Autor Tópico: Medo de vender pelo Mercado Livre  (Lida 3831 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 26 de Julho de 2017, 23:32:03
Lá vem eu com outro tópico do Mercado Livre.

Preciso vender minha D7000, o melhor canal que temos para tal é o ML, porem ando com medo. Olhem só a historia (Não sei se já contei isso aqui).

Dias atrás comprei uma D610 no ML, tive um pequeno contra-tempo, e pra resolver tive que dar uma corrida em SP ter pessoalmente com o vendedor. Marcamos em uma praça de alimentação, resolvemos o problema, tomamos uma café e batemos um papo, e olhem a historia que ele me contou.

Vendeu um flash YN com MP e Mercado Envios para uma moça no interior de Menias Gerais (Não lembro a cidade), constado o pagamento ele enviou o flash normalmente, ao receber o flash a moça entrou em contato com ele e disse que o flash não funcionava e queria devolver (não queria trocar), abriu uma reclamação e o ML já liberou a etiqueta de retorno, assim que ela postou o objeto no correio o dinheiro voltou pra conta dela, sem ao menos o vendedor receber o produto com defeito, e quando a encomenda chegou de volta nas mãos dele, só tinha pedras dentro da caixa, segundo ele entrou em contato com o ML, e este respondeu que nada poderia ser feito, ele tentou contato com ela, mas óbvio que sem sucesso.
Por uma sorte "danada" ele lembrou que tinha vendido uma câmera para um fotógrafo da mesma cidade a um tempo atrás, ligou para este fotógrafo e contou o ocorrido, e não é que ele conhecia a moça, foi direto nela, deu uma prensa e disse que contaria pra cidade toda o golpe que ela deu no ML, na hora ela entregou o flash pra ele e ele mandou de volta para o vendedor e teve um final feliz.

Neste relato podemos ver que o vendedor não tem muito respaldo. E isso assusta na hora de anunciar.

Pensei em colocar no anuncio que a venda não sera feita para compradores sem um minimo x de pontos, mas acho que isso é contra as regras do ML e o comprador pode negativar.
O que vocês acham galera, da pra arriscar fazer isso para minimar as possibilidades de golpe? Botar em letras garrafais no anuncio algo do tipo "Venda apenas para compradores qualificados"? E se caso alguém sem qualificação comprar cancela a venda.

Quem puder de sua opnião...

Abraço a todos.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2017, 23:55:08
Realmente dá um certo receio de vender lá. Tenho procurado criar anúncios aqui no fórum e no Facebook dizendo que aceito ML, aí quando alguém realmente quer fechar eu dou uma estudada no perfil e se tiver seguro crio o anúncio e mando o link. E para garantir,  eu fotografo o processo de embalo antes de enviar e envio as fotos para o comprador falando para ele não receber se a embalagem estiver violada ou diferente. Mas nada é 100% garantido.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2017, 00:01:24

Roberto, isso pode ter acontecido SEM o COMPRA GARANTIDA.

Através do COMPRA GARANTIDA, o ML só libera o dinheiro ao Vendedor, após o Comprador manifestar a concordância em relação ao produto recebido.

Você anuncia. Eu compro. Até aí ok.
EU pago MAS o dinheiro fica retido pelo ML.
Só depois que EU receber e VERIFICAR O PRODUTO, aviso o ML, que, aí sim,  disponibiliza o valor para o vendedor.
Se NÃO estiver de acordo, deve-se "Iniciar uma Reclamação" e chega a um consenso para ambos.

O inverso tb é verdadeiro. Só depois de finalizada a reclamação e receber de volta o que vendeu, é que o ML restitui o comprador.

Compra Garantida é segurança para o comprador e para o vendedor. Pode vender sem medo!

« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 00:23:51 por manek56 »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2017, 00:04:54
Ta ruim lá

É um grande canal de venda, mas a politica de tratamento deles é equivocada. Eles tratam o vendedor do ML como uma empresa/loja aplicando a lei do consumidor e mesmo assim somente parte dela

Vendo muito por lá, já tive alguns prejuízo nada de perder o sono, mas sem direito de defesa.

Estou com a mão sangrando de tanto bater no responsável pelo meu site, pra finalizar e eu me livrar desta porcaria



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2017, 00:10:31
Colega manek56

Não é em relação com o mercado envios e sim espaço pra golpe e entre lesar o comprador ou vendedor, eles sempre escolhem o vendedor, pelo menos comigo

Tive uma devolução de mercadoria por tempo de envio, os correios atrasaram e eles devolveram o valor ao comprador antes de eu receber a mercadoria



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2017, 00:11:01
Há uns dois meses vendi um softbox lá. Por erro meu, tive um problema na hora de postar nos Correios. Como mudei de cidade, o CEP que constava em minha conta ainda era de Belém e estou morando no Rio. Não lembrei disso quando fiz o anúncio e na hora da postagem deu "divergência de CEP do remetente." Na tentativa de não perder a venda, e de não empatar o dinheiro do comprador (que pagou com cartão) entrei em contato com os atendentes do ML. Escolhi a opção deles me ligarem (ligam rapidinho, em menos de 2 minutos dependendo do horário). Aproveitei que estava no telefone e perguntei sobre a possibilidade de eu levar um golpe desses, do cara receber o produto e fazer isso que a moça da história fez. O atendente me disse que no ato da embalagem do produto eu deveria registrar com fotos e, se possível, em vídeo para ter provas de que enviei o produto. Assim, dizendo ele, em eventual caso de golpe eu teria como provar para o Mercadolivre que postei o objeto e que estava em boas condições, para poder ser ressarcido posteriormente.

Mas se fosse você eu tentava entrar em contato com eles antes de anunciar. Seja por telefone ou por atendimento de chat online, explicava o receio de levar um golpe, citava essa história ai, perguntava quais as garantias, como proceder, etc.

Outra vez comprei um óculos, e quando chegou vi que não era original. Pedi devolução do dinheiro. Devolveram, mas não foi imediatamente após a postagem. Se me lembro bem foi uns 3 dias depois.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2017, 08:25:31
Não lembro se foi aqui ou em outro fórum, mas postei um tópico com os mesmos questionamentos do Roberto Dellano.
Tive problemas com vendas de pequeno valor no ML, mas não deixaram de ser problemas.
Resumidamente: não vendo mais no ML, procuro anunciar minhas coisas em diversos outros locais dando preferência para que o comprador venha retirar em mãos.
César L. T.


Gabriel Arieira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 394
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2017, 08:47:43
Cara, acompanhando os comentários, mas preciso dizer:


QUE SORTE QUE ESSE CARA TEVE!!!!!!
Canon 80D + Sigma Art 18-35 f/1.8


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2017, 08:48:32
Bom dia Dellano, também já tive problemas no Mercado Livre. com uma smart band sony.

Uma dica é, se o comprador for novato, não aceite a compra e bloqueie ele para fazer novas compras.

O cara que comprou a smart band era de conta nova, não tinha qualificação alguma ainda, eu na época vendi, ele simplesmente comprou, testou, usou e disse que não estava funcionando (acho que não gostou) pelo menos devolveu ela. Ele poderia pelo menos ter dito que não tinha gostado do produto, desistido da compra...

É complicado esse Brasil... mas uma dica é essa, só venda para compradores de boa qualificação, não impede de ter transtornos mas limita bem o risco.

PS. já pensou no OLX? acho que é mais direto, menor do que o ML mas vc faz a transação pessoalmente.
« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 08:49:36 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2017, 09:51:58
Sempre tem um risco vender pelo ML, mas dá pra minimizar bem.

Quando vendo algo por ali, o que eu faço é:

1) Aviso no anúncio que só aceito pagamento pelo Mercado Pago e envio pelo Mercado Envios. E acesso a minha conta, transações e impressão da etiqueta de envio direto pelo site (e jamais pelo link passado para o e-mail). Desta forma evita redirecionamento a sites falsos.

2) Filmo o empacotamento do produto, e tiro foto do pacote pronto.

3) Guardo o comprovante do Correio (código de rastreamento, peso e medida da caixa).

Aí reduz os problemas. Como descreveram acima, o ML trata o vendedor ocasional e um profissional da mesma forma, e segue o CDC: o comprador pode desistir do produto em até 7 dias após o recebimento. Se o produto quebrar em até 90 dias, o vendedor pode ser intimado a devolver o dinheiro (isso já ocorreu com vários colegas vendedores).

Aí entra essa sequência:

4) Quando o comprador devolver o produto, FILME o "unboxing". Serve como prova para possíveis golpes.

5) Se receber pedras ou caixa vazia, peça ao comprador a cópia do recibo dos Correios. Se o peso estiver muito diferente do que está descrito no seu recibo, é mais uma prova a seu favor.

Não dá pra evitar que compradores novos comprem seu produto. Se ele finalizar e pagar, terá que mandar. Se vc cancelar, é vc que poderá ser negativado, infelizmente.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2017, 09:59:47
Não dá pra evitar que compradores novos comprem seu produto. Se ele finalizar e pagar, terá que mandar. Se vc cancelar, é vc que poderá ser negativado, infelizmente.

 :ok:

Mas é melhor informar não tenho mais o produto, cancelar a compra, e ser negativado ou no máximo ser classificado como neutro, do que perder uma Câmera de 4K certo? ou vc enviaria mesmo correndo o risco?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2017, 10:21:32
:ok:

Mas é melhor informar não tenho mais o produto, cancelar a compra, e ser negativado ou no máximo ser classificado como neutro, do que perder uma Câmera de 4K certo? ou vc enviaria mesmo correndo o risco?  :ponder:

Comprador novo não significa golpe. Todos já começaram a negociar no ML com 0 ou 1 ponto positivo.

Se o comprador é novo, mas pagou e o dinheiro está creditado na minha conta do MP, não vejo motivos para não mandar. Claro que neste caso, só enviaria pelo Mercado Envios, que é rastreado pelo próprio ML e tem o seguro incluso. Jamais entregaria em mãos ou mandaria pelos métodos convencionais dos Correios.

Um golpe muito comum é o "comprador" finalizar o anúncio e pedir a conta de depósito do vendedor via e-mail. Tudo o que é feito fora do Mercado Pago e Envios, as chances de golpe aumentam.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2017, 10:39:59
Comprador novo não significa golpe. Todos já começaram a negociar no ML com 0 ou 1 ponto positivo.

Se o comprador é novo, mas pagou e o dinheiro está creditado na minha conta do MP, não vejo motivos para não mandar. Claro que neste caso, só enviaria pelo Mercado Envios, que é rastreado pelo próprio ML e tem o seguro incluso. Jamais entregaria em mãos ou mandaria pelos métodos convencionais dos Correios.

Um golpe muito comum é o "comprador" finalizar o anúncio e pedir a conta de depósito do vendedor via e-mail. Tudo o que é feito fora do Mercado Pago e Envios, as chances de golpe aumentam.

Concordo com tudo que vc disse, mas pessoalmente falando, não arriscaria enviar uma câmera de 4 mil pra um comprador novato. se fosse algo mais barato, sem problemas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2017, 14:45:47
Roberto, produtos de alto valor é bem complicado vender. Mesmo se vc indicar no anuncio somente para retirada, ainda assim, teria que enfrentar o sistema de liberação do dinheiro pelo mercado pago, sendo que a qq momento o comprador poderia sacanear.
Pra não correr riscos, melhor seria sair fora do Mercado Livre.
Sempre digo que o ML é ótimo, mas é pra coisas de pequeno valor, pq se perder não perde nada significativo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


icaroguimaraes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2017, 17:06:31
Muita sorte desse vendedor.
Eu compro pouco por lá, já comprei drone, xt1, flashs. Nunca tive problemas na compra, fiz apenas uma venda e filmei todo o processo. Confesso que fiquei com receio pois você envia o produto e só quando o cliente recebe e dá o OK que a grana é liberada.
Mas não vejo outra ferramenta melhor no momento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk