Autor Tópico: Mais uma câmera aninciada hoje..24Mpix...é o FIM da guerra dos Megapixels ??  (Lida 2627 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Nikon D3500 anunciada hoje..
desde 2012, o APS-C da Nikon se mantém nos 24Mpix....

SEIS ANOS.... nos 24Mpix... "e celular comendo..."

D3200, D3300, D3400, D3500...

É o fim da guerra dos MegaPixel ou a indústria está nos enrolando, segurando a evolução ?

Há um impasse nisso

Se o APS-C não passar dos 24Mpix, o FF tb estará se estabilizando ?

Eu acho sacanagem da indústria..  o Pixel Shift da Pentax parece mostrar que dá para tirar mais mas... qto mais ?

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

« Última modificação: 30 de Agosto de 2018, 09:31:25 por Ernesto »
#DeFérias

fabianob

• Colaborador(a)
Esta é a linha de entrada da Nikon.

Não vejo motivos pra aumentar os MP... mesmo que um usuário avançado vá usar a câmera para fazer algum trabalho 24MP é mais que o suficiente gerando arquivos enormes já... muito mais informação do que iria precisar.

Agora fico pensando se melhoraram o ISO, se sim é uma mão na roda.
D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

cfcsosa

• Trade Count: (3)
  • Referência
Curioso que a D500 ficou nos 20mpx, ou seja, a Nikon segue usando um sensor mais antigo pra D3500.

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Curioso que a D500 ficou nos 20mpx, ou seja, a Nikon segue usando um sensor mais antigo pra D3500.

Eu olhei a comparação entre D3500 e D3400, só vi diferença em vídeo e no peso. Todo o resto me pareceu igual.

Sobre a D500, entendendo que ela é voltada pra ação, imagino que arquivos grandes tirem agilidade da câmera. No caso das câmeras de entrada, acho que o usuário de entrada não consegue (embora queira) lidar com imagens maiores que 24 Mp.

fabianob

• Colaborador(a)
Eu olhei a comparação entre D3500 e D3400, só vi diferença em vídeo e no peso. Todo o resto me pareceu igual.

Sobre a D500, entendendo que ela é voltada pra ação, imagino que arquivos grandes tirem agilidade da câmera. No caso das câmeras de entrada, acho que o usuário de entrada não consegue (embora queira) lidar com imagens maiores que 24 Mp.

também acho... sem contar que dificilmente usuários normais terão um pc bom para gerenciar arquivos grandes... a maioria quer a foto portátil e o snapbridge vai transformar tudo em 2MP se não me engano... então pra que mais?

Antonio Miguel

• Freqüentador(a)
  • **
    • amikep
Fiz uma ampliação de uma foto de 24 Mp da D3400 em 50x75 cm - se colocar uma lente de aumento dá pra ver detalhes da foto, não pontos. Acho que daria pra ampliar pra 100x150 numa boa e manter os detalhes e a qualidade.

Ampliações maiores vc tem que necessariamente olhar mais de longe. Tem um vídeo no FSTOPPERS que mostra um outdoor e conclui que 6Mp é suficiente em razão da necessidade de se distanciar.

Entreguei um canvas hoje de uma foto de 12Mp da D700. O limite dos detalhes não é da foto, mas da impressão em canvas.

Então, acho que realmente, pra cropada, 24Mp atendem as necessidades. Quem for precisar fazer mega ampliações com detalhes vai ter que partir pra outras técnicas, que fogem à intenção das câmeras de entrada. A D3400 (e a D3500 recém lançada) têm como principal vantagem o tamanho e o peso. Quem precisa de 50 Mp vai na D850 ou similar da Canon (não sei se tem, nem qual que é).

Fiz um evento de dança no sábado com a D500 e a fotos ficaram ótimas, mesmo com ISO alto para manter a boa velocidade de disparo. Com toda certeza atendem à impressão de posteres ou álbuns, se alguém quiser álbum: https://www.amikep.com/sbcc-dana-em-macei-25062018/

Assim, duvido que sejam lançadas câmeras cropadas acima de 24Mp.

Finalmente, quando fotografava com filme, qualquer ampliação acima de 20x30 de fotos em 35mm ficava problemática. O pessoal que fazia poster usava 120 que era pra manter a qualidade da ampliação. Mesmo revistas não gostavam de usar fotos em 35mm. Só o pessoal dos jornais que trabalhava normalmente com esse padrão.

Para lembrar: para dobrar a resolução é necessário multiplicar os megapixels por 2²=4. Ou seja, 24 Mp tem o dobro da resolução de 6 Mp. A D850 chegou agora, com 45 Mp, no (quase) dobro da resolução da D700, que tem 12. Pra dobrar a resolução da D810, tem que chegar nos 140 Mp. A diferença de resolução entre a D3400 e a D850 é a raiz quadrada de 45/24= 36%. Ou seja, vc gasta 6x mais (em dólar, nos EUA) pra obter 36% de resolução. Só pra quem precisa mesmo. Quem não precisa tá muito bem atendido pela D750.

Acredito que tenhamos alcançado o limite prático dos megapixels. Celulares e similares, na faixa de 12. Câmeras mais simples, 24. As profissionais, etc, variando conforme o uso específico.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.

www.amikep.com

fabianob

• Colaborador(a)
explanação bem interessante.  :ok:

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Fiz uma ampliação de uma foto de 24 Mp da D3400 em 50x75 cm - se colocar uma lente de aumento dá pra ver detalhes da foto, não pontos. Acho que daria pra ampliar pra 100x150 numa boa e manter os detalhes e a qualidade.

Ampliações maiores vc tem que necessariamente olhar mais de longe. Tem um vídeo no FSTOPPERS que mostra um outdoor e conclui que 6Mp é suficiente em razão da necessidade de se distanciar.

Entreguei um canvas hoje de uma foto de 12Mp da D700. O limite dos detalhes não é da foto, mas da impressão em canvas.

Então, acho que realmente, pra cropada, 24Mp atendem as necessidades. Quem for precisar fazer mega ampliações com detalhes vai ter que partir pra outras técnicas, que fogem à intenção das câmeras de entrada. A D3400 (e a D3500 recém lançada) têm como principal vantagem o tamanho e o peso. Quem precisa de 50 Mp vai na D850 ou similar da Canon (não sei se tem, nem qual que é).

Fiz um evento de dança no sábado com a D500 e a fotos ficaram ótimas, mesmo com ISO alto para manter a boa velocidade de disparo. Com toda certeza atendem à impressão de posteres ou álbuns, se alguém quiser álbum: https://www.amikep.com/sbcc-dana-em-macei-25062018/

Assim, duvido que sejam lançadas câmeras cropadas acima de 24Mp.

Finalmente, quando fotografava com filme, qualquer ampliação acima de 20x30 de fotos em 35mm ficava problemática. O pessoal que fazia poster usava 120 que era pra manter a qualidade da ampliação. Mesmo revistas não gostavam de usar fotos em 35mm. Só o pessoal dos jornais que trabalhava normalmente com esse padrão.

Para lembrar: para dobrar a resolução é necessário multiplicar os megapixels por 2²=4. Ou seja, 24 Mp tem o dobro da resolução de 6 Mp. A D850 chegou agora, com 45 Mp, no (quase) dobro da resolução da D700, que tem 12. Pra dobrar a resolução da D810, tem que chegar nos 140 Mp. A diferença de resolução entre a D3400 e a D850 é a raiz quadrada de 45/24= 36%. Ou seja, vc gasta 6x mais (em dólar, nos EUA) pra obter 36% de resolução. Só pra quem precisa mesmo. Quem não precisa tá muito bem atendido pela D750.

Acredito que tenhamos alcançado o limite prático dos megapixels. Celulares e similares, na faixa de 12. Câmeras mais simples, 24. As profissionais, etc, variando conforme o uso específico.

Curti demais as foto !

E tb acredito que podemos ter chegado no limite prático  :ok:

Qual ISO/Velocidade/abertura você usou ?

#DeFérias

Antonio Miguel

• Freqüentador(a)
  • **
    • amikep
Curti demais as foto !

E tb acredito que podemos ter chegado no limite prático  :ok:

Qual ISO/Velocidade/abertura você usou ?

Deixei ISO automático, velocidade mínima de 1/320 e abertura máxima da lente: 1.4 pra 50 mm, 1.8 pra 85mm, 2.8 pra 20, 180 e 105 mm. Medi a luz no rosto das pessoas sempre que possível, com leitura em um ponto. Fotografei com velocidade automática e prioridade de abertura, mas na prática a variação ocorreu no ISO.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.

www.amikep.com

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Tem um limite físico para o tamanho minimo de cada pixel. Ele não pode ser menor do que o comprimento de onda que ele tem que registrar. Fora isso, tem a questão do isolamento elétrico entre os próprios pixeis e também se o pixel for muito pequeno ferra com a relação sinal/ruído. Chega uma hora que não vale mais a pena aumentar.

Não tenho os números à mão mas para um sensor FF, esse limite prático estava em torno de 70 MP e proporcionalmente menor para APS-C. Não sei se mudou muita coisa. Se levar em conta que a área do FF é cerca de 2.5x a do APS-C, a resolução de 24 MP já está bem perto desse limite.

Fora isso tem o problema seríssimo da difração quando se tem esse nivel de resolução.

A Canon produziu para fins de pesquisa um sensor APS-H de 120 MP !
https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/products/details/cmos-sensors/high-resolution/120-mxs-cmos-sensor/

Uma das idéias por trás desse tipo de sensor é o uso em satélites e sistemas de vigilancia à distância, pois é possivel fazer um crop da imagem de forma a obter uma objetiva zoom "sintética", com uma única lente fixa de altissima qualidade. Só que essa tal objetiva ainda não vai ser sopa de fazer. O frame rate também é bem baixo, menos de 10 fps e mesmo assim come uma banda de quase 1 gigabit/s...
« Última modificação: 31 de Agosto de 2018, 00:32:40 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2018, 00:53:16
Tem um limite físico para o tamanho minimo de cada pixel. Ele não pode ser menor do que o comprimento de onda que ele tem que registrar. Fora isso, tem a questão do isolamento elétrico entre os próprios pixeis e também se o pixel for muito pequeno ferra com a relação sinal/ruído. Chega uma hora que não vale mais a pena aumentar.

Não tenho os números à mão mas para um sensor FF, esse limite prático estava em torno de 70 MP e proporcionalmente menor para APS-C. Não sei se mudou muita coisa. Se levar em conta que a área do FF é cerca de 2.5x a do APS-C, a resolução de 24 MP já está bem perto desse limite.

Fora isso tem o problema seríssimo da difração quando se tem esse nivel de resolução.

A Canon produziu para fins de pesquisa um sensor APS-H de 120 MP !
https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/products/details/cmos-sensors/high-resolution/120-mxs-cmos-sensor/

Uma das idéias por trás desse tipo de sensor é o uso em satélites e sistemas de vigilancia à distância, pois é possivel fazer um crop da imagem de forma a obter uma objetiva zoom "sintética", com uma única lente fixa de altissima qualidade. Só que essa tal objetiva ainda não vai ser sopa de fazer. O frame rate também é bem baixo, menos de 10 fps e mesmo assim come uma banda de quase 1 gigabit/s...

Isso demonstrará que um sistema M4/3 ou Fuji, nunca alcançará um FF... talvez, por isso, todo o investimento de lentes Sony, Canon e Nikon seja em FF...(escalabilidade para daqui há 5-6 anos...quando 40Mpix for fácil e barato de ser processado em XQD e PCs...)

« Última modificação: 31 de Agosto de 2018, 00:53:43 por Ernesto »
#DeFérias

Marcio WH

• Colaborador(a)
Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2018, 04:38:31
Menos mal, agora qual da duas opções as fabricantes vão levar até o limite?

ISO ou DR ? Outra opção? Cite por favor…

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2018, 07:09:17
Canon e Nikon nao querem contrariar clientes que possuem muito dinheiro  gosto e paixao investido em determinada percepcao.

Ei clientes nos iremos investir pesado em apsc e as lentes que vcs investiram nao serao totalmente aproveitadas.

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2018, 07:49:54
A uns 15 anos atrás as câmeras eram de 2MP e diziam que não poderiam passar dos 8MP...

Fico pensando... será que quando atingirem o limite físico possível dos sensores não será criado um sensor que faça a interpolação dos pixels? algo como o Foveon só que pra aumentar a quantidade de MP?

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2018, 09:34:50
A uns 15 anos atrás as câmeras eram de 2MP e diziam que não poderiam passar dos 8MP...

Fico pensando... será que quando atingirem o limite físico possível dos sensores não será criado um sensor que faça a interpolação dos pixels? algo como o Foveon só que pra aumentar a quantidade de MP?

Por interpolação, só se for pixel shift, que diga-se de passagem foi a Ricoh quem introduziu isso na RDC-7 se não me engano, em 2000. Mas não é algo muito prático.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj