Autor Tópico: Lente Tokina 11-16mm (com ou seu motor de foco?) - Dúvida  (Lida 1083 vezes)

julianocustodio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 05 de Outubro de 2017, 08:26:38
Caros, tenho uma Nikon D5200 e estou prestes a comprar uma grande angular 11-16 da Tokina. Essa lente tem duas "versões". A primeira sem motor de foco e a segunda com o motor.
Encontrei uma ótima oferta da primeira versão da lente.
Pelo que pesquisei, tanto a primeira quanto a segunda versão têm a mesma qualidade ótica, a mesma abertura e a mesma construção. A única diferença significativa é mesmo o motor de foco.
Minha pergunta é a seguinte: vocês acham que o foco automático é indispensável em uma grande angular, sendo que na maioria das vezes a tendência é que o foco fique no infinito? Será que vou me complicar em algumas situações por causa disso? Estou realmente na dúvida e gostaria de orientações a esse respeito. Agradeço muito a quem puder ajudar. Obrigado a todos!  :ok:


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2017, 12:15:38
Eu pegaria com motor de foco e não acho que prejudicaria algo se não tiver…


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2017, 12:55:40
Eu não pegaria sem motor de foco, até pq nem sempre o foco vai ficar no infinito.

Qnd uso grande angular, por exemplo, mtas vezes coloco algo em primeiro plano para compor a foto e o foco vai nela. Além do mais, o viewfinder da D5200 não é lá mto bom pra fazer foco manual.


julianocustodio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2017, 16:33:58
Obrigado, pessoal! Realmente, seria muito arriscado pegar uma sem motor de foco. Talvez não fosse tão ruim assim se eu fosse fazer fotos apenas de paisagens, mas pretendo usá-la também para fotografia urbana, onde às vezes a cena acontece muito rápido diante dos nossos olhos. Vou juntar um pouco mais de dinheiro e pegar a versão com motor. Valeu!!