Autor Tópico: Dynamic Range das Velhotas (1d mkiin)  (Lida 872 vezes)

Ricardo Ghion

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Online: 27 de Setembro de 2017, 14:36:35
Ricardo Ghion


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Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2017, 17:56:56
Antes e depois de que, onde, como e quando ?
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Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2017, 20:47:05
Ótimo resultado, mas nesse tamanho de selo postal, fica fácil  :assobi: :hysterical:
« Última modificação: 27 de Setembro de 2017, 20:47:27 por DMZamora »
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Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2017, 08:57:24
Desculpe o comentário um pouco "reacionista", mas o que esse comparativo tem de DR? Digo, não vejo tanta diferença entre claros e escuros (sombras e realces), o que vejo é uma baita recuperação da foto como um todo, subindo vários pontos na fotometria de todo o quadro.
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Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2017, 10:28:53
Desculpe o comentário um pouco "reacionista", mas o que esse comparativo tem de DR? Digo, não vejo tanta diferença entre claros e escuros (sombras e realces), o que vejo é uma baita recuperação da foto como um todo, subindo vários pontos na fotometria de todo o quadro.

O exemplo mostra que mesmo com 12 anos de vida ( com sensor cropado APS-H) consegue recuperar exposição sem estragar a foto, coisas que modelos mais novos e mais caros não fazem, por exemplo uma 70D.
Ricardo Ghion


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Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2017, 10:51:50
O exemplo mostra que mesmo com 12 anos de vida ( com sensor cropado APS-H) consegue recuperar exposição sem estragar a foto, coisas que modelos mais novos e mais caros não fazem, por exemplo uma 70D.

Exato! Percebi e elogiei isso. Mas isso se enquadra em alcance dinâmico? Talvez só seja uma interpretação errada minha que seria a de conseguir registrar uma maior faixa entre luzes altas e baixas...
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Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2017, 11:21:28
Exato! Percebi e elogiei isso. Mas isso se enquadra em alcance dinâmico? Talvez só seja uma interpretação errada minha que seria a de conseguir registrar uma maior faixa entre luzes altas e baixas...

acho que vc esta correto.
Ricardo Ghion


DMZamora

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Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2017, 12:24:54
Penso que os dois estão corretos. Muito embora o exemplo seja de recuperação, e não diretamente de DR, esta fator tem peso considerável na recuperação.
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Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:03:01
Sim, mas recuperação tem a ver tanto com o DR que a eletrônica pode fornecer quanto com o software utilizado.

Já vi casos de uma Panasonic LX100 ter recuperação impressionante com o DxO, superior a muitas imagens com D600 e LR.
Então depende da combinação.

Seria bom o Ricardo explicar os detalhes do que usou.
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Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:13:25
Penso que os dois estão corretos. Muito embora o exemplo seja de recuperação, e não diretamente de DR, esta fator tem peso considerável na recuperação.

Faz sentido. Se conseguimos recuperar sombras e altas luzes num mesmo quadro para aumentar o alcance dinâmico, conseguir subir toda a fotometria parece ser um indicativo de que o sensor preserva mais informações. Por isso falei que talvez fosse apenas um erro de conceito meu...

Sim, mas recuperação tem a ver tanto com o DR que a eletrônica pode fornecer quanto com o software utilizado.

Já vi casos de uma Panasonic LX100 ter recuperação impressionante com o DxO, superior a muitas imagens com D600 e LR.
Então depende da combinação.

Seria bom o Ricardo explicar os detalhes do que usou.

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Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:21:39
Faz sentido. Se conseguimos recuperar sombras e altas luzes num mesmo quadro para aumentar o alcance dinâmico, conseguir subir toda a fotometria parece ser um indicativo de que o sensor preserva mais informações. Por isso falei que talvez fosse apenas um erro de conceito meu...


Ia comentar justamente isso, só é possível recuperar o que está dentro do DR do sensor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

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Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2017, 14:35:40
Como todos já devem estar cansados de saber, o que mata mesmo é o estouro de altas luzes. Passou do fundo da escala, adeus, não tem santo que recupere, nem com reza braba.

Já as sombras são mais trabalháveis, desde que haja informação ainda nela. O problema será o ruido, que pode estar no mesmo nivel do sinal ou até maior.

Ja faz algum tempo que existe técnicas extremamente refinadas para recuperar imagens mal expostas. Um bom programa resolve a maioria das situações consideradas "normais", a turma de defesa e aeroespacial que o diga.

Meio off topic mas serve para atiçar a curiosidade:

http://oldgoodlight.blogspot.com.br/p/retinex.html
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Thales Souto

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Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2017, 21:12:00
Concordo com o Elder. Não vi nada de mais nesse antes e depois.
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