Autor Tópico: Quem nunca?  (Lida 845 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.004
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 26 de Março de 2018, 13:06:42
Eh hora do recreio e no recreio brincamos de "quem nunca".
A "bola" eh minha entao eu comeco.


Quem nunca foi fazer um retrato de alguem, acoplando o flashao na camera, ajustando o cartao rebatedor de luz no flash, orientando a pessoa vc esta prestes a fotografar e na hora de fazer a foto o flash nao dispara pq vc esqueceu de ligar?

Ja aconteceu comigo e as pessoas em volta ficaram com cara de "ferrou. Pensavamos que tinhamos um fotografo aqui". Nesse dia eu aprendi que mesmo que vc nao queira usar a luz do flash, vc tem que tirar o flash da camera para as pessoas saberem que vc nao quer usar o flash, pq ao ver o flash nao desparar, as pessoas pensam estao acreditando que as fotos nao estao saindo ou que vc nao tem o controle da coisa (e as vezes podem estar certas), e perdem a confianca em vc.

Mas eh uma otima dica para fazer fotos de rua, pq as pessoas vendo o flash na camera nao disparando, pensam que a foto nao saiu e vc errou, principalmente em dias escuros, e assim no lugar de ficarem incomodadas por acharem que vc tem a foto delas, elas vao pensar ficar quieta achando que vc nao sabe que o flash nao disparou, ou vao tirar sarro. Mas ao chegar em casa vc tem a foto de todomundo para espalhar pela internet...  :D

Quem quer brincar?


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 251
Resposta #1 Online: 29 de Março de 2018, 00:36:41
Muito interessante. Isso é algo muito comum. Não sou fotógrafo e nem possuo minha DSLR ainda. Mas já passei por isso com câmeras simples. Você vai tirar retrato e as pessoas perguntam: "Já tirou?", como se tivesse faltando algo. Até em ambientes com alta luminosidade há aqueles que esperam um flash. O flash é um símbolo fotográfico que, para quem ama fotografia, poderia ser disparado sempre. Veja a imagem abaixo:

Antigamente o flash era sempre utilizado, e como era tudo analógico, cada foto era um momento muito especial. Por isso todos faziam pose. E o flash passou despertar um sentimento de prazer. Até hoje isso é válido, em menor intensidade.

Agora que você passou a bola para a vez, vou contar algo para vocês. Não sou fotógrafo, mas quem nunca fotografou e cometeu um gafe?
QUEM NUNCA foi tirar uma foto em um momento único com pessoas reunidas, e para segurança tirou várias fotos, mas cada uma delas alguém saia com alguma careta? E todos gostam de todas as fotos exceto aquela em que a própria pessoa saiu mal. Ou seja, nunca será unânime de foto legal.
« Última modificação: 29 de Março de 2018, 00:37:22 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.004
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 29 de Março de 2018, 05:15:52
Muito interessante. Isso é algo muito comum. Não sou fotógrafo e nem possuo minha DSLR ainda. Mas já passei por isso com câmeras simples. Você vai tirar retrato e as pessoas perguntam: "Já tirou?", como se tivesse faltando algo. Até em ambientes com alta luminosidade há aqueles que esperam um flash. O flash é um símbolo fotográfico que, para quem ama fotografia, poderia ser disparado sempre. Veja a imagem abaixo:

Antigamente o flash era sempre utilizado, e como era tudo analógico, cada foto era um momento muito especial. Por isso todos faziam pose. E o flash passou despertar um sentimento de prazer. Até hoje isso é válido, em menor intensidade.

Agora que você passou a bola para a vez, vou contar algo para vocês. Não sou fotógrafo, mas quem nunca fotografou e cometeu um gafe?
QUEM NUNCA foi tirar uma foto em um momento único com pessoas reunidas, e para segurança tirou várias fotos, mas cada uma delas alguém saia com alguma careta? E todos gostam de todas as fotos exceto aquela em que a própria pessoa saiu mal. Ou seja, nunca será unânime de foto legal.

De fato.
Eh curioso essa influencia do flah nas pessoas.


Bom.. Quem nunca fotografou em um dia escuro em ISO alto, guardou a camera e depois de semanas, foi fotografar de novo, viu as fotos belas no visor da camera, mas apos passar para o computador percebeu que esqueceu de baixar o ISO e as fotos sairam todas com muito ruido?

Isso aconteceu comigo na minha segunda sessao de fotos quando eu estava comecando a praticar. Foi fazer umas fotos de uma amiga para praticar, vimos as fotos na camera e estavamos achando que tudo ia bem, mas na hora de passar para o computador vimos as fotos todas cheias de ruido, pq eu tinha usado a camera para fazer fotos a noite dias antes, e esqueci de baixar o ISO para o ISO 200 que eh era o padrao que eu sempre fotografava em situacoes normais.

Apliquei bastante um redutorde ruido que ajudou mas nao resolveu totalmente.


RogerCarbel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 29 de Março de 2018, 14:26:19
Ainda falando sobre flash, quem nunca foi usar o flash ou o rádio, e ficou de cabeça quente pq não funcionava direito, ou funcionava limitadamente, e só depois de mexer em tudo descobriu que o flash/rádio estava mal encaixado na sapata? Faltava deslizar aqueles 2 milímetros pra frente.... ja fiz isso algumas vezes...rs
Nikon D7200 - Nikon D7100
Sigma 18-35mm f/1.8 DC ART - Nikkor 50mm f/1.8d - Nikkor 85mm f/1.8g - Rokinon 8mm f/3.5 Fisheye - Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Macro OS HSM
SB-600 - SB-700 - YN-568EX


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.004
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 29 de Março de 2018, 14:44:55
Ainda falando sobre flash, quem nunca foi usar o flash ou o rádio, e ficou de cabeça quente pq não funcionava direito, ou funcionava limitadamente, e só depois de mexer em tudo descobriu que o flash/rádio estava mal encaixado na sapata? Faltava deslizar aqueles 2 milímetros pra frente.... ja fiz isso algumas vezes...rs

Ja passei poi isso. Mas tambem ja aconteceu de eu testar o flash na camera e nao funcionar de jeito nenhum. Entao depois de um tempao eu decido testar o flash em outra camera, para ver se o problema era a camera ou o flash, e entao o flash funciona. Volto o flash para a camera que nao estava disparando e do nada passa a funcionar.  :ponder:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.284
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2018, 16:18:34
Essa é antiga.

Nos anos 90. Trabalhava como engenheiro de uma empresa, precisei fazer umas imagens de peças com defeito e fui na fábrica fazer as fotos.
Um amigo de trabalho me deu sua Canon AE-1 (igual à minha) e eu fui tranquilo. Ele estava sabendo do que se tratava.
Fiz umas fotos e pensei: putz, a câmera do Marco está zerada, a minha é mais dura para passar o filme...
Daí, algumas fotos mais tarde percebo que o cara tinha me dado a câmera sem filme... por isso a alavanca estava mais leve...  :doh:
Depois dessa nunca mais deixei de eu mesmo colocar o filme na câmera.
« Última modificação: 29 de Março de 2018, 16:28:47 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.284
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Março de 2018, 16:28:05


Mas eh uma otima dica para fazer fotos de rua, pq as pessoas vendo o flash na camera nao disparando, pensam que a foto nao saiu e vc errou, principalmente em dias escuros, e assim no lugar de ficarem incomodadas por acharem que vc tem a foto delas, elas vao pensar ficar quieta achando que vc nao sabe que o flash nao disparou, ou vao tirar sarro. Mas ao chegar em casa vc tem a foto de todomundo para espalhar pela internet...  :D


 :D :D :D
Nunca havia pensado nisso! Deve funcionar mesmo.

Minha maneira de enganar os transeuntes é usar uma GA e apontar numa direção "diferente" do objetivo. Geralmente tiro a câmera do rosto e olho num ângulo diferente do objeto e olho pelo OVF de novo. O cara acha que eu estou querendo enquadrar outra coisa, mas ele está lá no quadro.  :assobi:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm 2.8, Nikkor 50mm 1.8G  Nikkor 80-200mm 2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 664
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2018, 19:09:15

1. colocar um filme na camera com motor drive , o filme escapar , e depois da revelação e copia sair tudo velado ...  :aua:

2. pegar uma câmera emprestada com o FDP do seu irmão , ele dizer que está com filme , voce fazer uma viagem e depois descobrir que foi uma brincadeira de pessimo gosto ....

3. fazer uma viagem para fora do Brasil , fazendo seu primeiro trabalho internacional e fazer a cag@#@ de NÃO revelar os filmes lá fora e quando chegar no Brasil descobrir horrorizado que todos velaram ....   :aua:

4. ficar 12 horas numa alfandega indiana tentando explicar ao desgraçado que voce NÃO é vendedor de cameras , mas fotografo ....  :no:

5. explicar ao despachante de uma companhia africana no Brasil , que a sua bolsa com seu equipamento NÃO pode ir no porão por questões obvias ...  >:(
A P O S E N T A D O ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !