Autor Tópico: Sobre a proliferação de fungos nas LENTES  (Lida 1673 vezes)

rmarquesx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 04 de Fevereiro de 2017, 11:21:20
Gostaria de uma opinião de quem tem mais experiencia, pois pensei numa hipótese e não sei se é bem assim que funciona.

Tenho uma lente de Nikkon 35 mm que confesso que não cuidei tão bem assim dela. Pois devo ter ficado uns 5 meses sem limpar de poeiras, e muitas vezes guardava ela junto ao corpo da câmera.
Mas mesmo assim, sempre guardei a câmera e a lente dentro de um caixa de plástico transparente, bem selada e com com sílicas em gel para reduzir a umidade. De alguma forma eu tomei alguns cuidados e outros não. Pesquisando na internet vi que os fungos se alimentam de poeiras e sujeiras na lente, isso me preocupou um pouco, e tentei verificar se a lente tem algum fungo. Não consegui encontrar ou identificar se existia algum na lente. Mas não é porque eu não vi que talvez eles não estejam lá, pois sou totalmente amador, e eles podem apenas estar bem no inicio. Não vi nenhuma teia de aranha na lente e as fotos não estão embaçadas, que pelo que vi esses podem ser alguns sintomas de fungo na lente.


  • Primeira pergunta, como faço para ter certeza que não tem fundo na lente ?
  • Segunda pergunta, Na dúvida a melhor coisa a fazer é mandar numa autorizada fazer a limpeza ?

Agora sobre a proliferação de fungos, comprei uma outra lente Nikkor 70-300 mm e sem pensar nas hipóteses e consequência acima, peguei a lente NOVA e deixei dentro da caixa de plastico transparente com as sílicas em gel e a outra lente VELHA que não faço ideia se pode ou não ter fungos. Fui trabalhar e depois para faculdade, lá me falaram que se a lente tem fungos eles podem contaminar outras lentes no mesmo ambiente. Fiquei preocupado por não saber se a lente mais VELHA tem fungo, e se ela poderia contaminar a minha lente NOVA, mesmo que deixei elas juntas por apenas 1 dia.

  • Terceira pergunta, Alguém sabe se é dessa forma que funciona a contaminação? Apenas de deixar as lentes próximas num mesmo ambiente já corro o risco dos fungos atingirem outras lentes ?
  • Quarta pergunta, Se sim, acreditam que 1 dia seria o suficiente para contaminar a outra lente ?
  • Quinta pergunta, Alguma recomendação que possam me fazer ?

Obrigado pela atenção.

Abs pessoal !


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2017, 19:37:31
Coloca a lente,com diafragma na maior abertura, contra a luz e visualiza, fungo é bem visível... em um dia provavelmente não haverá proliferacao... fungos precisam de umidade e calor para existir, controla a umidade e pronto, compra um medidor de umidade para ter um bom controle, tenta manter abaixo de 45% e acima de 30% a umidade relativa... limpe suas lentes com mais frequência... o sensor vc pode limpar através da própria camera, procura no menu... existe um tópico gigante aqui no fórum sobre este assunto, da um a pesquisada...  :ok:
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2017, 19:38:32 por jpdias »


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2017, 23:33:00
Interessante  :ok: :snack:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


rmarquesx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2017, 18:46:26
Obrigado pela resposta, ótima ideia comprar o medidor de umidade. Vou tentar pesquisar por aqui o tópico comentado.