Autor Tópico: Quais as melhores lentes Sigma ?  (Lida 1378 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Online: 03 de Setembro de 2017, 02:40:51
Estou pesquisando lentes Sigma e, com tanto modelo Art por aí, já não  sei mais quais seriam as mais nitidas...

Qual a fixa mais nítida e como estão as zoom? Quais as melhores  zoom em nitidez ? (o site DxO não serve para medir nitidez)

Obrigado  !

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
#DeFérias

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2017, 09:36:34
Porque dxo não serve para nitidez?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

jacsonschenckel

• Conhecendo
  • *
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2017, 10:43:47

Estou pesquisando lentes Sigma e, com tanto modelo Art por aí, já não  sei mais quais seriam as mais nitidas...

Qual a fixa mais nítida e como estão as zoom? Quais as melhores  zoom em nitidez ? (o site DxO não serve para medir nitidez)

Obrigado  !

Explica isso por gentileza? Que o DXO não serve para medir nitidez

Enviado de meu ZE553KL usando Tapatalk

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2017, 13:26:45
Porque dxo não serve para nitidez?

Porque o DxO só informa a nitidez média. (tem no site deles)

É por isso que certas lentes 1.8 ganham das 1.4. E ambas podem ser idênticas em 2.8, 4.0 e 5.6 (a nota média da 1.4 cai porque, em 1.4 a falta de nitidez abaixa a nota média)

O mesmo vale para zooms, é comum existir  18-55mm que é otima em 24mm mas,.ruim no extremo 18, e aí a nítidez dela cai e a nota também... mas se você não vai usar em 18mm, está tudo OK, não precisa pegar uma 16-50mm caríssima para ter 18mm OK.

Por outro lado, tem sempre a zoom mediana que é quase TOP em tudo mas, não é TOP em nada e, na média, ganha de todas no DxO

Por isso, eu procuro a opinião dos colegas que já tem as lentes :ok:

« Última modificação: 03 de Setembro de 2017, 13:31:23 por Ernesto »
#DeFérias

jacsonschenckel

• Conhecendo
  • *
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2017, 13:31:21

Porque o DxO só informa a nitidez média. (tem no site deles)

É por isso que certas lentes 1.8 ganham das 1.4. E ambas podem ser idênticas em 2.8, 4.0 e 5.6 (a nota média da 1.4 cai porque, em 1.4 a abertura prejudica a nítidez)

O mesmo vale para s zooms, é comum existir  18-55mm que é otima em 24mm mas péssima no extremo 18, aí a nítidez dela cai... mas se você não vai usar em 18mm, está tudo OK, não precisa pegar uma 16-50mm caríssima para ter 18mm OK.

Por outro lado, tem sempre a zoom mediana que é quase TOP em tudo mas, não é TOP em nada e, na média, ganha de todas no DxO

Por isso, eu gostaria da opinião dos colegas que já tem as lentes :ok:

Aí que vc se engana. No site do dxomark.com tem como ver a nitidez em cada mm da lente e também em cada abertura. Mas é preciso olhar no local correto. Na aba principal sim mostra a média da lente.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2017, 13:46:21

Aí que vc se engana. No site do dxomark.com tem como ver a nitidez em cada mm da lente e também em cada abertura. Mas é preciso olhar no local correto. Na aba principal sim mostra a média da lente.

E qual é o local correto ? (eu só conheço o Shapness (que é a média) e o field map que mostra um desenho super genérico se for comparar lentes entre si)

« Última modificação: 03 de Setembro de 2017, 13:48:47 por Ernesto »
#DeFérias

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2017, 19:33:02
Um colega postou esse site em algum tópico por aqui e eu gostei bastante.
Você pode checar a nitidez e a qualidade no olho, sem depender de charts e médias.

Uma comparação da 50mm L da Canon com a 50mm Art da Sigma:

http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=403&Camera=453&FLI=0&API=0&LensComp=941&CameraComp=453&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=0

Deu até dó da 50mm da Canon.  :shock:

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2017, 19:40:08
Slrgear.com tem mapa por abertura.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs