Autor Tópico: Dúvidas sobre a lente Sigma 70-300mm DG MACRO  (Lida 4890 vezes)

sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 18 de Dezembro de 2017, 02:14:32
Olá pessoal, a poucos dias minha lente chegou, e devo confessar que fiquei um pouco frustrado com os resultados. A área que mais gosto é fotografia de vida selvagem, e por conta disso adquiri a 70-300 da SIGMA com função macro, sem ser a APO. A questão é, eu estou achando a nitidez dela com zoom no máximo péssima, tenho resultados piores do que com minha antiga super zoom. Logo de cara imaginei que fosse pela falta de estabilizador, mas na hora de tirar as macros, mesmo com a lente em 300m, as fotos saem com uma nitidez maravilhosa (uso F/13.0 nas macros). O que me faz acreditar que o problema não seja na tremedeira (em ambos os tipos uso velocidade de obturador 1/200). Vou deixar duas fotos com com crop 100%, uma macro de inseto, e outra normal de um cachorro, para vocês terem uma noção melhor. Gostaria da opinião de quem tem essa lente, se o problema é a falta de estabilidade na hora de fotografar, se a nitidez padrão da lente nessa abertura é essa mesmo, se eu to focando errado, ou qualquer outro problema.



1/200 f/5,3 240mm iso 400 (por algum motivo todas as fotos com zoom no máximo aparecem 240mm invés de 300)



1/200 f/13 iso 400

A câmera é uma D3200
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2017, 02:17:06 por sjunior »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2017, 06:30:45
Teria como você colocar essas fotos sem estarem cropadas? Elas assim foram úteis para ver o que estava dizendo, mas seria bom vê-las sem crop para poder identificar outras causas, por exemplo, onde está o foco na foto. :ok:


sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2017, 13:56:29
Teria como você colocar essas fotos sem estarem cropadas? Elas assim foram úteis para ver o que estava dizendo, mas seria bom vê-las sem crop para poder identificar outras causas, por exemplo, onde está o foco na foto. :ok:




Pronto, aqui estão as fotos inteiras.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2017, 14:28:18



Pronto, aqui estão as fotos inteiras.

A iluminação das fotos está um pouco estranha. Você poderia colocar quais configurações você usou nas duas fotos de: iso, obturador, diafragama, distância focal, e onde está o foco principal nas fotos?

Achei que as fotos estão sem grande nitidez. Você está usando o focar, apertar o botão de disparo pelo meio e reenquadrar? Essa técnica pode causar perda de nitidez das imagens fotografadas.


sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2017, 03:35:58
A iluminação das fotos está um pouco estranha. Você poderia colocar quais configurações você usou nas duas fotos de: iso, obturador, diafragama, distância focal, e onde está o foco principal nas fotos?

Achei que as fotos estão sem grande nitidez. Você está usando o focar, apertar o botão de disparo pelo meio e reenquadrar? Essa técnica pode causar perda de nitidez das imagens fotografadas.
Sim, estou usando essa técnica. As informações então na primeira parte.

1/200 f/5,3 240mm iso 400 na do cachorro, e 1/200 f/13 iso 400 na do inseto. 240mm em ambas (estava usando a distancia focal maxima, 300mm, mas por algum motivo no exif aparece 240mm.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2017, 03:37:04 por sjunior »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2017, 14:47:24
O ganho de.nitidez.pode ter o ocorrido por ter fechado o diafragma de f/5.3 pra f/13. Além disso, procure ver se o foco de sua lente está com back ou front focus


sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2017, 21:05:32
O ganho de.nitidez.pode ter o ocorrido por ter fechado o diafragma de f/5.3 pra f/13. Além disso, procure ver se o foco de sua lente está com back ou front focus

Já fiz alguns testes para saber isso, e aparentemente não está. É isso que eu gostaria de saber, se essa nitidez é padrão dessa lente nessa abertura.


binho58

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2017, 23:29:35
Taí teu problema. Supondo que você esteja usando uma câmera Canon cropada, e o objeto esteja a 1metro de distância, você tem aproximadamente 4mm de profundidade de campo.
Então usar a técnica de focar e reenquadrar não é uma opção adequada.
Enquadre, foque e dispare. Simples assim.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2017, 10:13:13
Acho que faltou velocidade, fotografe novamente o cachorro, no sol, com velocidade acima de 1/600, aumenta o ISO se precisar pra atingir essa velocidade, sem reenquadrar, recomendo usar o ponto central onde quer que saia focado, porque somente lá vai ficar focado, sugiro no focinho ou um dos olhos…
Depois posta se melhorou.
Feliz ano novo e boas festas!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2017, 03:21:27
Já fiz alguns testes para saber isso, e aparentemente não está. É isso que eu gostaria de saber, se essa nitidez é padrão dessa lente nessa abertura.
Sim, é uma lente ruim. Espero que não tenha pago mais de 250 reais nela.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2017, 07:52:51
Ele usa Nikon, normalmente os problemas de foco usando lentes de terceiros acontece com a Canon…


sjunior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2017, 21:45:30
Gente, obrigado a todos que me ajudaram. Mas por conta da minha insatisfação com os resultados com a lente, vendi ela novamente, perdendo 50 reais (paguei 550, vendi por 500). Obrigado a todos pela ajuda.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2017, 06:43:03
Fez bem em vender. O que você perde em dinheiro ganha em experiência.

Já passou uma dessa na minha mão há alguns anos, veio com uma câmera, vendi por menos de trezentos com dó do comprador.

Não tem milagre pra chegar aos 300mm com preço baixo e qualidade. Não acho que a versão APO dela seja muito melhor. Sugiro pegar uma lente até 200mm mesmo.

Aqui da pra ter uma ideia da nitidez dessas lentes DX: https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx


insainous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2018, 17:15:51
1
DSC_0688 by insa!nous, no Flickr

2
DSC_0247 by insa!nous, no Flickr

3
DSC_0738 by insa!nous, no Flickr

4
Sem título by insa!nous, no Flickr

Todas essas fotos foram tiradas com essa lente em MF, a maioria em 300mm. Sim, não é uma lente que se destaca pela sua nitidez, e ainda tive a infelicidade de haver alguma incompatibilidade com a minha D5300 e o foco automático. Mas é possível fazer boas fotos com ela, assim como qualquer outra lente. Se ainda não possui o dinheiro suficiente para comprar uma melhor, treine com esta, aproveite os pontos fortes e reduza seus pontos fracos.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2018, 17:17:18 por insainous »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2018, 20:26:41
Ele usa Nikon, normalmente os problemas de foco usando lentes de terceiros acontece com a Canon…
Normalmente as lentes de terceiros o autofoco funciona um pouco melhor na Nikon do que na Canon. Todavia isso não quer dizer que o autofoco seja rápido e perfeito nas Nikon. Em geral, as lentes dos fabricantes originais sempre são melhores em autofoco, porque a fabricante detêm a tecnologia que terceiros não possuem.

Não dá pra comparar uma lente da Nikon ou da série L da Canon com lentes de terceiros como Sigma ou Tamron. O autofoco sempre será mais lento.