Autor Tópico: Ensaio Caseiro  (Lida 1138 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 01 de Janeiro de 2017, 18:19:37
Boa tarde,
Tenho preferência por fotografia de paisagens, mas curto observar um retrato bem feito. Semana passada, na falta de poder sair para fotografar combinei um ensaio com a patroa e posto aqui 3 fotos que escolhi para avaliação. Foi um esquema com um flash com uma sombrinha translúcida num tripé e algo de luz natural entrando pela janela e uma luz incandescente no teto. Tenho sérios problemas com nitidez em retratos, que acho que se devem a falta de firmeza nas mãos - em paisagens geralmente uso tripé, velocidades mais altas, aberturas mais fechadas, etc. o que disfarça mais. Achei que a sombra dela na parede funcionou bem nas fotos 1 e 3, já na segunda acho que nem tanto - como tirar a sombra nessa situação,teria que sim ou sim afastar da parede? Também fica um pouco de dúvida sobre o balanço de branco, ainda mais com luzes misturadas. Gostaria de ouvir as opiniões dos colegas do fórum. Comentários e críticas são sempre bem-vindas. Obrigado por ver! Feliz 2017!

1.

Ensaio Liza em Casa 01 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr

2.

Ensaio Liza em Casa 02 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr

3.

Ensaio Liza em Casa 03 by Carlos Henrique Pereira, on Flickr
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2017, 18:23:28 por Carlos HP »


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2017, 23:43:08
Achei bem legais  :ok:
Feliz ano novo com muita saúde e paz à você e sua família
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2017, 01:08:42
Tenho sérios problemas com nitidez em retratos, que acho que se devem a falta de firmeza nas mãos - em paisagens geralmente uso tripé, velocidades mais altas, aberturas mais fechadas, etc. o que disfarça mais. Achei que a sombra dela na parede funcionou bem nas fotos 1 e 3, já na segunda acho que nem tanto - como tirar a sombra nessa situação,teria que sim ou sim afastar da parede? Também fica um pouco de dúvida sobre o balanço de branco, ainda mais com luzes misturadas.

Carlos, boa noite.

Não vi problema de nitidez nem de WB nas fotos, achei o WB bem equilibrado, a pele dela parece estar bem natural, e a nitidez, apesar de ser uma imagem reduzida para internet, aparentemente está normal.

Quanto a luz (e sombra), a única que não me agradou foi a 3, achei a luz chapada.
A 1 e 2 eu gostei.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2017, 12:30:03
Achei bem legais  :ok:
Feliz ano novo com muita saúde e paz à você e sua família
Obrigado! Para você a sua família também!

Carlos, boa noite.

Não vi problema de nitidez nem de WB nas fotos, achei o WB bem equilibrado, a pele dela parece estar bem natural, e a nitidez, apesar de ser uma imagem reduzida para internet, aparentemente está normal.

Quanto a luz (e sombra), a única que não me agradou foi a 3, achei a luz chapada.
A 1 e 2 eu gostei.

Obrigado, Delano! É um grande elogio vindo de um dos caras mais experientes aqui do forum, com um belo canal no youtube. A minha maior dúvida era o WB mesmo, até por insegurança se a calibração do monitor estava OK. Na terceira, provavelmente, o flash estava mais frontal ao lado do rosto que foi fotografado, vou prestar mais atenção nas próximas. Valeu!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2017, 12:32:00 por Carlos HP »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2017, 19:55:40
Acho que na 2 e 3 faltam um pouco de sombras para realçar traços e a modelo em si, não desmerecendo as fotos que estão lindas, mas algo que adicionaria um pouco mais.

A primeira na minha opinião: Linda!

Sent from mTalk


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2017, 23:34:35
Acho que na 2 e 3 faltam um pouco de sombras para realçar traços e a modelo em si, não desmerecendo as fotos que estão lindas, mas algo que adicionaria um pouco mais.

A primeira na minha opinião: Linda!

Sent from mTalk
Obrigado pela opinião, Augusto! Ainda não domino bem essa questão de luzes e sombras, tenho muito o que melhorar mesmo.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk