazem parte do coletivo in-public (
http://in-public.com/). Gosto do estilo do Matt Stuart e de outros fotógrafos do in-public. Eles não têm essa preocupação com uma composição mais "limpa" e organizada, mas tem mesmo essa coisa de contar uma história, da situação inusitada, do senso de humor. É isso que acho que falta a alguns fotógrafos que simplesmente clicam pessoas em espaços públicos, sem nenhum aspecto que chame a atenção. Costumo dizer que, quando mostramos uma fotografia, estamos convidando as pessoas a prestar a atenção em algo interessante, quer seja pelo apelo estético, quer seja por ser algo fora do comum. E, repito, não tenho visto isso em algumas fotos ou em alguns fotógrafos.
Sobre o Jeff Wall, não o conhecia. Mas, pelo pouco que vi dele, não encontrei muita semelhança com o Palha e o Leuthard.
(acho que essa discussão já tá valendo pelas novas referências que vão surgindo aqui...

)