Autor Tópico: Tentativa de panorâmica  (Lida 2054 vezes)

Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Online: 25 de Janeiro de 2017, 12:41:32
Fala, galera.

Panorâmica de 2015, queria muito a opinião e o direcionamento de quem sabe do assunto.

Essa foto foi feita a partir de quatro fotos em um nascer do sol no mirante Dona Marta, no RJ. Em um lado da foto parece que os prédios estão fora de foco, não sei se é porque estavam na sombra, enquanto do outro lado parecem mais claros e nítidos. Provavelmente errei na fotometria ao longo dos cliques. Queria a opinião de vocês.

Se clicar na foto terão melhor visualização.

Valeu, galera!

d. marta


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2017, 14:08:47
não curti não Erich, não sei bem o que arrumou aí, mas ficou com excesso de sharpen e o flare não ficou bom também.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2017, 14:50:30
Foi um início razoável.

Quando for fazer uma panorâmica, lembre sempre de travar abertura, velocidade, ISO e foco. Pra isso, obviamente você tem que fotometrar a imagem toda antes. Dá pra ver que ficaram dois valores de exposição diferentes.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2017, 15:42:35
Foi um início razoável.

Quando for fazer uma panorâmica, lembre sempre de travar abertura, velocidade, ISO e foco. Pra isso, obviamente você tem que fotometrar a imagem toda antes. Dá pra ver que ficaram dois valores de exposição diferentes.

Valeu, Felipe.

Pois é... eu esqueci de citar também que as fotos foram feitas na horizontal, que não é sugerido para montar uma panorâmica. Mas isso nem foi tanto, o problema mesmo foi a fotometria, esse lance que você falou de travar as configurações e tal, principalmente o foco. Já é a segunda panorâmica que tento e fica assim, a outra foi no Arpoador, onde um lado da foto ficou diferente do outro.

Vamos supor que eu faça três fotos: uma foto na esquerda, uma no centro e outra na direita. Uso as mesmas configurações em todas as posições? Mesmo se uma ficar mais sub ou super que a outra? Depois acerta tudo na pós? Ou ajusto as outras fotos de acordo com a primeira? Para ficar parecido o máximo uma com a outra olhando no lcd da câmera... ?

Conseguiu entender? rsrsrsrsrs  :aua:

não curti não Erich, não sei bem o que arrumou aí, mas ficou com excesso de sharpen e o flare não ficou bom também.

Eu também não gostei, Carlos!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 15:57:51 por Erichfr »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2017, 16:18:43
Erich, como o Felipe disse, isso mesmo, vc tem que usar as mesmas configurações para todos os quadros, senão vai dar esses problemas no encaixe.

O Waldyr outro dia postou um tópico bem didático de como fotografar e construir panoramicas, acho que vale dar uma procurada.

Para cenas com muita variação de luz ( como as que aparece o sol ) é meio chatinho mesmo.
Eu geralmente faço duas exposições em cada quadro, ( uma sequencia de subs e outra de supers ) uma para as altas e outra para as sombras, depois trato elas no Lr e exporto pra no Ps fazer uma fusão ( mais ou menos como uma HDR, substituindo as partes estouradas pela informação contida na subexposta ), porém ressalto que tento equilibrar ambas no Lr ( revelando detalhes nas subexpostas e revelando detalhes nas superexpostas ), pois quando ai vou fazer a fusão elas já estão mais próximas.

Salvo os novos arquivos ( os novos HDR ) e mando fazer a junção no Photomerge ( ferramenta do Ps ) selecionando as funções de retirar a vinheta, ajuste de distorção e tudo mais que tiver, isso tbm vai minimizar as diferênças entre os quadros.

Não sei se me fiz entender...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2017, 16:52:16
Erich, como o Felipe disse, isso mesmo, vc tem que usar as mesmas configurações para todos os quadros, senão vai dar esses problemas no encaixe.

O Waldyr outro dia postou um tópico bem didático de como fotografar e construir panoramicas, acho que vale dar uma procurada.

Para cenas com muita variação de luz ( como as que aparece o sol ) é meio chatinho mesmo.
Eu geralmente faço duas exposições em cada quadro, ( uma sequencia de subs e outra de supers ) uma para as altas e outra para as sombras, depois trato elas no Lr e exporto pra no Ps fazer uma fusão ( mais ou menos como uma HDR, substituindo as partes estouradas pela informação contida na subexposta ), porém ressalto que tento equilibrar ambas no Lr ( revelando detalhes nas subexpostas e revelando detalhes nas superexpostas ), pois quando ai vou fazer a fusão elas já estão mais próximas.

Salvo os novos arquivos ( os novos HDR ) e mando fazer a junção no Photomerge ( ferramenta do Ps ) selecionando as funções de retirar a vinheta, ajuste de distorção e tudo mais que tiver, isso tbm vai minimizar as diferênças entre os quadros.

Não sei se me fiz entender...

E os gringos estão por aí, ganhando fortunas ensinando essas coisas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2017, 17:24:56
Erich, como o Felipe disse, isso mesmo, vc tem que usar as mesmas configurações para todos os quadros, senão vai dar esses problemas no encaixe.

O Waldyr outro dia postou um tópico bem didático de como fotografar e construir panoramicas, acho que vale dar uma procurada.

Para cenas com muita variação de luz ( como as que aparece o sol ) é meio chatinho mesmo.
Eu geralmente faço duas exposições em cada quadro, ( uma sequencia de subs e outra de supers ) uma para as altas e outra para as sombras, depois trato elas no Lr e exporto pra no Ps fazer uma fusão ( mais ou menos como uma HDR, substituindo as partes estouradas pela informação contida na subexposta ), porém ressalto que tento equilibrar ambas no Lr ( revelando detalhes nas subexpostas e revelando detalhes nas superexpostas ), pois quando ai vou fazer a fusão elas já estão mais próximas.

Salvo os novos arquivos ( os novos HDR ) e mando fazer a junção no Photomerge ( ferramenta do Ps ) selecionando as funções de retirar a vinheta, ajuste de distorção e tudo mais que tiver, isso tbm vai minimizar as diferênças entre os quadros.

Não sei se me fiz entender...

Entendi sim, Raphael. Eu vi a postagem do Waldyr, mas não lembro se ele falou sobre esse lance das exposições, vou dar uma olhada de novo depois. Eu abri direto no Photomarge, não passei no Lr não. Mas acho que no meu caso mesmo passando pelo Lr antes não ia ajudar muita coisa não.
Acho que o que falta pra mim é relaxar na hora da captura. Fico muito nervoso na hora, essa sua ideia de fazer fotos sub e depois supers é algo logico, mas na hora ou antes não consigo pensar, me falta experiência, te agradeço, acho que agora deu pra fixar legal. Tentarei em uma próxima. Vou fazer isso, usar as mesmas configurações de abertura, velocidade e ISO iguais, modificando só o foco.
Valeu!

E os gringos estão por aí, ganhando fortunas ensinando essas coisas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Onde, Carlos?
Aprender nunca é demais, e aprender com quem sabe na minha opinião é ideal.
Fórum ajuda, ler ajuda, assistir videos ajuda, mas ter contato pessoal durante um curso, workshop, seja lá o que for, com um fotógrafo experiente, no meu caso é onde eu consigo aprender mais.
Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo( :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:), isso aconteceu no WS do Waldyr, foi um divisor de águas pra mim. Não sai de lá um Sebastião Salgado, mas sai mais consciente, muita coisa que eu fazia por fazer, comecei a fazer consciente.
Nunca vou julgar um cara que ganha dinheiro fazendo ou ensinando fotografia, faz quem quer. Eu já consigo identificar quando vale a pena ou não. Já fiz WS que o fotógrafo que estava ensinando não sabia usar uma lente analógica, me senti lesado e minha soberba me levou a pensar que eu era melhor do que ele, mas aprendi e isso me faz concordar em partes com você. Então hoje se eu for fazer um curso ou WS pesquiso muito antes de investir.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 17:27:43 por Erichfr »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2017, 17:26:25
Entendi sim, Raphael. Eu vi a postagem do Waldyr, mas não lembro se ele falou sobre esse lance das exposições, vou dar uma olhada de novo depois. Eu abri direto no Photomarge, não passei no Lr não. Mas acho que no meu caso mesmo passando pelo Lr antes não ia ajudar muita coisa não. Acho que o que falta pra mim é relaxar. Fico muito nervoso na hora, essa sua ideia de fazer fotos sub e depois supers é algo logico, mas na hora ou antes não consigo pensar, me falta experiência, te agradeço, acho que agora deu pra fixar legal. Tentarei em uma próxima.
Vou fazer isso então, usar as mesmas configurações de abertura, velocidade e ISO iguais, modificando só o foco.
Valeu!

Onde, Carlos?
Aprender nunca é demais, e aprender com quem sabe na minha opinião é ideal.
Fórum ajuda, ler ajuda, assistir videos ajuda, mas ter contato pessoal durante um curso, workshop, seja lá o que for, com um fotógrafo experiente, no meu caso é onde eu consigo aprender mais.
Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo( :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: ), isso aconteceu no WS do Waldyr, foi um divisor de águas pra mim. Não sai de lá um Sebastião Salgado, mas sai mais consciente, muita coisa que eu fazia por fazer, comecei a fazer consciente.
Nunca vou julgar um cara que ganha dinheiro fazendo ou ensinando fotografia, faz quem quer. Eu já consigo identificar quando vale a pena ou não. Já fiz WS que o fotógrafo que estava ensinando não sabia usar uma lente analógica, me senti lesado e minha soberba me levou a pensar que eu era melhor do que ele, mas aprendi e isso me faz concordar em partes com você. Então hoje se eu for fazer um curso ou WS pesquiso muito antes de investir.


O que eu quis dizer é que tem muita gente talentosa aqui no nível de muito gringo como é o caso do Sombrio aí... Podia ensinar e ganhar com isso.   :snack:


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2017, 17:31:07

O que eu quis dizer é que tem muita gente talentosa aqui no nível de muito gringo como é o caso do Sombrio aí... Podia ensinar e ganhar com isso.   :snack:

Eu e minha dificuldade de interpretação.  :aua: :aua: :aua: :aua:
Agora você foi claro.

Foi mal!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, 17:43:04 por Erichfr »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2017, 18:07:25
é ta ruim mesmo parece que juntou as fotos.
Ricardo Ghion


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2017, 20:46:46
Oi Erich, essa tá estranha mesmo...  Não entendi bem o processo, mas as fotos estão, ou com captura diferente, ou com tratamento diferente, ou ambos. E aí não monta direito. A composição não ajuda também, pois todo o interesse está na esquerda.

Aqui um tutorial que pode ajudar - http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2016/09/como-fazer-fotos-panoramicas.html

[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2017, 21:11:50
Vou fazer isso, usar as mesmas configurações de abertura, velocidade e ISO iguais, modificando só o foco.
Valeu!

Só um adendo: vc só muda o enquadramento.
Velocidade, abertura, ISO e foco ficam cravados na primeira foto, depois é só "girar" a câmera prós lados e tá feito. E não precisa fazer BKT se a cena não tiver muito contraste.
Não esqueça de desligar o auto foco depois de cravar o foco no primeiro clique, senão já era .....rsrs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2017, 21:15:35
E os gringos estão por aí, ganhando fortunas ensinando essas coisas.

Pois é Carlos, verdade, e fazem vídeos que cobram e tal....Eu acho que não tenho uma didática pra esse tipo de coisa, até prq a minha fotografia é mais intuitiva do que técnica ( tanto que vivo fazendo cagada...kkkk ).

Valeu!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2017, 22:48:00
Além do dito, tenho a impressão de haver bastante distorção. Além de ter feito as fotos na horizontal, talvez vc não tenha deixado muito espaço sobreposto de uma foto pra outra. Não sei se existe uma regra (vou ler o texto do Waldyr  :D), mas acho que deve-se sobrepor ao menos a metade de cada foto, ou seja, a cada foto, 50% do que foi fotografado na anterior e 50% de paisagem nova. Fora isso é travar a exposição, sempre fotometrando na área mais clara da imagem final e fotografar na vertical para panos horizontais. Se a pano for vertical, aí sim vc fotografa na horizontal.

HDR em pano eu não consigo, faço lambança. Só consigo trabalhar com uma exposição única.

 :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2017, 10:47:31
Galera, muito obrigado pelos retornos.

Ansioso para uma nova tentativa. Valeu!  :ok: