Autor Tópico: O "Marketing" das câmeras fotográficas  (Lida 2170 vezes)

Roberto Dellano

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Online: 14 de Maio de 2018, 10:11:43
Pessoal, estava acompanhando o tópico das DSLR x Mirrorless e vi um comentário do Sosa sobre o Marketing de alguns fabricantes de câmeras, até fiz uma postagem lá, mas se continuasse iria desvirtuar o tópico, então achei melhor abrir um exclusivo.

Antes de mais nada quero deixar claro que não entendo nada a respeito do assunto, e vou deixar o que é apenas o meu ponto de vista e minhas duvidas.

Sendo assim vamos lá:

Vejo muita gente aqui no fórum, e apenas aqui (nem em grupos do Facebook vejo), falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo? Não vejo propaganda de câmeras fotográficas na TV, nas mídias, nas redes socais, ou em qualquer outro veículo de propaganda. Muito raramente vejo alguma coisa da Canon no meu feed do Facebook, mas muito raro mesmo.

Onde vejo se falar muito, são nos canais dedicados a fotografia na internet, como os sites de Reviews, Youtube e tudo mais, e acredito sim que esses sites são patrocinados para influenciar seus leitores de acordo com quem os paga.
Mas será que funciona?
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.

Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?


cfcsosa

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Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2018, 10:15:23
Acho que é o contrário, veja:

Pessoal, estava acompanhando o tópico das DSLR x Mirrorless e vi um comentário do Sosa sobre o Marketing de alguns fabricantes de câmeras, até fiz uma postagem lá, mas se continuasse iria desvirtuar o tópico, então achei melhor abrir um exclusivo.

Antes de mais nada quero deixar claro que não entendo nada a respeito do assunto, e vou deixar o que é apenas o meu ponto de vista e minhas duvidas.

Sendo assim vamos lá:

Vejo muita gente aqui no fórum, e apenas aqui (nem em grupos do Facebook vejo), falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo? Não vejo propaganda de câmeras fotográficas na TV, nas mídias, nas redes socais, ou em qualquer outro veículo de propaganda. Muito raramente vejo alguma coisa da Canon no meu feed do Facebook, mas muito raro mesmo.

Onde vejo se falar muito, são nos canais dedicados a fotografia na internet, como os sites de Reviews, Youtube e tudo mais, e acredito sim que esses sites são patrocinados para influenciar seus leitores de acordo com quem os paga.
Mas será que funciona?
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.

Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?


UM MILHÃO DE SEGUIDORES.

Se esse cidadão disser amanhã que comer cocô é bom e fizer um review disso, acredito que muitos o seguirão.
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 10:16:24 por cfcsosa »
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cfcsosa

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Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2018, 10:21:07
O problema desses reviewers é que geralmente são meros analisadores de especificações, não são usuários de X ou Y matéria fotográfica, então eles dão a opinião deles de que A é bom, sendo que pode não ser bom pra todo mundo e a mensagem fica.

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felipemendes

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Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2018, 10:43:53
Pergunto isso por que saindo aqui do fórum, pelo menos aqui na minha região, raramente encontro algum fotógrafo que lê ou segue algum desses sites, a impressão que tenho é que uma parcela muito pequena dos usuários de câmeras ficam na internet atrás de reviews ou coisas do tipo.

Ai fica minha dúvida. Será que esse marketing é tão poderoso assim?

O que já notei é que, fora algumas exceções (aqui tem vários caras que são a exceção), fotógrafo compra um equipamento e segue a vida. Não fica pesquisando minúcias no equipamento. Mas há muitos amadores que (possivelmente pra suprir a falta de técnica, ou por tesão em ter o último equipamento) compram tudo que há de mais avançado. A Sony lançou uma câmera com ISO 400 mil e 85 Mp? É essa que ele quer. Aí aparece outro dizendo "Mp não é tudo, tem que ser pequeno também!", e o cara migra na hora. É esse pessoal que interessa mesmo aos fabricantes. Pra ilustrar, todos meus amigos "ricos" que querem uma câmera, vão de Sony. O marketing dos caras pelos "influenciadores de opinião" está atingindo em cheio.
Felipe


pablo.ebani

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Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2018, 10:47:32
Eu vejo reviews, mas o cara começa dizendo...tem tandos megapixels, dual AF e mimimi...porra isso eu vejo no site do fabricante, saio do vídeo na hora.
É raro ver alguém falando da sua "ferramenta de trabalho", eu usou uma 6DII por X tempo e que ela tem esse e outro defeito e os a favores são tais. Foi por isso talvez que tenha ganhado a fama de não ser tudo aquilo que esperava-se. Na prática, no trabalho ela vai ser ótima pra quem não pode comprar uma MKIV e o resultado será o mesmo de uma MKIII. (é só um exemplo acabei de pegar uma 6DMKII, não testei direito ainda e nem farei esse tipo de teste crítico, mas com certeza vai ser melhor que qualquer uma das minhas outras câmeras atuais.).

Pra esse tipo de público a melhor maneira de chegar até ele é realmente por reviews e canais específicos de equipamentos e tecnologia, pois fotografos gostam de ficar analizando a "concorrência" ou possibilidades de troca X vs Y e onde se procura isso? Não é no facebook, nem na TV (nem temos tempo pra isso) quando queremos procuramos e o youtube tá ai pra isso e mesmo que em outras línguas tem muita coisa interessante.
Canon 5D - 40D
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Claudio Rombauer

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Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2018, 10:57:46
Eu só comprei uma Fuji por causa do marketing, não só do fabricante e da sua loja na época, mas de inúmeros canais que falavam coisas do tipo "porque eu troquei todo meu equipamento Nikon por uma Fuji", "porque as mirrorless vão dominar o mundo", etc., e também dos diversos fóruns, onde usuários formadores de opinião faziam e ainda fazem propaganda intensa (as vezes sem querer) do sistema Fuji X.

Aqui no fórum, quando elogiamos nossos equipamentos, estamos também fazendo marketing.

E fazemos isso, na maioria das vezes, pois o equipamento é bom mesmo.
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 10:59:38 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

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Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2018, 11:02:09
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 11:03:26 por Claudio Rombauer »


nandoespinosa

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Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2018, 11:07:05
falando a respeito da força do marketing influenciando as escolhas a respeito de câmeras x ou y, e fico pensando, que marketing é esse que eu não vejo?
Esse é o pior marketing (ou seria melhor  :assobi: :ponder:).
É o que não percebemos. A roupa da mocinha da novela. O carro possante do herói do filme...
Na era de "influencers"- que palavra tosca - vale mais pras marcas de câmeras, um mercado tão direcionado, focar nos canais especializados.
Duvido que tu não tenha entrado no youtube pra pesquisar sobre a última lente que tu comprou. Ou mesmo que tenha vindo aqui no MF pra ver o que a galera fala... A gente pode até filtrar, ponderar, buscar uma análise mais prática sobre certos equipamentos.. Mas vai que tudo isso sofre influência desse tal marketing velado!?
“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” - Henri Cartier-Bresson
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Claudio Rombauer

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Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2018, 11:09:56
Esse é o pior marketing (ou seria melhor  :assobi: :ponder:).
É o que não percebemos. A roupa da mocinha da novela. O carro possante do herói do filme...
Na era de "influencers"- que palavra tosca - vale mais pras marcas de câmeras, um mercado tão direcionado, focar nos canais especializados.
Duvido que tu não tenha entrado no youtube pra pesquisar sobre a última lente que tu comprou. Ou mesmo que tenha vindo aqui no MF pra ver o que a galera fala... A gente pode até filtrar, ponderar, buscar uma análise mais prática sobre certos equipamentos.. Mas vai que tudo isso sofre influência desse tal marketing velado!?

No Brasil a gente só compra câmeras por marketing, por influencia de opiniões de fóruns, por reviews. Não podemos testar, não temos acesso a isso, e muito menos devolver se não gostarmos. Eu tive que comprar uma Sony A7R2, e uma 5DSr pra escolher entre elas. Mas fiz isso com o dólar baixo e depois vendi com dólar muito alto, ou seja, ainda tive lucro. Mas o certo seria eu poder devolver. 
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 11:10:34 por Claudio Rombauer »


felipemendes

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Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2018, 12:26:54
No Brasil a gente só compra câmeras por marketing, por influencia de opiniões de fóruns, por reviews. Não podemos testar, não temos acesso a isso, e muito menos devolver se não gostarmos. Eu tive que comprar uma Sony A7R2, e uma 5DSr pra escolher entre elas. Mas fiz isso com o dólar baixo e depois vendi com dólar muito alto, ou seja, ainda tive lucro. Mas o certo seria eu poder devolver.

Tem casos e casos. Já comprei lentes nos EUA que tive que devolver e comprar de novo umas 3 vezes pra vir uma unidade que prestasse, e no final das contas só paguei o valor de uma lente. Mas também já aconteceu de, pra aceitarem devolução, me cobrarem uma taxa, que pode chegar até 1/3 do valor do equipamento. O frete da devolução também pode ser por conta do cliente, e, pra uma caixa, pode chegar fácil nos 50 dólares.

Pensando assim, pode até valer mais a pena comprar e depois vender do que comprar e devolver.
Felipe


Ernesto

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Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2018, 14:09:54
O marketing internautico é voltado a amantes da fotografia que não possuem amigos fotógrafos próximos e são tímidos para procurar um ou, não tem mesmo a quem perguntar.

Enfim, o perfeito menino de apto do sec 21 que não sai de casa e que acredita que quanto mais usar a internet, mais inteligente ele fica (desde pequenos, eles são incentivados pelos pais, a fazer isso, assim não saem para a rua e os pais não passam medo de roubo, atropelamento, etc..). Geração que tem vergonha de pagar um curso, pois, acha que é jogar dinheiro fora e acha que a internet é a cultura dos deuses. Não entendem que um site tem custo, receita, paga luz, espaço disco, sistema de backup, etc..

Essas pessoas, ingenuamente acreditam em tudo que acham e caem na mão de marginais virtuais que mentem tudo para os crescidos na geração "sabichão de internet".

Naturalmente, quem vai a vários casamentos e eventos esportivos, sabe que Thom Hogan, Kay, Matt Granger, Ken Rockwell, Froknowsphoto, Zack Arias só falam bobagem

MAS, esses meninos não saem de casa e quando saem, são tímidos para perguntar ao fotógrafo do casamento da tia, do primo, etc.. Vêem elogios às fotos e querem levar algo PROFISSA na próxima viagem com os pais. Assim vão ganhar elogios (efeito explicado pela psicologia onde o filho quer continuar recebendo elogios dos pais igual aos que recebia quando era menor). OU, já conseguiram um emprego que não é no ramo fotográfico e querem fotografar as próprias viagems, a namorada, etc...


Estamos na era da pós-verdade, caracterizada pela confiança cega pela internet e pelo descaso aos livros.

A geração mais mal-informada do mundo pois a cabeça está cheia de informação imprecisa.





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« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 14:25:43 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

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felipemendes

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Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2018, 14:37:08
O marketing internautico é voltado a amantes da fotografia que não possuem amigos fotógrafos próximos e são tímidos para procurar um ou, não tem mesmo a quem perguntar.

Enfim, o perfeito menino de apto do sec 21 que não sai de casa e que acredita que quanto mais usar a internet, mais inteligente ele fica (desde pequenos, eles são incentivados pelos pais, a fazer isso, assim não saem para a rua e os pais não passam medo de roubo, atropelamento, etc..). Geração que tem vergonha de pagar um curso, pois, acha que é jogar dinheiro fora e acha que a internet é a cultura dos deuses. Não entendem que um site tem custo, receita, paga luz, espaço disco, sistema de backup, etc..

Essas pessoas, ingenuamente acreditam em tudo que acham e caem na mão de marginais virtuais que mentem tudo para os crescidos na geração "sabichão de internet".

Naturalmente, quem vai a vários casamentos e eventos esportivos, sabe que Thom Hogan, Kay, Matt Granger, Ken Rockwell, Froknowsphoto, Zack Arias só falam bobagem

MAS, esses meninos não saem de casa e quando saem, são tímidos para perguntar ao fotógrafo do casamento da tia, do primo, etc.. Vêem elogios às fotos e querem levar algo PROFISSA na próxima viagem com os pais. Assim vão ganhar elogios (efeito explicado pela psicologia onde o filho quer continuar recebendo elogios dos pais igual aos que recebia quando era menor). OU, já conseguiram um emprego que não é no ramo fotográfico e querem fotografar as próprias viagems, a namorada, etc...


Estamos na era da pós-verdade, caracterizada pela confiança cega pela internet e pelo descaso aos livros.

A geração mais mal-informada do mundo pois a cabeça está cheia de informação imprecisa.

Finalmente concordamos!

Só uma observação: quem faz casamento nem sabe quem é Ken Rockwell.
Felipe


nandoespinosa

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Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2018, 15:13:38
O marketing internautico é voltado a amantes da fotografia que não possuem amigos fotógrafos próximos e são tímidos para procurar um ou, não tem mesmo a quem perguntar.
Não é o que está sendo discutido, mas vamos lá...

A internet é uma baita fonte de informação... Basta ter alguma capacidade de crítica e raciocínio para filtrar o que presta do que não presta.
Não vejo como uma característica exclusiva dessa nova geração... Minha mãe não sabe como lidar com as informações da internet! Tenho que estar toda hora falando pra ela pensar no que está publicando / compartilhando...

Mas sinceramente... Quem fica perguntando isso ou aquilo pro fotógrafo do casamento da tia / irmã ou seja lá qual for? Deixa o cara trabalhar! E para de ficar indagando coisa técnica que SE PODE BUSCAR NA INTERNET!

A questão aqui é COMO o marketing afeta a decisão de compra. Acho que nos afeta a todos. Seja ele de qual forma for feita.. No site do fabricante, num site de reviews ou num suposto site de análise técnica de equipamentos.. Isso não importa. Não é o vizinho fotógrafo com quem batemos vários papos sobre fotografia e equipamento...
Não é nem o MF, que seguido tem post de "que câmera comprar" cujo autor tem até a cor das suas cuecas/calcinhas perguntadas pra podermos dar a melhor resposta...
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Ernesto

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Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2018, 15:41:00
Não é o que está sendo discutido, mas vamos lá...

A internet é uma baita fonte de informação... Basta ter alguma capacidade de crítica e raciocínio para filtrar o que presta do que não presta.
Não vejo como uma característica exclusiva dessa nova geração... Minha mãe não sabe como lidar com as informações da internet! Tenho que estar toda hora falando pra ela pensar no que está publicando / compartilhando...

Mas sinceramente... Quem fica perguntando isso ou aquilo pro fotógrafo do casamento da tia / irmã ou seja lá qual for? Deixa o cara trabalhar! E para de ficar indagando coisa técnica que SE PODE BUSCAR NA INTERNET!

A questão aqui é COMO o marketing afeta a decisão de compra. Acho que nos afeta a todos. Seja ele de qual forma for feita.. No site do fabricante, num site de reviews ou num suposto site de análise técnica de equipamentos.. Isso não importa. Não é o vizinho fotógrafo com quem batemos vários papos sobre fotografia e equipamento...
Não é nem o MF, que seguido tem post de "que câmera comprar" cujo autor tem até a cor das suas cuecas/calcinhas perguntadas pra podermos dar a melhor resposta...


O marketing oficial está sujeito ao código do consumidor (principalmente o americano que é forte). Este omite mas não pode mentir.

O marketing dos YouTubers é o maior problema. Este omite e mente a vontade...




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Ernesto

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Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2018, 15:43:58
Finalmente concordamos!

Só uma observação: quem faz casamento nem sabe quem é Ken Rockwell.


Legal !  :ok:  Que bom ! hehehe Valeu !


Sobre esse Ken:
O vendedor que mais me atende, fala desse cara direto, porque sabe que as pessoas conferem tudo o que ele fala com a internet.

Se ele falar algo diferente da net, ele é que sai de mentiroso... É triste...




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« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 15:44:52 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

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