Autor Tópico: Novos testes. Aprendendo sempre  (Lida 2019 vezes)

Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:50:08
Fiz algumas fotos nesses últimos dois meses e como estou na busca da melhorar tanto da fotografia quanto do tratamento, gostaria da opinião dos amigos sobre essas fotos.
Fiquem a vontade para se expressarem.
A pior opinião é a que não é dada.

1) Suco

Canon EOS REBEL T5
EF-S60mm f/2.8 Macro USM
ƒ/8.0  60.0 mm 1/125  ISO:100

2)Café

Canon EOS REBEL T5
EF-S60mm f/2.8 Macro USM
ƒ/11.0  60.0 mm 1/160 ISO:100

3)Anel (Stacking de 8 frames)

Canon EOS REBEL T5
EF-S60mm f/2.8 Macro USM
ƒ/11.0  60.0 mm 1/125  ISO:100

Obrigado por verem e comentarem



isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 21:32:23
Oi, Cláudio. Vamos lá. Em minha humilde opinião, curti a do café e a do anel. A do suco faltou (pelo menos pra mim) aquele diferencial, sabe. Tipo, você tem que olhar e sentir aquela vontade de beber esse suco já! Talvez em uma banda do maracujá aberto desse mais esse toque. No demais, gostei.

PS.: pensei que fosse uma laranja num primeiro olhar. Talvez com a fruta aberta não cause essa confusão.

Abraço! Boas fotos!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 22:45:15
Suco: essa tem bastante pra melhorar. E temos aí um shot difícil, pois misturam-se vidro (refração e reflexão), suco (refração e difusão) e a fruta (difusão e reflexo), em doses diferentes.
Além disso, o acrílico não ajuda neste caso. Escolha uma madeira detonada ou algo parecido e coloque algumas coisas desfocadas atrás e, como o amigo falou, pode cortar umas das frutas. Para o vidro vai precisar de um contra luz com transição claro/escuro, para que este padrão seja capturado pela refração. Para o suco, além disso, vai precisar de uma contraluz pontual, pode ser direta ou indireta, espelho, papel alumínio, etc. Uma contra luz dura, tipo sol mesmo. A parte da frente resolve com rebatimento. Cuidado que rebater vidro com isopor revela a textura, use acrílico ou papel.

Café: melhorou demais desde a última. Agora a fumacinha quase parece natural, pode até dar mais um pouco de suavidade, o que funciona nestes casos é aquela fumaça que quase passa despercebida, mas sabemos que está ali. Pode aumentar aquela luz pontual de fundo, fica bacana. E os grãos estão excelentes agora.

Anel: A composição poderia até ser um pouco mais baixa e eu prestaria atenção naquele estouro. Em geral precisamos do máximo do nosso equipamento para este tipo de produto, então pode fazer um enquadramento vertical e encher todo o frame com o anel e seu reflexo, se precisar de mais fundo você completa digitalmente. Fez bem em usar o stack, eu uso o Helicon, que até tem o tethering automático.

Fico feliz em ver pessoas ainda falando de still, fotografando produtos, é uma área que tem sofrido muito com os bancos de imagens, softwares 3D e outros problemas.

Quando precisar trocar uma idéia é só chamar.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2018, 22:45:46 por Claudio Rombauer »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 22:48:15
Gostei também da do café que Acompanhei outras vezes, mas aproveite a aula dada no post acima eu só posso falar que achei bacana ou não, nada sei sobre still.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 09:08:46
Oi, Cláudio. Vamos lá. Em minha humilde opinião, curti a do café e a do anel. A do suco faltou (pelo menos pra mim) aquele diferencial, sabe. Tipo, você tem que olhar e sentir aquela vontade de beber esse suco já! Talvez em uma banda do maracujá aberto desse mais esse toque. No demais, gostei.

PS.: pensei que fosse uma laranja num primeiro olhar. Talvez com a fruta aberta não cause essa confusão.

Abraço! Boas fotos!

Obrigado Isaac por sua opinião. Também senti falta de muita coisa nessa foto. Eu até tentei cortar o maracujá para colocar na foto, mas não parecia nenhum maracujá com uma "cara" legal por dentro. Cortei 3. A patroa ia ficar uma fera se eu cortasse todos de uma mês só pra fazer essa foto.  :hysterical:
Eu borrifei com água e glicerina o copo, mas não apareceu as gotas na foto. Talvez pelo fato de ter usado somente um luz no esquema de luz dessa foto. Usei apenas um flash rebatido numa superfície branca e rebatedores para fazer essa foto. Acho que um outro flash com um soft grande por cima teria revelado mais as gotas. Depois que fiz a foto também pensei que ficou faltando um belo dum sanduíche no canto esquerdo da foto


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 09:21:24
Suco: essa tem bastante pra melhorar. E temos aí um shot difícil, pois misturam-se vidro (refração e reflexão), suco (refração e difusão) e a fruta (difusão e reflexo), em doses diferentes.
Além disso, o acrílico não ajuda neste caso. Escolha uma madeira detonada ou algo parecido e coloque algumas coisas desfocadas atrás e, como o amigo falou, pode cortar umas das frutas. Para o vidro vai precisar de um contra luz com transição claro/escuro, para que este padrão seja capturado pela refração. Para o suco, além disso, vai precisar de uma contraluz pontual, pode ser direta ou indireta, espelho, papel alumínio, etc. Uma contra luz dura, tipo sol mesmo. A parte da frente resolve com rebatimento. Cuidado que rebater vidro com isopor revela a textura, use acrílico ou papel.

Café: melhorou demais desde a última. Agora a fumacinha quase parece natural, pode até dar mais um pouco de suavidade, o que funciona nestes casos é aquela fumaça que quase passa despercebida, mas sabemos que está ali. Pode aumentar aquela luz pontual de fundo, fica bacana. E os grãos estão excelentes agora.

Anel: A composição poderia até ser um pouco mais baixa e eu prestaria atenção naquele estouro. Em geral precisamos do máximo do nosso equipamento para este tipo de produto, então pode fazer um enquadramento vertical e encher todo o frame com o anel e seu reflexo, se precisar de mais fundo você completa digitalmente. Fez bem em usar o stack, eu uso o Helicon, que até tem o tethering automático.

Fico feliz em ver pessoas ainda falando de still, fotografando produtos, é uma área que tem sofrido muito com os bancos de imagens, softwares 3D e outros problemas.

Quando precisar trocar uma idéia é só chamar.

Obrigado xará pelo comentário. Com certeza vai me ajudar muito a avaliar fotos futuras.
- Na foto do suco eu usei floambord com plastico como apoio para o suco e os maracujás. E acabou gerando o reflexo, que confesso que gostei. A princípio eu fiz a foto somente como estudo mesmo para materiais translúcidos. Sem dúvida há muito a melhorar. E essa era a ideia de postar ela aqui. Receber as críticas e tentar filtrar elas com os bons comentários dos amigos.
- A fumacinha ainda é bem difícil para mim acertar, mas chego lá. Rs
- Em relação a questão de ter pouca gente hoje se interessando por fotos de produtos, eu me interessei mais do que por fotos sociais. Tem mais haver comigo. Sou da área técnica e acho mais fácil em lidar com todos os detalhes técnicos desse tipo de fotografia do que ter que lidar com pessoas. kkkk
Eu faço imagens de produtos no 3D (3D Studio Max) para a empresa em que trabalho. Acho que quando não temos um produto acabado, como é o caso de muitas vezes o que acabo fazendo, a imagem vende a ideia do produto. Mas um olhar atento acaba percebendo que aquilo é falso. Ainda penso que a fotografia ainda é o diferencial. Em especial na gastronomia. O negócio é acertar a mão nos valores cobrados para o fotografo e para o cliente.

- E obrigado por se por a disposição para me ajudar. Se não for incomodo, vou te perturbar um pouquinho. kkkkk


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 09:22:31
Gostei também da do café que Acompanhei outras vezes, mas aproveite a aula dada no post acima eu só posso falar que achei bacana ou não, nada sei sobre still.

Obrigado Carlos por comentar. O importante é ouvir as opiniões.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 08:55:38
Nunca fiz fotos de objetos e comidas assim. Parece ser bem complicadinho de fazer.

Sabe aquela velha história?
É errando que se aprende. Isso faz a diferença no futuro de nossas fotos!



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 09:24:45
olá, vou deixar meus 2 cents sem ler os comentários anteriores.

da laranja, uma atrás da outra ficou estranho. poderias cortar uma ao meio. a composição não agradou.

a do café, faltou um pouco de cuidado com a embalagem amassada no topo. tive a impressão de estar inclinada.

a do anel foi a melhor.

iluminação achei bacana e foco bem ajustado.
 :ok: :ok:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 11:55:11
Não gostei da 1, mas as outras duas estão legais. Eu apenas sugeriria o uso de,um polarizador para reduzir os reflexos na embalagem de café, melhorando ainda mais esta excelente imagem.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 12:08:36
Nunca fiz fotos de objetos e comidas assim. Parece ser bem complicadinho de fazer.

Sabe aquela velha história?
É errando que se aprende. Isso faz a diferença no futuro de nossas fotos!

Obrigado por comentar.
O negócio desse tipo de foto é estar muito atento aos detalhes. Eu ainda estou treinando o meu olhar para isso.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 12:11:28
olá, vou deixar meus 2 cents sem ler os comentários anteriores.

da laranja, uma atrás da outra ficou estranho. poderias cortar uma ao meio. a composição não agradou.

a do café, faltou um pouco de cuidado com a embalagem amassada no topo. tive a impressão de estar inclinada.

a do anel foi a melhor.

iluminação achei bacana e foco bem ajustado.


São maracujás. kkk. O maracujá esta tão bonitinho que confundi mesmo.

Obrigado Amador por comentar. Com relação a inclinação, acho que pode ser o ângulo que ela na fotografia.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 12:12:30
Não gostei da 1, mas as outras duas estão legais. Eu apenas sugeriria o uso de,um polarizador para reduzir os reflexos na embalagem de café, melhorando ainda mais esta excelente imagem.

Obrigado Bretas por comentar.
Gostei da sugestão. Numa próxima vez eu tento isso.