Autor Tópico: Horizonte e distorção  (Lida 1368 vezes)

Bear

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 29 de Agosto de 2017, 14:41:57
No site http://iphotochannel.com.br/astrofotografia/qual-camera-fotografica-e-lente-os-astronautas-usam-no-espaco assistí ao vídeo de um fotógrafo profissional mostrando quais as câmera que ele utiliza para fotografar a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), uma Nikon D4 com lentes pequenas e outra com lentes de 800mm. Na sequência do vídeo é mostrada a visão que se tem da Terra pelas janelas da ISS onde podemos ver o horizonte. Me veio a seguinte pergunta relativa à distorção das lentes e a imagem do horizonte: tendo em vista que o vídeo foi gravado com uma câmera com lentes provavelmente até 36mm (Nikon D4) ou algo perto disso e essa lente oferece uma boa distorção, a curvatura do horizonte mostrado certamente foi alterada para "mais curvada"? e por consequência outra pergunta, seria correto afirmar que 100% das fotos e vídeos feitos do horizontes apresentarão um abaulamento superior à imagem real do horizonte ?

Bear

• Novato(a)
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:42:25
A pergunta foi fútil ou rasa ou tola? Me referi apenas às características das câmeras em relação à distorção radial atuando em um assunto, no caso o horizonte. Ninguém sabe responder se meu questionamento procede?

amador47sc

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2017, 16:45:30
Olá,
inicialmente gostaria de lhe desejar boas-vindas ao fórum MF.
De um um tempo para o pessoal responder. Digamos que não seja uma pergunta corriqueira e nem todos tem conhecimento para tal (me incluo nesse grupo).
Mas certamente daqui a pouco alguém virá para lhe dar um retorno.
 :ok:

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2017, 17:01:07
Depende.

Existem lentes que não tem distorção de barril.
E as que tem podem ser facilmente corrigida na pós.
Logo é possível ter fotos do horizonte sem nenhuma curvatura extra causada pela ótica da lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2017, 17:15:50
A lente é a 24-70mm 2.8 SEM VR

Vi o vídeo e no horizonte da Terra, não há distorção (nem por lente e nem por software).

Esta lente não apresenta distorção no horizonte na Terra, porque ele está distante. Em objetos na estação espacial ela apresenta, por estarem próximos demais.

No horizonte, alguém ao nível do mar, filmando o mar, com a mesma lente, verá uma reta.

No vídeo, a Terra está apresentada com a sua curvatura correta.  :ok:

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 17:27:49 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

Bear

• Novato(a)
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:24:59
Valeu Ernesto, então se entendi, no caso a 24-70 não oferece nenhuma distorção para linhas distantes.  Revendo o vídeo percebi agora que ele não menciona qual câmera está sendo usada para gravar, logo fica impossível especularmos a respeito, mas a explicação foi ótima. Obrigado!

Bear

• Novato(a)
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2017, 18:53:40
No caso daquele salto Stratosphere (salto de skydive mais alto realizado até hoje) https://www.youtube.com/watch?v=aeJpevD3w8Y é possível ver aos 6:00min a curva do horizonte que vemos no vídeo da Nasa e aos 6:05 vemos um horizonte bem mais plano a partir de dentro do módulo do saltador. Isso também é facilmente explicável? poderiam por gentileza? Pneumaticamente agradeço.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2017, 19:10:36
Essa nikon tem distorção de barril de 0.5 graus de 24mm até 30mm.
Depois tem distorção pincushion (não sei a melhor tradução) até os 70mm.

http://www.imaging-resource.com/lenses/nikon/24-70mm-f2.8g-if-ed-af-s-nikkor/review/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2017, 23:55:39
No caso daquele salto Stratosphere (salto de skydive mais alto realizado até hoje) https://www.youtube.com/watch?v=aeJpevD3w8Y é possível ver aos 6:00min a curva do horizonte que vemos no vídeo da Nasa e aos 6:05 vemos um horizonte bem mais plano a partir de dentro do módulo do saltador. Isso também é facilmente explicável? poderiam por gentileza? Pneumaticamente agradeço.

6:00 é distorção de lente, eles usam uma GA de M...

6:05 é uma lente que não distorce

Aliás, o vídeo todo é uma M..., hein ?

Tanta grana e não projetaram uma goPro para ir dento do capacete ?

É da RedBull, não da NASA (pelo que aguentei ver...)

« Última modificação: 29 de Agosto de 2017, 23:56:01 por Ernesto »

Bear

• Novato(a)
Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2017, 20:45:07
O Stratos foi Powered by Go Pro. é que alguns videos mostram algumas cenas que outros não mostram, mas nesses já dá para analisar a distorção do tema em relação ao datasheet da lente, foi isso que sugeri em análise para buscar entender o quanto de distorção é natural da lente e quanto isso afeta a imagem, do horizonte no caso, calculando pela análise da lente como seria a imagem real.

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2017, 23:27:19
O Stratos foi Powered by Go Pro. é que alguns videos mostram algumas cenas que outros não mostram, mas nesses já dá para analisar a distorção do tema em relação ao datasheet da lente, foi isso que sugeri em análise para buscar entender o quanto de distorção é natural da lente e quanto isso afeta a imagem, do horizonte no caso, calculando pela análise da lente como seria a imagem real.

Hmm...Gopro...isso explica a lente cheia de distorção na porta do módulo...

Bear

• Novato(a)
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2017, 11:35:39
Tá vendo o quão dual foram as análises Ernesto? o vangelismm disse "Essa nikon tem distorção de barril de 0.5 graus de 24mm até 30mm. Depois tem distorção pincushion (não sei a melhor tradução) até os 70mm." Já você, falou que a Nikon não tem distorção em linhas longas a grandes distancias. Sem contar que a pincushion é justamente mais acentuada nas arestas.
Depois você justificou com a mesma GoPro tanto o abaulamento no vídeo da Stratos quanto a linha reta a partir do módulo. Só confusão.... Tanger a realidade a partir das lentes e suas distorções me pareceu uma análise factível mas fica muito difícil analisando sem método científico e calma. Esse assunto com certeza tem mais a oferecer do que isso.
Alguém mais topa analisar em vídeos a curvatura do horizonte descontando a distorção radial das lentes utilizadas? para isso a primeira pergunta para qualquer exemplo é: Qual lente foi utilizada?  :ponder:

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2017, 19:14:02
Tá vendo o quão dual foram as análises Ernesto? o vangelismm disse "Essa nikon tem distorção de barril de 0.5 graus de 24mm até 30mm. Depois tem distorção pincushion (não sei a melhor tradução) até os 70mm." Já você, falou que a Nikon não tem distorção em linhas longas a grandes distancias. Sem contar que a pincushion é justamente mais acentuada nas arestas.
Depois você justificou com a mesma GoPro tanto o abaulamento no vídeo da Stratos quanto a linha reta a partir do módulo. Só confusão.... Tanger a realidade a partir das lentes e suas distorções me pareceu uma análise factível mas fica muito difícil analisando sem método científico e calma. Esse assunto com certeza tem mais a oferecer do que isso.
Alguém mais topa analisar em vídeos a curvatura do horizonte descontando a distorção radial das lentes utilizadas? para isso a primeira pergunta para qualquer exemplo é: Qual lente foi utilizada?  :ponder:

Sobre a distorção desta Nikon 24-70mm, eu expliquei quando tem e quando não tem distorção visível...(0,5°). Basta ter boa vontade e fluência em português, para entender  :ok:

Deixa de bancar o "mal criadinho" e vê que estas perguntas já foram respondidas.

Já a GoPro é nojenta... é só ver no video... tudo vira uma bola de futebol.... qq que já usou sabe disso  :ok:

« Última modificação: 04 de Setembro de 2017, 19:51:06 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2017, 19:53:16
AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

Bear

• Novato(a)
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2017, 10:15:19
Sr. Ernesto guarde os adjetivos pessoais para a sua família, o fórum não é a respeito de mim. E suas resposta cheias de palavrão e veneno foram fracas e naturalmente com pouca análise sobre o tema, que é ótimo, vasto e novo. Diante da quantidade de material ofertado desde o início da utilização das lentes até hoje, calcular e analisar a curvatura do(s) horizonte(s) retirando a distorção das lentes, de fato, dá muito pano para manga para analistas de óptica, TCC's e em diversas outras atividades, para quem se interessa por estudar imparcialmente, que é um princípio básico da ciência. Sem mais. Obrigado fórum!